Eluveitie: Somos influenciados por estilos, ao invés de bandas
Por Edilson Luiz Piassentini
Fonte: Underground Newz
Postado em 16 de fevereiro de 2015
A banda suíça Eluveitie, formada em 2002 vem ganhando destaque ao longo dos anos na cena do folk metal. Um dos principais destaques do Eluveitie é o uso virtuoso e liberal de instrumentos tradicionais da cultura celta. Hoje a página Underground Newz entrevistou Anna Murphy, onde além de vocalista, toca o instrumento chamado Hurdy Gurdy (Viola de Roda). Anna Murphy nos conta sobre o mais novo álbum Origins, curiosidades sobre a banda, e sobre a turnê que farão no Brasil em abril desse ano! Confiram!
UNDERGROUND NEWZ - Anna Murphy, agradeço pela entrevista. Para começarmos, como foi o processo de composição do novo e excelente álbum Origins? Por se tratar de uma banda de oito integrantes, todos participam juntos nos trabalhos, ou cada um elabora suas idéias e depois se reúnem no estúdio para discuti-las?
ANNA MURPHY - Origins foi escrito principalmente por nosso mentor Chrigel Glanzmann e Ivo Henzi. Nicole e eu também escrevemos algumas coisas aqui e ali, e Merlin fez seus próprios arranjos de bateria e Rafi fez uns solos. Mas os dois fizeram a maior parte do trabalho. Tem sido assim para a maioria dos álbuns, onde um dos principais compositores basicamente termina uma música e, em seguida, os outros acrescentam algo a mais, se for necessário, e com algumas exceções, é claro.
UNDERGROUND NEWZ - Continuando com Origins, o álbum está conseguindo números surpreendentes, alcançando o primeiro lugar em sua terra natal, sexto lugar na Alemanha e primeiro lugar na Heatseekers dos EUA. O quanto isso significa para a banda?
ANNA MURPHY - Foi muito surpreendente para nós e claro, ficamos muito animados para ver o que iríamos conseguir. Mas isso não é o nosso principal objetivo, em estar nas paradas, pois são apenas números, e no final, não vai mudar muito para nós.
UNDERGROUND NEWZ - Um dos principais atrativos do Eluveitie é o uso virtuoso e liberal de instrumentos tradicionais da cultura celta, contracenando com gritos emotivos e guitarras. As letras das músicas, baseadas na história e literatura remetentes aos helvécios também é outro destaque. Como é misturar o metal com culturas locais e como manter um equilíbrio dentro de uma grande banda? E quais foram as influências da banda?
ANNA MURPHY - Este equilíbrio entre a música folk celta e metal é o que faz o Eluveitie ser especial e faz parte de nossa "receita secreta". Como fazemos isso? Não faço ideia, nós apenas fazemos de alguma forma e sempre funciona. Foi idéia de Chrigel quando o projeto foi trazido à tona a mais de dez anos atrás, que era combinar seus dois estilos favoritos de música: a música tradicional celta e death metal. Mudamos um pouco ao longo dos anos e progredimos, mas a idéia principal ainda está com a banda. Somos influenciados por estilos de música, ao invés de certas bandas. Acho que, principalmente, todos nós somos influenciados subconscientemente de alguma forma.
UNDERGROUND NEWZ - Acredita que hoje o Eluveitie alcançou sua identidade musical, criando um estilo próprio, ou acham que ainda têm muito mais a melhorar musicalmente?
ANNA MURPHY - Nunca se sabe disso. Nós não "planejamos" o que temos que mudar nos próximos álbuns, nós apenas fazemos o que devemos fazer e, em seguida, a mudança acontece naturalmente.
UNDERGROUND NEWZ - A cena folk vem ganhando um grande destaque na mídia, e com ótimas bandas surgindo. Como você analisa o movimento, e se fosse para tocar num festival somente com bandas de Folk Metal, gostaria de tocar ao lado de quais bandas?
ANNA MURPHY - O movimento está crescendo definitivamente, mas isso é tudo o que eu sei. Eu não tenho interesse em procurar novas bandas ou o que está acontecendo na cena. Se eu descobrir uma banda que eu realmente acabo gostando, é mais por acidente, não porque eu estou procurando por elas. Por exemplo, "Skalmöld", uma banda que esteve em turnê conosco recentemente, eles são provavelmente, um dos melhores e mais legais bandas que já excursionou conosco até agora. Estou muito feliz que por isso, caso contrário, provavelmente eu não teria chegado a conhecer suas músicas.
UNDERGROUND NEWZ - E como está o cenário do metal em geral ai na Suíça? E você acompanha ou conhece alguma banda do metal brasileiro?
ANNA MURPHY - A cena do metal aqui é bom, pelo menos eu acho! Considerando que é um país tão pequeno, há muitas bandas. Mas para ser honesta, eu não vou a um show de metal aqui tem anos :) Eu realmente gosto da banda Sarcófago!
UNDERGROUND NEWZ - Falando em Brasil, em abril de 2015 vocês estarão em uma turnê por aqui. É verdade que a banda deixará o publico escolher músicas que farão parte do set-list. Como isso irá funcionar? E como surgiu essa idéia e o quanto isso é importante para sintonizar o público e a banda? E o que os fãs podem esperar desse show?
ANNA MURPHY - Sim, não podemos esperar por isso! E, sim, isso é verdade. Estamos sempre curiosos para ouvir que músicas os fãs tem como as melhores, então você poderia dizer que estamos fazendo uma espécie de"estatísticas" de alguma forma :) E, claro, queremos agradar nosso público 100% por isso queremos tocar as músicas que eles querem ouvir. Vamos certamente tocar um longo set, acho que algo de 90 minutos. Neste momento estamos a preparando um novo setlist, então pode haver algumas surpresas por ai.
UNDERGROUND NEWZ - Anna, mais uma vez, agradeço por essa entrevista. Deixe um recado para os fãs brasileiros e seguidores da página Underground Newz. Sucesso para vocês sempre!
ANNA MURPHY - Obrigado pela entrevista e obrigado a todos os nossos incríveis fãs! Saúde!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro


Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne


