Os cinco músicos favoritos do lendário Jimi Hendrix, segundo o próprio
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de setembro de 2023
O mundo da música foi transformado pelo inovador guitarrista e compositor Jimi Hendrix. Ele contribuiu para o desenvolvimento de um novo vocabulário para a guitarra elétrica.
Aos 15 anos, Jimi Hendrix, autodidata na guitarra, começou a tocar. Ele imitava os sons que ouvia ao ouvir discos de blues e rock para aprender a tocar. Jimi Hendrix se apresentou em várias bandas em seus primeiros dias.
Ele ganhou fama em 1967 com o lançamento de seu álbum de estreia "Are You Experienced?" e se tornou um dos guitarristas mais importantes e renomados da história da música.
Embora tenha influenciado muitos artistas no mundo, ele também tinha seus músicos favoritos. Até mesmo as estrelas da música têm seus modelos e fontes de inspiração.
Outros músicos, artistas ou até mesmo personalidades não musicais que tiveram um efeito em suas vidas e carreiras podem ser considerados esses influenciadores. Aqui estão cinco artistas favoritos de Jimi Hendrix, conforme matéria da Kark Post.
1. The Beatles
Jimi Hendrix foi significativamente influenciado pelos Beatles. A música dos Beatles teve um tremendo impacto em Hendrix, que era um grande fã deles.
Poucos músicos hoje, ou mesmo na década de 1960, podem negar que não tenham sido de alguma forma, direta ou indiretamente, influenciados pela banda de Liverpool.
Jimi Hendrix também admirava a abordagem experimental dos Beatles à música e seu uso de efeitos de estúdio. Ele até falou sobre eles em uma entrevista em 1967.
Ele disse: "Oh, sim, acho que é bom. Eles são um grupo que você não pode realmente criticar porque são simplesmente demais. E é tão constrangedor, cara, quando a América está enviando os Monkees - oh, Deus, isso me mata!"
Ele acrescentou: "Estou tão envergonhado que a América possa ser tão estúpida a ponto de fazer alguém assim. Eles poderiam pelo menos tê-lo feito com um grupo que tem algo a oferecer. Eles têm grupos nos Estados Unidos morrendo de fome tentando conseguir oportunidades, e então essas fadas aparecem."
"Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", a obra-prima psicodélica de 1967 dos Beatles, era especialmente amada por Hendrix.
Jimi Hendrix fez uma performance em homenagem à faixa-título do álbum em um de seus primeiros concertos no Reino Unido, onde Paul McCartney estava presente, em honra ao álbum e ao grupo heróico por trás dele.
2. Bob Dylan
Uma das figuras mais notáveis para Hendrix foi Bob Dylan. Dylan serviu como uma fonte enormemente lírica de inspiração para muitos outros artistas ao longo dos anos 1960 e além.
Jimi Hendrix frequentemente expressava sua admiração pelo músico e era tocado por sua composição.
Uma das faixas mais conhecidas de Hendrix é "All Along the Watchtower", escrita por Dylan e que Hendrix costumava tocar.
Bob Dylan começou a tocar a música no estilo de Hendrix por causa de como Hendrix a tocava de maneira distinta. Hendrix não apenas regravou as músicas de Dylan, mas também foi influenciado por suas letras, que ele achava poéticas e cheias de imagens vívidas.
A abordagem narrativa de Bob Dylan teve um impacto na própria composição de Hendrix, e ele frequentemente incorporava aspectos semelhantes aos de Dylan em suas letras.
Ele comentou sobre Dylan em 1967, dizendo: "Todas as pessoas que não gostam das músicas de Bob Dylan deveriam ler suas letras. Elas estão cheias das alegrias e tristezas da vida. Eu realmente gosto dele, porém. Gosto muito do álbum 'Highway 61 Revisited' e especialmente de 'Just Like Tom Thumb's Blues'!"
Jimi acrescentou: "Ele não me inspira na verdade, porque eu nunca poderia escrever as palavras que ele escreve. Mas ele me ajudou a tentar escrever sobre duas ou três palavras, porque tenho mil músicas que nunca serão terminadas. Eu apenas fico por aí e escrevo sobre duas ou três palavras, mas agora tenho um pouco mais de confiança para tentar terminar uma."
3. Muddy Waters
Jimi Hendrix foi grandemente influenciado por Muddy Waters. Muddy Waters era um devoto bem conhecido de Muddy Waters, e Hendrix é creditado por tirar inspiração de seu estilo de blues.
Ele disse à Rolling Stone: "O primeiro guitarrista que eu conheci foi Muddy Waters. Ouvi um de seus discos antigos quando era pequeno, e isso me assustou porque eu ouvi todos esses sons. Uau, o que é isso? Foi ótimo."
Waters, o 'Pai do Blues de Chicago', foi um componente significativo do que ajudou a construir o rock 'n' roll nos anos 1960. Entre os grupos famosos que prestaram homenagem ao lendário guitarrista estão The Beatles, The Rolling Stones, The Who e The Kinks.
4. Cream
Uma banda de rock britânica chamada Cream, que atuou nos anos 1960, serviu de inspiração para Jimi Hendrix. Hendrix supostamente ficou tão inspirado pelo guitarrista do Cream, Eric Clapton, que ele assistiu a vários dos shows da banda e até tirou algumas dicas de Clapton para tocar.
O uso de Hendrix de melodias bluesy, distorção e feedback - todos os aspectos da música do Cream - mostra como o Cream o influenciou.
Hendrix e Clapton, que se conheciam e ocasionalmente improvisavam e se apresentavam juntos, eram conhecidos por compartilhar uma admiração mútua um pelo outro.
Mais notoriamente, durante um show do Cream em outubro de 1966, Clapton convidou o jovem Jimi Hendrix para o palco.
Baker comentou sobre Hendrix: "Jimi fez um show de TV uma vez. Parou e tocou ['Sunshine' do Cream]. Sabe, ele realmente gostava do Cream, Hendrix, e nós basicamente criamos uma audiência muito grande de pessoas que se voltaram para a música instrumental, vocal, alta - seja lá o que você quiser chamar - música. Rock 'n' roll, eu acho, com Blues nele. Eu tinha muito orgulho de ser amigo de Jimi Hendrix, e ele me encorajou muito. Acho que ele não está mais conosco porque ninguém se importou o suficiente com ele e acho que ninguém se importou o suficiente conosco naquela época também."
5. King Crimson
Robert Fripp, o guitarrista do King Crimson, foi questionado sobre o rumor de que Jimi Hendrix apertou sua mão esquerda durante uma sessão de perguntas e respostas para o documentário de Patricia Fripp, "Intriguing Stories: The Inside Secrets".
Ele respondeu: "Sim, ele fez. Ei, aperte minha mão esquerda, cara, está mais perto do meu coração", disse Jimi Hendrix.
Esse encontro inicial ocorreu depois que Hendrix visitou um concerto do King Crimson em 2 de junho de 1969, de acordo com Fripp.
Ele estava se divertindo tanto que teve que apertar a mão do guitarrista criativo. Muitos anos depois, em uma livraria, Fripp encontrou a parente de Michael Giles, o percussionista original do King Crimson.
Ela estava presente na noite em que Hendrix e Fripp apertaram as mãos e sentada na mesa ao lado do lendário guitarrista americano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps