RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

"Rock Against Reagan", o festival que mudou a vida de Dave Grohl

A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock

O melhor álbum dos Rolling Stones, de acordo com Keith Richards

As coisas terríveis que fizeram Jimmy Page abandonar uma carreira segura

A característica que faz Steve Harris se destacar no futebol, segundo ex-jogador inglês

A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026

A música de 2007 com que Thom Yorke não se sentia confortável: "Muito feminina"

Amy Lee sobre a inspiração do novo disco: "Como digo que está tudo f*dido?"

Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil

Rush compartilha mensagem aos fãs após primeiros shows da turnê "Fifty Something"

Edu Falaschi gravará novo videoclipe em castelo e convida fãs para participarem da produção

Ninguém sabe quando o novo álbum do King Diamond sai, revela guitarrista e produtor

Como John Fogerty ajudou uma heroína de infância a conquistar seu maior sucesso

Trivium queria ter contratado seu atual baterista há 10 anos, diz Matt Heafy

As 42 músicas que o Rush nunca tocou ao vivo - e que ainda podem aparecer na nova turnê


Edu Falaschi
Stamp

Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock

Por
Postado em 23 de janeiro de 2026

O que era para ser apenas um show de despedida acabou se tornando um dos registros audiovisuais mais importantes da história do rock. Em um vídeo recente publicado em seu canal, o jornalista Sérgio Martins relembrou o impacto duradouro de The Last Waltz, filme que eternizou o concerto final da The Band e redefiniu o conceito de documentário musical.

Band - Mais Novidades

Foto: Reprodução - The Basement Tapes
Foto: Reprodução - The Basement Tapes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para Sérgio, a experiência de assistir ao filme foi transformadora ainda na juventude. Ele lembra que viu o longa pela primeira vez em um antigo cinema de Santos e afirma que aquele momento foi decisivo para sua formação como crítico. "Foi um dos filmes que mudaram a minha vida", diz. "E foi um dos filmes que ajudaram muito na minha formação como crítico de música."

O impacto começa já pelo contexto histórico. O show foi gravado em 1976, no Winterland, em São Francisco, durante o Dia de Ação de Graças, e marcou a despedida oficial da banda dos palcos. Mas, segundo Sérgio, o filme vai muito além de um simples registro de concerto. "É uma das maiores apresentações da história da música em todos os tempos", afirma, ressaltando que ali estavam reunidos músicos que ajudaram a moldar o rock, o folk e o blues.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A escolha do diretor foi determinante para o resultado final. O filme foi comandado por Martin Scorsese, então em plena ascensão no cinema. Para Sérgio, isso explica o tratamento cinematográfico diferenciado. "The Last Waltz é outro papo. Foi filmado como se fosse uma grande produção", explica. Ele destaca ainda uma decisão estética fundamental: "Scorsese optou por não filmar a plateia. A câmera te coloca dentro do palco. Você não é testemunha, você faz parte do show."

Esse olhar íntimo transforma o espectador em cúmplice da despedida. Em vez de registrar apenas a reação do público, o filme mergulha nos músicos, nos gestos, nos olhares e até nas tensões internas da banda. Sérgio lembra que esse aspecto acabou gerando controvérsias ao longo dos anos. "Uma das críticas que se faz ao filme é que a despedida da banda acabou virando quase uma ode a um de seus integrantes", comenta, observando que isso deixou mágoas profundas entre os músicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda assim, ele reforça que o valor artístico do filme é incontestável. "É um filme que mudou a vida de muitas pessoas", diz, citando profissionais da indústria musical que decidiram trabalhar com música depois de assisti-lo. Para Sérgio, o mérito está em mostrar não apenas grandes canções, mas a essência de uma banda no auge e no fim ao mesmo tempo. "Em cima do palco, eles eram imbatíveis", resume.

Ao reunir convidados lendários, performances históricas e uma direção cinematográfica sofisticada, The Last Waltz deixou de ser apenas um registro de despedida. Tornou-se um marco cultural. Como define Sérgio Martins, trata-se de um daqueles raros casos em que "um adeus se transforma em mito" - e continua inspirando gerações décadas depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Eminence
Sepultura

[an error occurred while processing this directive]
publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS