Blaze Bayley diz que documentário do Iron Maiden errou sobre cusparada no Chile
Por Emanuel Seagal
Postado em 11 de agosto de 2026
Blaze Bayley afirmou que o documentário "Iron Maiden: Burning Ambition" conta equivocadamente o episódio do primeiro show do Iron Maiden no Chile, em 1996, quando o vocalista interrompeu a apresentação após parte do público cuspir no palco. A declaração foi feita em entrevista ao Metal OBS.
Blaze Bayley - Mais Novidades
O show ocorreu em 29 de agosto de 1996, no Teatro Monumental, em Santiago, durante a turnê de "The X Factor". Foi a primeira apresentação da banda no país, que por anos manteve o grupo fora de seus palcos por pressão religiosa, história que contamos aqui no Whiplash.Net anteriormente.
Segundo o vocalista, o filme aponta os alvos errados. "Claro que não é bom perder a cabeça. Isso não é bom, mas eles erraram no filme. O que aconteceu foi que não estavam cuspindo em mim e no Steve. Estavam cuspindo no Dave Murray. E também não há contexto nenhum sobre isso, porque foi isto que realmente aconteceu", declarou.
"O Maiden foi banido porque a igreja não gostou da capa"
Bayley então ilustrou o cenário que antecedeu a noite. "O Iron Maiden estava proibido de tocar no Chile 20 anos antes. O Metallica foi lá, o Bon Jovi foi lá, o Deep Purple, eu acho. […] O Maiden foi banido porque a igreja não gostou da capa do álbum 'The Number of the Beast'", pontuou.
O vocalista descreveu o clima nos bastidores e o que via da plateia. "A gente estava nos bastidores. As pessoas na plateia, e você sabe disso, Dave. Você já teve essa sensação. Você está esperando pela sua banda favorita. E aqueles caras no Chile esperaram 20 anos, muitos deles, para ver a banda favorita deles. Eles esperaram 20 anos. E então são 20 mil pessoas. E aí as seis pessoas ali cuspindo no Dave Murray. Então ele não consegue ir para a frente do palco e fazer o show normal", contou.
"Eu mesmo vou aí buscar vocês"
Bayley disse que aproveitou a execução de "The Trooper" para interromper a apresentação e que parte do que falou nunca circulou. "Quando chegou em 'The Trooper', eu tive a chance de parar o show. Foi por isso que parei o show, porque estavam cuspindo no Dave. E eu disse isso, e não está em nenhum vídeo no YouTube. Eu disse: 'Tem gente lá em cima que daria o braço direito para estar aqui na grade, e vocês estão cuspindo e insultando.' Certo, chamem a segurança", explicou.
"Não sou o tipo de pessoa que vai dizer: 'Se vocês não pararem de cuspir, eu paro o show.' Não, isso não sou eu. Porque todos os outros fãs estão ali, e eles não estão cuspindo. Então digo: 'Se vocês não pararem de cuspir, eu mesmo vou aí buscar vocês. Não estou nem aí. Vocês estão destruindo este show para outros fãs que só queriam ver isso e esperaram anos, anos por isso.' E foi por isso que perdi a cabeça", acrescentou.
Ele afirmou que o problema se resolveu ainda durante a apresentação. "De qualquer forma, eles se livraram deles. A segurança veio e os tirou. E o show continuou e foi um grande sucesso. E não tinha mais ninguém cuspindo e a gente pôde fazer o nosso show e foi absolutamente fantástico", disse.
"Eu fui o primeiro vocalista do Maiden a estar lá"
Bayley ainda destacou o peso pessoal da data. "Fui o primeiro vocalista do Maiden a estar lá, o primeiro show do Maiden no Chile. E eles estavam arruinando aquilo", observou.
O cantor lembrou que havia viajado ao país antes da turnê, ao lado de Dave Murray, para fazer entrevistas de divulgação. "Eu estava muito animado para voltar ao Chile e fazer parte do primeiro show do Iron Maiden no Chile. Foi comigo. Eu estava tão animado. […] E aí, alguém ser tão desrespeitoso, foi horrível", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes

"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
Como o Iron Maiden foi de banda banida por "satanismo" a símbolo de liberdade no Chile

Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"


