O maior arrependimento do filho de John Lennon na guitarra, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 05 de julho de 2026
Sean Ono Lennon, compositor e multi-instrumentista, revelou em entrevista ao canal do músico e produtor Rick Beato que seu maior arrependimento artístico é não ter estudado guitarra de forma sistemática. Aos 50 anos, o filho de John Lennon e Yoko Ono afirmou que foi criado em um ambiente cultural que desestimulava a técnica formal - e que só percebeu o equívoco com o passar do tempo.
John Lennon - Mais Novidades
"Quando eu crescia, as pessoas sempre me diziam: 'Seu pai não tomou aulas.' E eu acabei achando que nunca deveria aprender nada. Isso é algo de que me arrependo", disse Sean, que atualmente divide o palco com o baixista Les Claypool na banda The Claypool Lennon Delirium.
Sean atribuiu essa mentalidade ao espírito pós-punk e ao grunge dos anos 1980 e 1990, período em que a habilidade técnica era associada ao excesso e à superficialidade do rock de arena. Segundo ele, o movimento punk colocou "medo nas pessoas de tocar bem demais", e o grunge aprofundou essa desconfiança. "Era uma geração muito cínica em relação a chops [habilidade técnica]", afirmou.
O artista, no entanto, fez questão de relativizar. Para ele, a técnica não define a qualidade da música - o que importa são as escolhas do músico. "Se aprender a tocar te torna brega, você já era brego. É o que sinto", declarou, em meio a risos. Citou Lou Reed, que dominava poucos acordes, e John McLaughlin, virtuose do jazz, como exemplos opostos que produziram obras igualmente admiráveis.
A entrevista, de aproximadamente uma hora, teve como pano de fundo uma troca de exercícios de guitarra entre os dois músicos - o que Sean chamou de "a primeira aula de guitarra que recebo desde os 8 anos de idade, num acampamento de verão".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Quando George Harrison e um Ringo bêbado salvaram Eric Clapton de uma saia justa no Cream
A rockstar que quase perdeu a perna na turnê do AC/DC: "Não vai fazer esse show"

As músicas solo que John Lennon considerava tão boas quanto os clássicos dos Beatles

John Lennon tentou (sem sucesso) fazer Alice Cooper falar sobre política
Alice Cooper conta como reagiu ao assassinato de John Lennon
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas
Butch Vig citou John Lennon pra convencer Kurt Cobain nas gravações de "Nevermind"
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
Os cinco discos mais valiosos de todos os tempos e suas histórias curiosas e macabras


