Folk Metal: dez dicas oriundas da América do Sul
Por José Antonio Alves
Postado em 18 de maio de 2012
Bandas de folk metal normalmente não possuem temor em ousar. Isso é um dos fatores que torna o estilo tão complexo no que se refere ao instrumental e também rico, quando falamos em temáticas das letras. A Europa possui seus nomes que tratam do folclore, seja ele local, ou de algum povo antigo específico. Na América do Sul não é diferente, também temos diversas bandas que tratam de temas relacionados a mitologia ou crenças locais, mas que também vão por outros caminhos, e que mesclam desde o Power, Black, Death Metal com o folk e músicas nativas. Vejamos a partir de agora dez dicas de bandas folk de nosso continente:
a) Skiltron (Argentina)
Melhores e Maiores - Mais Listas
Formado em 2004, o Skiltron é um dos grandes nomes do Folk Metal argentino. Com três álbuns lançados e com um quarto já a caminho neste ano, a banda inclusive já passou pelo Brasil. Recomendado o segundo álbum do grupo, "Beheading The Liars", de 2008. A banda pratica um heavy metal com folk regado ao uso de flautas e gaita de foles bem encaixadas com bons riffs em seus trabalhos.
Skiltron - Skiltron
b) Tengwar (Argentina)
Oriundo de Buenos Aires, o Tengwar iniciou suas atividades em 2003, e depois do lançamento de dois EP´S, somente em 2010 lancou seu primeiro registro completo, "The Halfling Forth Shall Stand". O som é bem ao estilo de seus compatriotas do Skiltron, porém a banda se destaca usando bons coros que aliados ao instrumental proporcionam uma atmosfera mais épica, com uma pegada mais Power Metal em alguns momentos. A temática tolkiana está presente no trabalho destes argentinos.
Tengwar – Dwarfs Sings in the Dark
c) Tersivel (Argentina)
Mais uma banda que já possui quase dez anos de estrada, mas que só a pouco tempo lançou seu debut. "For One Pagan Brotherhood" é uma verdadeira experiência épica direto dos campos de batalha proporcionados por Lian Gerbino (guitarras/vocal) e companhia. Os argentinos demonstram um Pagan Folk Metal que oferece passagens mais rápidas, e com uso bem evidente dos teclados. Tersivel significa, segundo a banda, "no encontro de diferentes civilizações pagãs unidas para levantar-se contra o cristianismo". A banda também se apresentou no Brasil recentemente.
Tersivel – As Brothers We Shall Fight
d) Lóchrann (Brasil)
O Lóchrann é uma das boas novidades do estilo no Brasil. A banda de Campinas-SP pratica um folk calcado em temas relacionados a cultura antiga, e incorporam melodias tradicionais européias. O instrumental também é apurado, destaques para as flautas e violino. A banda possui planos de lançar seu debut no futuro, e com certeza a expectativa é boa para o que virá por ai.
Lóchrann – I Believe
e) Tuatha de Danann (Brasil)
Para os fãs do folk no Brasil, uma banda que dispensa apresentações. Estes são os mineiros do Tuatha de Danann. A banda que em 2010 teve a saída de Bruno Maia, um dos fundadores e multitalentoso músico, acabou por entrar em um hiato a partir de então. Fundada em 1995 em Varginha, a banda possui quatro álbuns de estúdio, destaque para o excelente "Trova di Danu", de 2004, que demonstrou um pouco da influência da cultura celta no trabalho do grupo.
Tuatha de Danann – Land Of Youth
f) Folkheim (Chile)
O Folkheim é uma banda de folk/black metal da cidade de Antofagasta, Chile. Com uma demo, "Touched By Thy Undisturbed Essence", de 2004 e um EP, "Pachakuti", de 2006, a banda pretende lançar seu full-length em breve. Nota-se clara influência dos finlandeses do Finntroll no som da banda, como na faixa "Asylum Ignorantiae", presente na demo de 2004.
Folkheim - Asylum ignorantiae
g) Guahaihoque (Colombia)
O Guahaihoque é uma banda da cidade de Cali, Colômbia que já possui um tempo de estrada, criada em 1996, e que só conseguiu lançar seu debut, "The Return Of The Ancient Gods" em 2007. A banda pratica um Folk Black Metal com densa atmosfera e regado a passagens mais simplórias e outras mais extremas.
Guahaihoque - Revelations
h) MuyzKKubuN (Colombia)
O nome é complicado... mas a banda não complica o som. Nascida em 2009, estes colombianos calcam sua música com ritmos mais velozes, bons solos e claro, partes folk bem trabalhadas, que fazem com que o som não seja enjooativo. A banda lançou um promo álbum este ano, até agora único registro do grupo, destaque para a faixa "Land Of Eldorado".
MuyzKKubuN – Land of Eldorado
i) Yawarhiem (Peru)
Da cidade de Lima, vem o Power/Folk de outra banda de nome um pouco complicado, o Yawarhiem. Discursando nas músicas sobre lendas andinas, a banda mistura vocais masculinos e femininos em um som bem mais Power metal do que folk, para dizer a verdade. "The Rebirth of the Empire", lançado em 2009, proporciona bons momentos, destaque para a faixa "Darkness, Blood & Tears".
Yawarhiem – Darkness, Blood & Tears
j) Ch’aska (Peru)
Formado na cidade de Arequipa, o Ch’aska começou no ano de 2002. "Pururauca", debut da banda, foi lançado em 2009 e mostra uma banda que mistura heavy metal com alguns elementos folclóricos do Peru. Ch'aska é uma palavra quíchua usado pelos incas para nomear a estrela mais brilhante no céu, estando associada principalmente com o planeta Vênus.
Ch’aska - Imperio Caido
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps