Os 5+1 guitarristas mais importantes para Stephen O'Malley
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de janeiro de 2023
Stephen O'Malley é produtor, artista visual e guitarrista, com uma longa discografia abrangendo diversas bandas do drone doom, death/doom e projetos experimentais, como Sunn O))), Teeth of Lions Rule the Divine, Thorr's Hammer, Burning Witch, Khanate e Gravetemple.
Em uma matéria no blog da EarthQuaker Devices o prolífico músico americano fez uma lista dos seus cinco guitarristas preferidos, com uma surpresa no final. Confira abaixo os nomes escolhidos, amostras dos seus trabalhos e alguns dos comentários do líder do Sunn O))).
Melhores e Maiores - Mais Listas
John Abercrombie
"Eu ouvi John Abercrombie pela primeira vez em Amsterdam através do Tos (Nieuwenhuizen, tecladista ao vivo do Sunn O)))) quando fiquei lá e ele estava tocando alguns dos seus discos, incluindo 'Timeless', o qual é um lindo disco do Jack DeJonette e Jan Hammer. Fiquei muito interessado em sua música. Ele é um guitarrista incrível. Ele tem muito feeling na forma de tocar e isso ressoa comigo. Outro disco que gostaria de mencionar é 'Gateway' com Dave Holland e Jack DeJohnette. Também tem 'Gateway 2' com aquele mesmo trio. Há outro disco que ele fez com Collin Walcott chamado 'Cloud Dance' que é muito bonito também. Ele é o tipo de músico com uma sensibilidade na sua forma de tocar que é ótimo de ouvir ao longo dos anos."
Caspar Brötzmann
"Ele é um guitarrista alemão incrível. Tomei conhecimento do seu trabalho no início dos anos 90 devido à sua banda Massaker, que ouvi pela primeira vez através do Greg, do Sunn O))), cuja antiga banda, Engine Kid, fez uma turnê com ele no início dos anos 90. Há um álbum chamado 'Koksofen' que é incrivelmente pesado. Sua forma de tocar tem muito feedback, percussão — como uma espécie de técnica estendida. Ele é um músico maravilhoso. Eu o conhecí um pouco ao longo dos anos. Ele fez uma turnê com o Sunn O))) em uma das últimas turnês que fizemos em 2019. Uma pessoa incrível. Ele também é um grande pintor e sua arte é usada nas capas dos discos do Massaker. Tem um disco chamado 'Black Axis' que também tem uma coleção incrível de músicas. Ele ainda está criando música, mas se concentra mais no baixo. Eu ouvi tudo o que pude dele. Ele está trabalhando em novas músicas com um baterista com quem eu costumava tocar, Tim Wyskida, e isso é realmente empolgante. Ainda não ouvi, mas estou muito curioso sobre isso."
Pete Cosey
"Para a nossa banda, acho que Miles Davis é provavelmente a pedra fundamental que todos concordam ser muito importante. Muitos desses discos que Miles fez no final dos anos 60 e início dos anos 70 são aqueles que nos inspiraram particularmente. Eles são alguns dos melhores discos já feitos. Pete Cosey tocou guitarra em alguns desses discos. Ele faleceu há alguns anos. Eu estava lendo uma biografia sobre ele. Eu não sabia muito sobre ele. Vi alguns vídeos incríveis desse período também, o visual dele é completo, é bom demais. Sua carreira parecia bastante compacta, comparada a muitos outros músicos da época. Não há muitos registros com ele neles. Mas ele tocou no 'Electric Mud' do Muddy Waters e no 'Agharta' do Miles. Ele é creditado com sintetizador e percussão, e também está no 'Pangaea' (do Miles Davis). Essas foram as últimas gravações antes do Miles hibernar, e estão por aí, discos realmente incríveis.
Michio Kurihara
"Michio Kurihara é um guitarrista japonês da cena underground de música psicodélica pesada dos anos 90 em Tóquio. Ele estava em uma banda chamada White Heaven e em uma banda chamada The Stars depois disso. Ele tocou muito com o Damon e Naomi e também no Boris. Ele sempre foi muito humilde, uma espécie de gênio desconhecido, acho que por escolha própria. Ele é um pouco sem ego, algo notável para um guitarrista tão abstrato e excêntrico quanto ele. Já tive a oportunidade de gravar com ele. Fiz um disco chamado 'Ensemble Pearl' com ele e Atsuo do Boris, e Bill Herzog que toca no Sunn O))) e Jesse Sykes e muitas outras bandas. Trabalhar com Michio no estúdio é realmente inspirador."
Takashi Mizutani
"Ele é uma lenda, talvez até mais uma mitologia do que uma pessoa. Parece que a história em torno dele foi criada décadas depois que ele tocou nas gravações que as pessoas estão falando, que eram com uma banda chamada Les Rallizes Dénudés, formada no final dos anos 60. Ele tocou muito nessas gravações míticas e mitológicas daquele período, usando quantidades incríveis de feedback e volume. Parece muito à frente de seu tempo ou super influenciado por John Cage, ou arte contemporânea."
(Bônus!) Keijo Haino
"Também gosto de pensar em Keijo Haino como um bônus. Existe uma relação com os dois últimos músicos e não só porque ele é do Japão. Eu acho que provavelmente há uma história na cena underground da música barulhenta. Haino é o primeiro desses três que descobri nos anos 90 com sua banda Fushitsusha. Eu ouvi os dois primeiros álbuns que eles lançaram no P.S.F. e fiquei obcecado com a banda. Eles tocavam músicas de 20 ou 30 minutos que eram muito abstratas com muito feedback, cantando em japonês. A estética das capas dos discos era apenas preto no preto ou cinza no preto, ou prata no preto — super misteriosa — e é esse mistério que é tão atraente porque sua imaginação pode vagar naquela área enorme que não é explicada para você, e foi o que aconteceu com Fushitsusha para mim. Vários anos depois, vi Haino tocar em Nova Iorque algumas vezes, e finalmente o conheci quando Sunn O))) tocou no Canadá. Alguns anos depois comecei a tocar música com ele em uma banda chamada Nazoranai. Oren Ambarchi tocou bateria, eu toquei baixo e depois Haino foi o frontman."
"Ele é um guitarrista incrível e eu fui infinitamente inspirado por ele, por sua maneira de tocar, e também infinitamente desafiado pelas vezes que toquei com ele. É 90% improvisado e 90% das vezes o improviso começa a se encaixar em uma estrutura, que ele mudará naquele momento. Ele faz shows de oito ou dez horas. Ele tem uma tremenda coragem e habilidade, tocando muitos instrumentos diferentes e continuamente explorando. Seu legado é muito interessante musicalmente, mas também como artista. Ele é um daqueles músicos que recomendo a todos que tocam guitarra ou gostam de música experimental que vejam pelo menos uma vez. A performance ao vivo é incrível."
No player abaixo você pode conferir uma seleção de músicas do Sunn O))), outros projetos do Stephen O'Malley e seus artistas favoritos.
[an error occurred while processing this directive]Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps