O álbum do Van Halen que Eddie achava ter sido lançado na hora errada
Por Bruce William
Postado em 03 de setembro de 2026
"Fair Warning" ocupa um lugar curioso na discografia do Van Halen. Lançado em 1981, é um dos trabalhos mais pesados, sombrios e experimentais da fase com David Lee Roth, mas também foi o álbum de vendas mais lentas daquele período da banda.
Van Halen - Mais Novidades
Para Eddie Van Halen, o problema não estava propriamente no disco. Anos depois, ele resumiu sua impressão de maneira simples: "'Fair Warning' fracassou. Agora muita gente me diz que é um de seus discos favoritos. Se tivesse sido lançado no ano seguinte, seria diferente. Simplesmente não era a hora certa."
A avaliação fazia sentido dentro da própria trajetória do grupo, explica a Far Out. Os três primeiros álbuns haviam ajudado a transformar o Van Halen numa das maiores bandas de hard rock dos Estados Unidos, com uma imagem festiva e músicas mais imediatamente acessíveis. "Fair Warning" foi para um lugar mais agressivo e estranho, com faixas como "Mean Street", "Dirty Movies" e "Unchained".
Eddie também estava mais envolvido na construção do álbum. Em entrevista a Billy Corgan, contou que chegava a voltar escondido ao estúdio de madrugada com o engenheiro Don Landee para refazer solos e overdubs do jeito que queria. "Eu não estava muito feliz com a maneira como as coisas estavam acontecendo", explicou.
O guitarrista considerava Fair Warning um dos melhores registros de sua maneira de tocar. Já em uma entrevista publicada em 1981, colocou o disco ao lado da estreia do Van Halen entre seus trabalhos mais fortes na guitarra e disse que era também o álbum mais bem gravado que a banda havia feito até então.
Comercialmente, porém, o resultado ficou abaixo do padrão que o grupo vinha estabelecendo. O álbum chegou ao quinto lugar da Billboard 200 e vendeu milhões de cópias, mas nenhum single se tornou um grande sucesso pop. "So This Is Love?" sequer entrou na Hot 100, enquanto "Unchained" acabaria ganhando status de clássico principalmente com o passar dos anos.
Essa mudança de percepção é justamente o que Eddie apontava. "Fair Warning" não foi um fracasso no sentido absoluto, mas parecia destoar da expectativa criada em torno do Van Halen em 1981. Décadas depois, com o disco transformado em favorito de muitos fãs, sua impressão era de que o problema havia sido menos a música do que o momento em que ela apareceu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"
Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
Jairo Guedz sobre as regravações dos Cavalera: "A magia, para mim, está no original"
Fabio Lione publica desabafo irônico que supostamente mira sua ex-banda, o Angra
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A melhor cantora brasileira de metal na atualidade, segundo Ricardo Confessori
Biohazard se apresentará no Brasil em fevereiro de 2027
A reação dos filhos de James Hetfield quando o Metallica retomou suas masters
A tarefa que Edu Falaschi evitava no sítio de Ricardo Confessori na fase Angra
Bruce Dickinson quer novo disco do Iron Maiden, Steve Harris não sabe, diz Nicko McBrain
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
As músicas de "Mob Rules" que Geezer Butler coloca entre as melhores do Black Sabbath
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
O álbum do Van Halen considerado o mais autêntico por Eddie: "O mais fiel ao que sou"
Por que Steve Vai se recusava a copiar os solos de Eddie Van Halen nos shows de David Lee Roth
O astro do hard rock que, sem querer, inspirou um hit do Aerosmith
Os dois guitarristas que Kerry King nunca conheceu após décadas no Slayer
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Mateus Asato elege o último guitar hero que existe e compara com Slash e Van Halen
Todos os discos do Van Halen gravador por Sammy Hagar, do pior ao melhor, segundo o CRH
A curiosa opinião de Eddie Van Halen sobre os Beatles; "Ele odiava a própria voz"
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
VH1: 100 melhores músicas de hard rock de todos os tempos
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda


