Clássico do Sepultura é eleito o 10º melhor disco da história do thrash em lista da Metal Hammer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de setembro de 2025
Na ativa desde a década de 1980, o Sepultura é um dos maiores nomes da história da música pesada. O grupo, fundado pelos irmãos Cavalera - Max (guitarra/vocal) e Iggor (bateria), ambos ex-integrantes, que deixaram a banda em 1996 e 2006, respectivamente - não apenas inseriu o Brasil no mapa do metal mundial, mas também quebrou barreiras e influenciou uma geração de músicos ao redor do globo.
O Sepultura se tornou uma força do metal por meio de sua sonoridade única, caracterizada pela união da fúria do thrash a elementos de diferentes estilos, inclusive da música brasileira. Essa mistura rendeu trabalhos que são aclamados por fãs e pela crítica até os dias atuais, dentre os quais está "Arise" (1991).


Sucessor de "Beneath the Remains" (1989), "Arise" entrega doses generosas de agressividade. O disco é uma obra-prima que transita entre a brutalidade e a técnica de forma magistral, com um clima sombrio e quase industrial, como pode ser conferido em suas três primeiras músicas (a faixa-título, "Dead Embryonic Cells" e "Desperate Cry"), que figuram entre as composições mais populares do quarteto.

"Arise" ficou marcado não apenas na trajetória do Sepultura, mas também na história do thrash. Inovador, pesado e coeso, o trabalho foi eleito pelo staff da Metal Hammer como o décimo melhor disco do estilo.
A resenha de "Arise" publicada na reportagem destaca o caráter inovador da obra, bem como algumas de suas faixas. O texto ainda cita músicas menos conhecidas presentes no álbum:
"Eles podiam tocar thrash tão pesado quanto qualquer um (...), e começaram a adicionar elementos de pós-punk, industrial e grind à mistura. Não podemos esquecer músicas menos conhecidas como a cáustica 'Infected Voice', a camaleônica 'Altered State', a assustadora 'Under Siege (Regnum Irae)' e sua contribuição para um dos maiores e mais venenosamente inovadores álbuns de thrash de todos os tempos."

O "Top 10" do thrash da Metal Hammer ainda inclui bandas como Metallica, Megadeth e Slayer. Confira a seguir quais foram os 10 primeiros da lista (que no total, é formada por 50 discos).
10: "Arise" (1991) - Sepultura (Brasil)
9: "Kill 'Em All" (1993) - Metallica (EUA)
8: "Seasons in the Abyss" (1990) - Slayer (EUA)
7: "Peace Sells… But Who's Buying?" (1986) - Megadeth (EUA)
6: "Bonded by Blood" (1985) - Exodus (EUA)
5: "Among the Living" (1987) - Anthrax (EUA)
4: "Ride the Lightning" (1984) - Metallica (EUA)
3: "Rust in Peace" (1990) - Megadeth (EUA)
2: "Master of Puppets" (1986) - Metallica (EUA)
1: "Reign in Blood" (1986) - Slayer (EUA)

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps