Quinze bandas e mulheres que foram pioneiras do Rock, Hard e Metal
Por Bruce William
Postado em 19 de janeiro de 2023
A Loudwire elaborou uma lista com bandas e mulheres que foram pioneiras no Rock, Hard e Metal. Acesse este link para conferir o texto completo (em inglês). Confira a seguir quinze citações na matéria com um brevíssimo resumo sobre cada.
Sister Rosetta Tharpe: Antes de Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry, havia a Sister Rosetta Tharpe. Ela era uma cantora gospel, mas seu talento para a guitarra e sua voz marcante abriram caminho para o rock'n'roll. "Todas essas coisas novas por aí que eles chamam de rock and roll, ora, eu toco isso há anos!", disse em uma ocasião.
Melhores e Maiores - Mais Listas

Memphis Minnie: Acima de tudo, ela era uma guitarrista, algo que não era comum naquela época (1920-1950). Ela é autora de "When the Levee Breaks", regravada pelo Led Zeppelin décadas mais tarde.
Viola Smith: A "baterista feminina mais rápida do mundo" graças à sua habilidade em um kit de bateria com 12 peças.
Janis Joplin: Provavelmente a primeira artista que vem à mente quando se pensa em mulheres influentes na história do Rock, com um impacto que vai muito além da música e envolve questões comportamentais e de atitude.

Tina Turner: Seu legado lhe rendeu o nome de "Rainha do Rock 'N' Roll".
Jinx Dawson (Coven): Embora o som de sua banda não fosse tão pesado, a temática antecedeu muito do que viria a ser feito nos anos seguintes.
Fanny: Uma das primeiras bandas de rock formada apenas por mulheres a assinar contrato com uma grande gravadora.
Stevie Nicks (Fleetwood Mac): Impossível falar de mulheres influentes no rock sem citar Stevie Nicks. Ela conseguia ser misteriosa e transparente ao mesmo tempo.
Heart: As irmãs Ann e Nancy Wilson tiveram como base o legado de Joplin, Slick e Fanny, que elevaram a um novo patamar.
Suzi Quatro: Compositora, baixista, vocalista e líder de banda com uma atitude incontestável.
Debbie Harry (Blondie): Ícone da comunidade punk, uma das pioneiras da new wave.
The Runaways: Elas personificavam a rebelião e atitude, mas também tinham ternura por outro lado. Suas integrantes tiveram carreira solo bem sucedida, o que comprova a qualidade de sua música.

Pat Benatar: Uma das maiores estrelas do rock dos anos oitenta.
Girlschool: Se Lemmy aprovou, quem vai rejeitar?
Doro Pesch: Embora tenha chegado anos mais tarde, seu título "Rainha do Heavy Metal" é mais que merecido.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
O lendário guitarrista que Keith Richards esnobou: "Não me impressiona…"
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
Joe Lynn Turner opina sobre reencontro de Ritchie Blackmore com o Deep Purple
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"

A canção que virou uma despedida assustadoramente apropriada de Janis Joplin
Os cinco músicos favoritos do lendário Jimi Hendrix, segundo o próprio
O álbum de rock ou metal perfeito para cada signo e por quê, segundo a Loudwire


