Folk Metal: dez dicas oriundas da América do Sul

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por José Antonio Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 

Bandas de folk metal normalmente não possuem temor em ousar. Isso é um dos fatores que torna o estilo tão complexo no que se refere ao instrumental e também rico, quando falamos em temáticas das letras. A Europa possui seus nomes que tratam do folclore, seja ele local, ou de algum povo antigo específico. Na América do Sul não é diferente, também temos diversas bandas que tratam de temas relacionados a mitologia ou crenças locais, mas que também vão por outros caminhos, e que mesclam desde o Power, Black, Death Metal com o folk e músicas nativas. Vejamos a partir de agora dez dicas de bandas folk de nosso continente:

323 acessosMartin Walkyier e Tuatha: show com meet & greet para 120 pessoas5000 acessosMetallica: James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV

a) Skiltron (Argentina)

Formado em 2004, o Skiltron é um dos grandes nomes do Folk Metal argentino. Com três álbuns lançados e com um quarto já a caminho neste ano, a banda inclusive já passou pelo Brasil. Recomendado o segundo álbum do grupo, "Beheading The Liars", de 2008. A banda pratica um heavy metal com folk regado ao uso de flautas e gaita de foles bem encaixadas com bons riffs em seus trabalhos.

Skiltron - Skiltron

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

b) Tengwar (Argentina)

Oriundo de Buenos Aires, o Tengwar iniciou suas atividades em 2003, e depois do lançamento de dois EP´S, somente em 2010 lancou seu primeiro registro completo, "The Halfling Forth Shall Stand". O som é bem ao estilo de seus compatriotas do Skiltron, porém a banda se destaca usando bons coros que aliados ao instrumental proporcionam uma atmosfera mais épica, com uma pegada mais Power Metal em alguns momentos. A temática tolkiana está presente no trabalho destes argentinos.

Tengwar – Dwarfs Sings in the Dark

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

c) Tersivel (Argentina)

Mais uma banda que já possui quase dez anos de estrada, mas que só a pouco tempo lançou seu debut. "For One Pagan Brotherhood" é uma verdadeira experiência épica direto dos campos de batalha proporcionados por Lian Gerbino (guitarras/vocal) e companhia. Os argentinos demonstram um Pagan Folk Metal que oferece passagens mais rápidas, e com uso bem evidente dos teclados. Tersivel significa, segundo a banda, "no encontro de diferentes civilizações pagãs unidas para levantar-se contra o cristianismo". A banda também se apresentou no Brasil recentemente.

Tersivel – As Brothers We Shall Fight

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

d) Lóchrann (Brasil)

O Lóchrann é uma das boas novidades do estilo no Brasil. A banda de Campinas-SP pratica um folk calcado em temas relacionados a cultura antiga, e incorporam melodias tradicionais européias. O instrumental também é apurado, destaques para as flautas e violino. A banda possui planos de lançar seu debut no futuro, e com certeza a expectativa é boa para o que virá por ai.

Lóchrann – I Believe

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

e) Tuatha de Danann (Brasil)

Para os fãs do folk no Brasil, uma banda que dispensa apresentações. Estes são os mineiros do Tuatha de Danann. A banda que em 2010 teve a saída de Bruno Maia, um dos fundadores e multitalentoso músico, acabou por entrar em um hiato a partir de então. Fundada em 1995 em Varginha, a banda possui quatro álbuns de estúdio, destaque para o excelente "Trova di Danu", de 2004, que demonstrou um pouco da influência da cultura celta no trabalho do grupo.

Tuatha de Danann – Land Of Youth

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

f) Folkheim (Chile)

O Folkheim é uma banda de folk/black metal da cidade de Antofagasta, Chile. Com uma demo, "Touched By Thy Undisturbed Essence", de 2004 e um EP, "Pachakuti", de 2006, a banda pretende lançar seu full-length em breve. Nota-se clara influência dos finlandeses do Finntroll no som da banda, como na faixa "Asylum Ignorantiae", presente na demo de 2004.

Folkheim - Asylum ignorantiae

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

g) Guahaihoque (Colombia)

O Guahaihoque é uma banda da cidade de Cali, Colômbia que já possui um tempo de estrada, criada em 1996, e que só conseguiu lançar seu debut, "The Return Of The Ancient Gods" em 2007. A banda pratica um Folk Black Metal com densa atmosfera e regado a passagens mais simplórias e outras mais extremas.

Guahaihoque - Revelations

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

h) MuyzKKubuN (Colombia)

O nome é complicado... mas a banda não complica o som. Nascida em 2009, estes colombianos calcam sua música com ritmos mais velozes, bons solos e claro, partes folk bem trabalhadas, que fazem com que o som não seja enjooativo. A banda lançou um promo álbum este ano, até agora único registro do grupo, destaque para a faixa "Land Of Eldorado".

MuyzKKubuN – Land of Eldorado

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

i) Yawarhiem (Peru)

Da cidade de Lima, vem o Power/Folk de outra banda de nome um pouco complicado, o Yawarhiem. Discursando nas músicas sobre lendas andinas, a banda mistura vocais masculinos e femininos em um som bem mais Power metal do que folk, para dizer a verdade. "The Rebirth of the Empire", lançado em 2009, proporciona bons momentos, destaque para a faixa "Darkness, Blood & Tears".

Yawarhiem – Darkness, Blood & Tears

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

j) Ch’aska (Peru)

Formado na cidade de Arequipa, o Ch’aska começou no ano de 2002. "Pururauca", debut da banda, foi lançado em 2009 e mostra uma banda que mistura heavy metal com alguns elementos folclóricos do Peru. Ch'aska é uma palavra quíchua usado pelos incas para nomear a estrela mais brilhante no céu, estando associada principalmente com o planeta Vênus.

Ch’aska - Imperio Caido

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 19 de maio de 2012
Post de 03 de maio de 2017

323 acessosMartin Walkyier e Tuatha: show com meet & greet para 120 pessoas607 acessosTuatha de Danann: guitarrista Rodrigo Berne deixa a banda0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Tuatha de Danann"

Beatles a SepulturaBeatles a Sepultura
Os álbuns que marcaram o vocalista Bruno Maia

Café com ÓcioCafé com Ócio
Os melhores discos do Metal Nacional de 2000 a 2010

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Skiltron"0 acessosTodas as matérias sobre "Tengwar"0 acessosTodas as matérias sobre "Tersivel"0 acessosTodas as matérias sobre "Lochrann"0 acessosTodas as matérias sobre "Tuatha de Danann"0 acessosTodas as matérias sobre "Folkheim"0 acessosTodas as matérias sobre "Guahaihoque"0 acessosTodas as matérias sobre "Muyzkkubun"0 acessosTodas as matérias sobre "Yawarhiem"0 acessosTodas as matérias sobre "Chaska"

MetallicaMetallica
James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV

CinemaCinema
O melhor e o pior dos rockstars em filmes

SepulturaSepultura
Derrick Green não era o cara certo, diz Max Cavalera

5000 acessosAxl Rose: sugerindo prática oral sexual a Paul Stanley5000 acessosLuxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história5000 acessosCorey Taylor: "não comprem a playboy da Lindsay Lohan"5000 acessosBlack Metal: o lado mais negro da cena brasileira5000 acessosMegadeth: Dimebag Darrell quase foi guitarrista da banda5000 acessosAndreas Kisser: não tenho por que não ouvir as bandas do Max

Sobre José Antonio Alves

Aventureiro, mochileiro, amante da cultura latina e claro, fã de um dos estilos mais fascinantes deste universo musical: o Heavy Metal!

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online