Beatles: mais de 900 páginas em biografia detalhada
Por Paulo Orsi
Fonte: Blog Colecionarock
Postado em 19 de agosto de 2012
Hoje vou falar dessa biografia que acredito ser a mais completa publicada até hoje sobre os 4 rapazes de Liverpool. The Beatles - A Biografia, de Bob Spitz, é um relato minucioso e detalhado não só sobre a carreira, mas principalmente sobre a vida dos Beatles.
O livro começa contando um pouco sobre a história das famílias Lennon, McCartney, Harrison e Starkey, como eles se estabeleceram na cidade portuária banhada pelo rio Mersey e como se desenrolaram suas vidas cheias de percalços e limitações. Detalhes sobre a saúde debilitada de Ringo e as crises familiares de John com a mãe, passando pela morte da mãe de Paul e outros fatos que marcaram suas vidas antes mesmo de se conhecerem, o que também é narrado em detalhes muito bem pesquisados pelo autor.
O início de carreira da banda também é muito bem retratado contando os desafios que os jovens tinham que enfrentar para formar uma banda e conseguir onde tocar naquela época. Para se ter uma ideia, quando chega o momento de contar a ida de Ringo para os Beatles, o livro já passa da página 200! Outra fase muito bem explorada são as turnês por Hamburgo na Alemanha de onde George chegou a ser deportado por ser menor de idade e ainda assim estar tocando em clubes noturnos.
Para quem gosta de saber detalhes das gravações o livro também é um prato cheio! Todos os discos estão lá descritos como eram os ensaios e as sessões de gravação de cada um, todas as experiências sonoras idealizadas pelo grupo e realizadas com a produção brilhante de George Martin, além de contar como foram compostas algumas das músicas mais importantes do século XX.
Muitos conflitos são expostos de uma maneira como eu nunca tinha visto antes, mesmo conhecendo bem a história deles principalmente pelo que é mostrado na série Anthology. As brigas entre John e Paul e a concorrência entre eles dentro da banda, problemas de relacionamento entre John e o empresário Brian Epstein, freqüentemente humilhado por Lennon por sua condição homossexual, as poucas chances dadas para as composições de George no início da banda, entre outros.
Fica nítido quando se lê o livro que o fim da banda estava fadado a acontecer antes mesmo da aparição de Yoko, tida por muitos como a principal responsável pela dissolução do grupo. Após a morte de Epstein, os Beatles tentaram eles mesmos gerenciarem a carreira, o que culminou entre outras coisas na criação da Apple, porém, como eles não eram homens de negócios e não faziam muita ideia de como Brian Epstein gerenciava tudo, isso acabou se tornando uma bola de neve que serviu apenas para piorar o relacionamento entre os quatro que já não era dos melhores depois de tantos anos de convivência.
As drogas são um capítulo à parte, desde as "bolinhas" estimulantes dos tempos de Hamburgo até o abuso de heroína de John nos últimos dias da banda, passando pelo período lisérgico do grupo está tudo relatado.
Ao todo o livro tem mais de 900 páginas, motivo pelo qual considero este o mais completo de todos sobre a banda. Não é para qualquer um ler, tem que ser realmente fanático (como eu) para querer saber tantos detalhes, mas de qualquer é um documento importante sobre a maior banda de todos os tempos. Recomendadíssimo!
Autor Bob Spitz
Ed.: Larousse Brasil
Nota 9
Link para o post original:
http://colecionarock.blogspot.com.br/2012/08/especial-livros-beatles-biografia.html
Link para o blog:
http://colecionarock.blogspot.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
A diferença de postura entre Augustinho Licks e Carlos Maltz, segundo Humberto Gessinger
Cinco bandas que provam que o Brasil é uma potência do heavy metal

Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
O músico incrível que quase se tornou o quinto Beatle; "Você está no grupo"
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
A canção que Paul McCartney chamou de uma das mais matadoras de todos os tempos
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
"A melhor coisa que já fiz"; quando John Lennon atingiu o mesmo nível dos Beatles
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A composição própria que John Lennon comparou a "Like a Rolling Stone"
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



