O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2026
Legião Urbana e Titãs são bandas contemporâneas dos anos 1980 no Brasil e viveram intensamente a efervescência do chamado rock nacional. Cada uma, à sua maneira, ajudou a moldar o som e o discurso de uma geração, com identidades muito próprias - seja pela poesia confessional de Renato Russo ou pela pluralidade criativa do Titãs.
Titãs - Mais Novidades
Nesse contexto, é natural que músicos dessas formações tenham acompanhado de perto o trabalho uns dos outros. E, décadas depois, ainda descubram nuances que passaram despercebidas na época. Foi o que revelou Nando Reis ao comentar uma música específica da Legião Urbana.
Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, o artista contou que redescobriu a força da canção "Angra dos Reis" ao assistir a uma versão feita por Giovani Cidreira. A reação foi imediata: "Cara, como eu nunca dei bola para essa música?", admitiu.
Segundo Nando, o estilo marcante da Legião Urbana - especialmente os arranjos e a voz de Renato Russo - muitas vezes se sobrepõe à percepção mais detalhada da composição. "Você nem consegue perceber a canção, a beleza da canção. É preciso tempo", explicou, destacando como algumas músicas revelam sua grandeza com o passar dos anos.
Ao analisar "Angra dos Reis", o ex-Titãs ressaltou características típicas da obra de Renato Russo. "Ele tem melodias muito lindas, que vão do grave, têm movimentos, e as canções muitas vezes têm várias partes, mas sempre conduzem", disse, apontando também a força dos refrões e a construção emocional das faixas.
Outro aspecto que chamou atenção foi a simplicidade harmônica. Para Nando, esse é justamente um dos segredos da canção. "As harmonias são muito simples, e isso dá ainda mais valor à melodia. Com acordes aparentemente banais, sai uma coisa linda", afirmou.
A redescoberta levou a uma confissão sincera e comum entre compositores: a inveja boa. "Essa música é linda. Eu gostaria de ter feito", declarou, reconhecendo o impacto da obra dentro do repertório da Legião Urbana.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Novo álbum do Helloween já está "80% finalizado", revela Kai Hansen
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Demo gravada pelo Van Halen em 1974 será incluída em novo livro de Alex
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Como o grande Gilberto Gil mudou a vida de Nando Reis duas vezes
O clássico absoluto do rock brasileiro que tem melodia cativante, mas narra história sombria
O sonho musical que Paulo Miklos realizou ao tocar guitarra no Titãs
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
A opinião de Regis Tadeu sobre a versão de "Bichos Escrotos" dos Titãs por Anitta
Os dois Titãs que realmente faziam a diferença, segundo o empresário Manoel Poladian
Nando Reis revela que Titãs criou maldição que cairia sobre quem deixasse a banda


