Bandas cover: algumas ruins, outras piores
Por Eric Rafael Alves
Postado em 01 de abril de 2011
O Heavy Metal é tradicionalmente um estilo sério, mas nem todas as bandas do estilo se levam a sério. Bandas como Nanowar (paródia direta ao Manowar) e Beetallica (Beatles + Metallica) tem recebido destaque na mídia metálica, e não podemos esquecer do antológico Massacration, a sátira nacional do True Metal Way of Life. Mas eles não são os únicos. Confira um apanhado geral de bandas ao redor do mundo que esqueceram os desígnios do Deus Metal e tentam nos fazer rir.
Manowell: Os Kings of Metal não possuem apenas o Nanowar como sátira declarada. A versão lusitana, formada em 2008 na cidade de Lisboa, já faz sua piada logo no nome. Lançaram em 2009 a demo "Kings of Thunder Metal Power Gods from Valhalla" e reivindicaram para si o recorde de mais palavras épicas no título de uma música. Planejam lançar em 2011 o primeiro álbum de estúdio, cujo nome ainda não foi divulgado (mas deve seguir a linha Power, Metal, Thunder, Steel ou King no nome).
AB/CDÁRIO: Banda brasileira formada na cidade de Carlos Barbosa (RS) em meados de 2010 e faz versões bisonhas dos clássicos do AC/DC. Bisonhas porque não usam instrumentos normais (guitarra, baixo e bateria), mas sim harpas, flautas e trompetes. E um dos cinco vocalistas (???) tem atualmente 12 anos.
ColdStop: Ok, Coldplay não é metal, mas essa banda finlandesa não poderia ficar de fora. Eles fazem versões "metalizadas" da banda, além de grandes sucessos da discoteca dos anos 70. Ah, eles também tocam em festas de casamento e aniversários.
Twisted Brotherhood: Essa ganha o prêmio de pior adaptação do nome. Banda gospel (???) formada em Seattle, o Twisted Brotherhood transforma as letras do Twisted Sister em cânticos para o Senhor. "Nossas mães não gostavam do Twisted Sister, diziam que era muito demoníaco, então resolvemos melhorar as músicas e fazer as nossas versões" – afirma Joseph Stanes, vocalista da banda.
Deep Throat: Com o nome sugestivo, essa banda finlandesa (olha os finlandeses aí de novo) faz versões "picantes" dos clássicos do Deep Purple. Não há muito que comentar, basta procurar no youtube a versão deles de "Woman from Tokio... that bitch" e "Smoke on the bed". Não preciso dizer que eles fazem muitos shows em casas de striptease.
White Sabbath: Mais uma versão gospel. A banda, formada em Sidney na Austrália, transforma todos os aspectos macabros do Black Sabbath em mensagens positivas para os fiéis da igreja local. A banda quase acabou em 2009, pois fãs do verdadeiro Sabbath odiaram quando descobriram eles e atearam fogo aos seus instrumentos. Felizmente (ou infelizmente) os fiéis juntaram dinheiro e compraram equipamentos novos para a banda.
Van Hilson: Os irmãos finlandeses (minha nossa, outra vez os finlandeses) Eric e Terence Van Hilson eram dois adolescentes que tocavam guitarra e bateria, respectivamente. Pelo fato de serem péssimos instrumentistas suas bandas nunca deram certo, até que resolveram covernizar o Van Halen. Não adiantou muito, continuaram tocando mal, mas fizeram até participações em programas de auditório locais estilo Faustão.
Cannabis Corpse: Nada de brutalidade e temas nojentos, essa banda sueca diverte muitos festivais fazendo versões reggae de clássicos do Death Metal com, obviamente, um enfoque no Cannibal Corpse. Curiosidade: Os membros da banda organizam anualmente a marcha da maconha em sua cidade natal, Kiruna.
E depois dizem que o Heavy Metal não tem senso de humor? Claro, sendo este um texto feito para primeiro de abril, nada do que foi escrito acima é verdade, e nenhuma dessas bandas existe. Se, antes de terminar de ler já saiu à procura de mais informações sobre as bandas, só tenho uma coisa a dizer: Rááá, pegadinha do Metaleiro!!
Nota do editor: o autor talvez não saiba, mas existe de fato uma banda chamada Manowel - com um "l" apenas - veja o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
Max Cavalera diz que Soulfly passará pelo Brasil em 2026
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
O riff de guitarra que impactou Keith Richards: "Não dá para ser mais forte que isso"
As lendas da música que são gigantes lá fora e no Brasil floparam, segundo Regis Tadeu
Os "Divertidamentes" na cabeça de um headbanger travam a batalha final
Overkill: mandando recado ao Avenged Sevenfold
Evanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho



