Eluveitie: Somos influenciados por estilos, ao invés de bandas
Por Edilson Luiz Piassentini
Fonte: Underground Newz
Postado em 16 de fevereiro de 2015
A banda suíça Eluveitie, formada em 2002 vem ganhando destaque ao longo dos anos na cena do folk metal. Um dos principais destaques do Eluveitie é o uso virtuoso e liberal de instrumentos tradicionais da cultura celta. Hoje a página Underground Newz entrevistou Anna Murphy, onde além de vocalista, toca o instrumento chamado Hurdy Gurdy (Viola de Roda). Anna Murphy nos conta sobre o mais novo álbum Origins, curiosidades sobre a banda, e sobre a turnê que farão no Brasil em abril desse ano! Confiram!
UNDERGROUND NEWZ - Anna Murphy, agradeço pela entrevista. Para começarmos, como foi o processo de composição do novo e excelente álbum Origins? Por se tratar de uma banda de oito integrantes, todos participam juntos nos trabalhos, ou cada um elabora suas idéias e depois se reúnem no estúdio para discuti-las?
ANNA MURPHY - Origins foi escrito principalmente por nosso mentor Chrigel Glanzmann e Ivo Henzi. Nicole e eu também escrevemos algumas coisas aqui e ali, e Merlin fez seus próprios arranjos de bateria e Rafi fez uns solos. Mas os dois fizeram a maior parte do trabalho. Tem sido assim para a maioria dos álbuns, onde um dos principais compositores basicamente termina uma música e, em seguida, os outros acrescentam algo a mais, se for necessário, e com algumas exceções, é claro.
UNDERGROUND NEWZ - Continuando com Origins, o álbum está conseguindo números surpreendentes, alcançando o primeiro lugar em sua terra natal, sexto lugar na Alemanha e primeiro lugar na Heatseekers dos EUA. O quanto isso significa para a banda?
ANNA MURPHY - Foi muito surpreendente para nós e claro, ficamos muito animados para ver o que iríamos conseguir. Mas isso não é o nosso principal objetivo, em estar nas paradas, pois são apenas números, e no final, não vai mudar muito para nós.
UNDERGROUND NEWZ - Um dos principais atrativos do Eluveitie é o uso virtuoso e liberal de instrumentos tradicionais da cultura celta, contracenando com gritos emotivos e guitarras. As letras das músicas, baseadas na história e literatura remetentes aos helvécios também é outro destaque. Como é misturar o metal com culturas locais e como manter um equilíbrio dentro de uma grande banda? E quais foram as influências da banda?
ANNA MURPHY - Este equilíbrio entre a música folk celta e metal é o que faz o Eluveitie ser especial e faz parte de nossa "receita secreta". Como fazemos isso? Não faço ideia, nós apenas fazemos de alguma forma e sempre funciona. Foi idéia de Chrigel quando o projeto foi trazido à tona a mais de dez anos atrás, que era combinar seus dois estilos favoritos de música: a música tradicional celta e death metal. Mudamos um pouco ao longo dos anos e progredimos, mas a idéia principal ainda está com a banda. Somos influenciados por estilos de música, ao invés de certas bandas. Acho que, principalmente, todos nós somos influenciados subconscientemente de alguma forma.
UNDERGROUND NEWZ - Acredita que hoje o Eluveitie alcançou sua identidade musical, criando um estilo próprio, ou acham que ainda têm muito mais a melhorar musicalmente?
ANNA MURPHY - Nunca se sabe disso. Nós não "planejamos" o que temos que mudar nos próximos álbuns, nós apenas fazemos o que devemos fazer e, em seguida, a mudança acontece naturalmente.
UNDERGROUND NEWZ - A cena folk vem ganhando um grande destaque na mídia, e com ótimas bandas surgindo. Como você analisa o movimento, e se fosse para tocar num festival somente com bandas de Folk Metal, gostaria de tocar ao lado de quais bandas?
ANNA MURPHY - O movimento está crescendo definitivamente, mas isso é tudo o que eu sei. Eu não tenho interesse em procurar novas bandas ou o que está acontecendo na cena. Se eu descobrir uma banda que eu realmente acabo gostando, é mais por acidente, não porque eu estou procurando por elas. Por exemplo, "Skalmöld", uma banda que esteve em turnê conosco recentemente, eles são provavelmente, um dos melhores e mais legais bandas que já excursionou conosco até agora. Estou muito feliz que por isso, caso contrário, provavelmente eu não teria chegado a conhecer suas músicas.
UNDERGROUND NEWZ - E como está o cenário do metal em geral ai na Suíça? E você acompanha ou conhece alguma banda do metal brasileiro?
ANNA MURPHY - A cena do metal aqui é bom, pelo menos eu acho! Considerando que é um país tão pequeno, há muitas bandas. Mas para ser honesta, eu não vou a um show de metal aqui tem anos :) Eu realmente gosto da banda Sarcófago!
UNDERGROUND NEWZ - Falando em Brasil, em abril de 2015 vocês estarão em uma turnê por aqui. É verdade que a banda deixará o publico escolher músicas que farão parte do set-list. Como isso irá funcionar? E como surgiu essa idéia e o quanto isso é importante para sintonizar o público e a banda? E o que os fãs podem esperar desse show?
ANNA MURPHY - Sim, não podemos esperar por isso! E, sim, isso é verdade. Estamos sempre curiosos para ouvir que músicas os fãs tem como as melhores, então você poderia dizer que estamos fazendo uma espécie de"estatísticas" de alguma forma :) E, claro, queremos agradar nosso público 100% por isso queremos tocar as músicas que eles querem ouvir. Vamos certamente tocar um longo set, acho que algo de 90 minutos. Neste momento estamos a preparando um novo setlist, então pode haver algumas surpresas por ai.
UNDERGROUND NEWZ - Anna, mais uma vez, agradeço por essa entrevista. Deixe um recado para os fãs brasileiros e seguidores da página Underground Newz. Sucesso para vocês sempre!
ANNA MURPHY - Obrigado pela entrevista e obrigado a todos os nossos incríveis fãs! Saúde!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
A banda de rock que Rita Lee achava pura bosta: "Prefiro ouvir Ratos de Porão e Cólera"
Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer

Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Bangers Open Air confirma Within Temptation, Feuerschwanz e Eluveitie para 2026
Alice in Chains: a triste entrevista final de Layne Staley, ciente de que morreria
Motorhead: Lemmy fala sobre Jimi Hendrix, drogas e mais


