O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Por Bruce William
Postado em 17 de outubro de 2026
O Black Sabbath construiu boa parte de sua reputação com músicas sombrias, letras sobre ocultismo e imagens que assustavam muita gente nos anos 1970. Geezer Butler, responsável por várias dessas letras, nunca pareceu particularmente incomodado com a fama sinistra da banda. Mas houve uma ocasião em que até ele considerou que seus companheiros haviam exagerado: a escolha da capa de "The Devil You Know", álbum lançado pelo Heaven & Hell em 2009.
Black Sabbath - Mais Novidades
O grupo reunia Ronnie James Dio, Tony Iommi, Butler e Vinny Appice, os mesmos músicos que haviam gravado "Mob Rules", em 1981. Embora fossem integrantes históricos do Black Sabbath, decidiram trabalhar sob outro nome, adotado a partir do título do clássico disco de 1980. Curiosamente, foi o próprio Geezer quem sugeriu o nome "The Devil You Know", expressão inglesa que pode ser traduzida como "O diabo que você conhece".
Em entrevista ao jornalista Justin Donnelly, Butler explicou a escolha: "Todo mundo ainda nos chama de Black Sabbath e nos vê dessa maneira. Então, mesmo que nos chamemos Heaven & Hell, continuamos sendo o diabo que vocês conhecem, no sentido de que ainda somos o Black Sabbath". A ideia agradou aos demais integrantes e acabou escolhida para batizar o álbum.
O problema apareceu quando a gravadora apresentou a imagem que seria utilizada na capa, baseada numa pintura chamada Satan, do artista norueguês Per Øyvind Haagensen. A ilustração mostrava uma criatura demoníaca de grandes proporções, com aparência ameaçadora e características que combinavam perfeitamente com o título escolhido. Para Geezer, entretanto, a combinação foi longe demais. "A gravadora encontrou aquela imagem para nós. Acho que Iommi e Dio gostaram bastante. Eu não fiquei muito feliz, mas o que poderia dizer? Nessa banda, a maioria decide, e fui voto vencido. Parecia um pouco satânica demais para mim, mas fazer o quê?", declarou o baixista.
A capa ainda escondia outra curiosidade. Os números 25 e 41, incorporados à imagem do demônio, faziam referência ao Evangelho de Mateus, capítulo 25, versículo 41, passagem bíblica que menciona o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Em outra entrevista, concedida na época do lançamento, Butler explicou que havia escolhido essa referência porque não queria simplesmente repetir o tradicional demônio alado associado à identidade visual do grupo.

Apesar da resistência à capa, o baixista não rejeitava o conteúdo musical de "The Devil You Know". O trabalho trouxe composições como "Bible Black", "Fear" e "Follow the Tears", além de marcar o último álbum de estúdio gravado por Ronnie James Dio, que morreria em maio de 2010. O episódio ficou como uma situação inusitada na carreira de um músico que ajudou a transformar o imaginário sombrio em uma das marcas registradas do heavy metal: Geezer gostou do título, participou da criação da simbologia, mas achou que a imagem escolhida havia passado dos limites.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço


O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
Como um alto-falante destruído e um acidente de fábrica ajudaram a criar o heavy metal
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
Como Black Sabbath e Deep Purple entraram escondidos num dos maiores festivais da história
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos
A ótima música cantada por Dio que causou um problema dentro do Black Sabbath


