Beatles: mais de 900 páginas em biografia detalhada

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Orsi, Fonte: Blog Colecionarock
Enviar correções  |  Comentários  | 


Hoje vou falar dessa biografia que acredito ser a mais completa publicada até hoje sobre os 4 rapazes de Liverpool. The Beatles - A Biografia, de Bob Spitz, é um relato minucioso e detalhado não só sobre a carreira, mas principalmente sobre a vida dos Beatles.
2472 acessosUlrich no U2: ele perdeu para McCartney a chance de tocar bateria5000 acessosDeep Purple: Gillan fala sobre Ritchie, Coverdale e Hughes

O livro começa contando um pouco sobre a história das famílias Lennon, McCartney, Harrison e Starkey, como eles se estabeleceram na cidade portuária banhada pelo rio Mersey e como se desenrolaram suas vidas cheias de percalços e limitações. Detalhes sobre a saúde debilitada de Ringo e as crises familiares de John com a mãe, passando pela morte da mãe de Paul e outros fatos que marcaram suas vidas antes mesmo de se conhecerem, o que também é narrado em detalhes muito bem pesquisados pelo autor.

O início de carreira da banda também é muito bem retratado contando os desafios que os jovens tinham que enfrentar para formar uma banda e conseguir onde tocar naquela época. Para se ter uma ideia, quando chega o momento de contar a ida de Ringo para os Beatles, o livro já passa da página 200! Outra fase muito bem explorada são as turnês por Hamburgo na Alemanha de onde George chegou a ser deportado por ser menor de idade e ainda assim estar tocando em clubes noturnos.

Para quem gosta de saber detalhes das gravações o livro também é um prato cheio! Todos os discos estão lá descritos como eram os ensaios e as sessões de gravação de cada um, todas as experiências sonoras idealizadas pelo grupo e realizadas com a produção brilhante de George Martin, além de contar como foram compostas algumas das músicas mais importantes do século XX.

Muitos conflitos são expostos de uma maneira como eu nunca tinha visto antes, mesmo conhecendo bem a história deles principalmente pelo que é mostrado na série Anthology. As brigas entre John e Paul e a concorrência entre eles dentro da banda, problemas de relacionamento entre John e o empresário Brian Epstein, freqüentemente humilhado por Lennon por sua condição homossexual, as poucas chances dadas para as composições de George no início da banda, entre outros.

Fica nítido quando se lê o livro que o fim da banda estava fadado a acontecer antes mesmo da aparição de Yoko, tida por muitos como a principal responsável pela dissolução do grupo. Após a morte de Epstein, os Beatles tentaram eles mesmos gerenciarem a carreira, o que culminou entre outras coisas na criação da Apple, porém, como eles não eram homens de negócios e não faziam muita ideia de como Brian Epstein gerenciava tudo, isso acabou se tornando uma bola de neve que serviu apenas para piorar o relacionamento entre os quatro que já não era dos melhores depois de tantos anos de convivência.

As drogas são um capítulo à parte, desde as “bolinhas” estimulantes dos tempos de Hamburgo até o abuso de heroína de John nos últimos dias da banda, passando pelo período lisérgico do grupo está tudo relatado.

Ao todo o livro tem mais de 900 páginas, motivo pelo qual considero este o mais completo de todos sobre a banda. Não é para qualquer um ler, tem que ser realmente fanático (como eu) para querer saber tantos detalhes, mas de qualquer é um documento importante sobre a maior banda de todos os tempos. Recomendadíssimo!

Autor Bob Spitz
Ed.: Larousse Brasil
Nota 9

Link para o post original:
http://colecionarock.blogspot.com.br/2012/08/especial-livros...

Link para o blog:
http://colecionarock.blogspot.com.br

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de agosto de 2012

Lars Ulrich no U2Lars Ulrich no U2
Ele perdeu para Paul McCartney a chance de tocar bateria

2209 acessosE se for verdade?: Famosos que morreram e foram substituídos1295 acessosShows: em vídeo, Top 11 Músicas Viscerais de Encerramento245 acessosVersões: Clássicos que você talvez não saiba, ou não lembre que são0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

The BeatlesThe Beatles
Surge foto rara de John Lennon cheirando coca

BeatlesBeatles
Como seriam as mensagens por celular entre eles?

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Ian GillanIan Gillan
"Ritchie Blackmore é um imbecil!"

MetallicaMetallica
O video game da banda que nunca foi lançado

King DiamondKing Diamond
"Satanismo é mais uma filosofia que uma religião!"

5000 acessosDossiê Guns N' Roses: A versão de Slash para os fatos5000 acessosGuitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?5000 acessosCinema: o melhor e o pior dos rockstars em filmes5000 acessosMegatallica: genial versão de "Welcome My Darkest Hour"5000 acessosAvantasia: 10 músicas essenciais da Metal Opera5000 acessosQualidade de Áudio: 17 provas de que o povão caga e anda pra ela

Sobre Paulo Orsi

Paulo Orsi, profissional de marketing, gaitista e vocalista de Blessed Bier Band e autor do blog Colecionarock sobre CDs, DVDs, Camisetas e Livros ligados ao Rock e ao Blues.

Mais matérias de Paulo Orsi no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online