Para Marty Friedman, errar sozinho no quarto é "como soltar um pum ao vento"
Por Emanuel Seagal
Postado em 29 de junho de 2026
Marty Friedman afirmou, em participação na série Life in Six Strings, comandada por Kylie Olsson, que tocar diante de uma plateia é o que de fato faz um guitarrista evoluir.
Marty Friedman - Mais Novidades
A declaração veio quando o ex-Megadeth foi questionado sobre como passou de uma banda de punk rock, tocando power chords, para o nível técnico que exibiu no Cacophony, dupla que formou com Jason Becker. Para ele, a resposta está no palco. "Tocar na frente das pessoas força você a melhorar muito mais do que melhoraria sozinho. Não há dúvida. Porque, se você erra na frente de alguém, vai lembrar disso e nunca mais repetir", explicou.
Em seguida, recorreu a uma comparação engraçada para descrever o que acontece quando o erro fica restrito ao quarto. "Já se você erra em casa, é como soltar um pum no vento. Ninguém fica sabendo. Nada acontece", disse.
Em outro momento da entrevista, em clima mais leve, o guitarrista falou de um passatempo que carrega desde a infância. Diante de uma máquina de fliperama, contou que o jogo funciona como válvula de escape. "É o alívio de estresse perfeito, porque fliperama é o que eu fazia quando criança, antes de a música tomar conta da minha vida. Quando eu tinha uns 11 ou 12 anos, era o que eu mais gostava de fazer", relembrou.
Pouco habilidoso nas partidas, Marty transformou o próprio desempenho em piada. Ao ouvir da apresentadora que era bom vê-lo não ser bom em tudo, respondeu: "Não sou bom em nada." Quando ela lembrou que ele domina o japonês e a guitarra, o guitarrista disse: "É... bom, talvez em mais umas duas coisas, mas é só isso", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Os 5 músicos com quem Gene Simmons comprou algumas das maiores brigas de sua carreira
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath

Para Marty Friedman, Elvis Presley é uma "figura divina"
Marty Friedman considera todos os álbuns do Garbage "fantásticos"
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
O conselho que fez Marty Friedman passar a prestar mais atenção nas letras das músicas
Mustaine diz que cancelamento de show foi uma das razões para Friedman sair do Megadeth


