Top 5 de Filmes: O Estranho Mundo de Rob Zombie

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Cruzamentos entre o cinema e o rock n´roll são sempre bem vindos: muito mais do que filmes “temáticos”, as interseções entre a sétima arte e o estilo musical mais comentado do último meio século, produzem indivíduos singulares em suas visões de mundo, convertendo o imagético em sonoridade e vice versa. Diretores como TARANTINO, SCORSESE e ROBERT RODRIGUEZ sempre admitiram a influência da estética musical em suas obras; bandas como BLACK SABBATH, DREAM THEATER e RUSH, concordam que a sétima arte é referência imediata em muitas de suas canções.

1964 acessosGhost: banda lança roupas em parceria com a Fright-Rags5000 acessosMetallica: noiva toca "Master..." na bateria no casamento

No meio desse caminho, alguns se aventuram a pisar no terreno vizinho; uma exposição tanto audaz quanto perigosa: as experiências filmográficas do KISS e de MICK JAGGER na seara Hollywoodiana são tão lamentáveis quanto as incursões de RUSSEL CROWE e STEVEN SEAGAL do outro lado. Mas dentre as honrosas exceções, ROB ZOMBIE figura com um ser sui generis. Fã de filmes B de horror, da cênica freak de ALICE COOPER e da cabeça insana e genial de STANLEY KUBRICK, ZOMBIE é um ícone da inquietude: além de captar elementos sonoros que vão do punk ao industrial em sua músicas, consegue envernizar suas obras como diretor em um emaranhado de estética exploitation, terror psicológico e uma atmosfera sinistra – e de uma certa comicidade - resgatada dos filmes de BELA LUGOSI e BORIS KARLOFF.

Segundo relatou ao site Rotten Tomatoes em 2009, os cinco filmes preferidos de ZOMBIE são, pela ordem, os abaixo relacionados. Na mesma entrevista podem ser conferidas as explicações (em inglês) do músico para essas escolhas:

5) “A Fantástica Fábrica De Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory) (1971)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4) “O Jovem Frankenstein” (Young Frankenstein) (1974)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3) “Laranja Mecânica” (A Clockwork Orange )( 1971)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

2) “Taxi Driver” (1976)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

1)“O Massacre da Serra Elétrica” (The Texas Chain Saw Massacre) (1974)

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

1964 acessosGhost: banda lança roupas em parceria com a Fright-Rags0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rob Zombie"

Rob ZombieRob Zombie
"As gravadoras são dinossauros aguardando a morte!"

VegetarianismoVegetarianismo
Nomes do Rock e do Metal que não comem carne

Judas PriestJudas Priest
John 5: "Rob Halford mudou o visual e o som do Heavy Metal!"

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Rob Zombie"

MetallicaMetallica
Noiva toca "Master..." na bateria no casamento

MegadethMegadeth
Electra mostra para Kiko como está fera no Português

Em 08/03/1995Em 08/03/1995
Ingo, baterista do Helloween, comete suicídio

5000 acessosHetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica5000 acessosEddie: a foto que supostamente inspirou Derek Riggs5000 acessosMetallica: Hammett e Ulrich escolhem álbuns e músicas da década passada5000 acessosThe James Gang - A gangue encrenqueira do rock5000 acessosJanaína Paschoal: "Prefiro Pink Floyd e Dire Straits a Iron Maiden"4607 acessosPunk: três exemplos de como tocar na batera também é difícil

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online