InabituaL: perfil e entrevista com a banda
Por Sigried Neutzling Buchweitz
Fonte: Rio de Metal
Postado em 13 de setembro de 2013
INABITUAL é banda de Volta Redonda - RJ. Nascida em 2004 na "Cidade do Aço", seus integrantes se propõem a fazer da música seu eldorado comum, da mesma forma que, no passado, os arigós queriam fazer de Volta Redonda seu eldorado. "Levante, lute, mude, critique!"
Aqui vale um parêntese: uma definição para o vocábulo arigó seria de um trabalhador comum, que emprega sua força em um trabalho árduo e muitas vezes bruto, em troca de um pequeno salário. Essa simplicidade levava à crença de que fossem desprovidos de inteligência ou da capacidade de sonhar e idealizar. Pois a cidade recebeu muitas pessoas simples com o sonho de melhorar de vida.
Destacam-se na trajetória da banda as seguintes passagens:
- lançamento de seu primeiro disco em 2012, chamado HOMEM COLETIVO e do clipe oficial da música EM MASSA;
- em abril deste ano foi uma das bandas convidadas a participar da "Viagem ao centro do mangue 2013", um tributo a Chico Science, evento anual do ECFA (Espaço Cultural Francisco de Assis).
A mensagem do EP de 7 faixas é a crença na revolução que a informação pode trazer através da música. É resultado de um trabalho em parceria com artistas de outros segmentos, como design gráfico, fotografia e produção de vídeo. Assim nasce o Coletivo "INABITUAL PRODUÇÕES"
Para a banda, todos os estilos musicais servem de combustível para inspiração e possibilidades diversas de composição. Seu repertório fala de política, religião, desigualdade social e acontecimentos do cotidiano, alerta contra a passividade do indivíduo que, reduzido à condição de mero consumidor, por vezes, permanece indiferente ao que acontece à sua volta ("Em Massa" e "Legislado"). A dor de conviver com as incertezas impostas pela atual condição do sistema capitalista ("Termine") e a triste situação da educação jogada ao chão ("Discórdia") representam o grito de uma população cansada de habitar no país das ("Sórdidas Intenções").
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Entrevista
Quais as influências sonoras da banda?
A banda parte do principio que toda manifestação artística contribui para o crescimento do que nós iremos apresentar em nosso trabalho. Sem rótulos, sem preconceitos. Toda cultura tem sua manifestação singular que pode ajudar no amadurecimento do nosso som.
Fale sobre a relação entre a proposta da banda e os arigós.
Arigó é um termo usado para os "peões" que construíram a cidade de Volta Redonda na era Vargas. Somos filhos desses arigós,que deram seu suor para que essa cidade pudesse existir. Volta Redonda é a cidade do peão, da população e nao deve ser deixada nas mãos de uma pequena elite. Eis uma luta que o Brasil todo vem travando, contra as elites a favor da população.
Volta Redonda tem em sua história essa construção pelos braços desses arigós. Somos todos filhos de arigós!
Fale sobre o trabalho coletivo desenvolvido no EP de vocês.
Nós trabalhos no conceito de coletividade, é por isso usamos o nome HOMEM COLETIVO para intitular nosso primeiro album. O trabalho todo foi construído em cima disso. Além dos 4 membros da banda, tivemos outras pessoas envolvidas diretamente com o trabalho. Para podermos gravar esse disco, tivemos que fazer alguns trabalhos como panfletagem em sinal. E tivemos a ajuda coletiva de muitas pessoas que nos ajudaram e trabalharam com a gente doando parte do que ganhavam pra juntos fazemos esse algum sair. Ele vem com essência coletiva desde sua formação, pessoas se doando. A capa retrata um dos acontecimentos mais bizarros da nossa história que é Pinheirinhos. O Brasil tem várias brutalidades em sua história contra as populações mais pobres. Seja desde quando Cabral chegou aqui e exterminou nativos e logo mais escravizou negros, até os dias atuas com o genocídio em periferias, retiradas de famílias de suas casas, tribos indígenas como na aldeia Maracanâ sendo desrespeitadas. Pinheirinhos foi um desses episódios que retrata a brutalidade que o Estado e as elites tratam a sua própria nação e população. Ter isso retratado em nosso disco não é um orgulho, mas somente uma garantia de que isso nao seja esquecido!
Quer deixar uma mensagem final?
Sempre há várias mensagens de todos os lugares. Vivemos todos os dias processos de lutas e mudanças e devemos fazer isso. Não podemos nos conformar com o que nos foi posto, nosso dever é provocar, criticar, bater. Não ficamos mais calados. Acreditar é sempre preciso, e lutar também! Agradecemos pelo espaço e a luta continua! #HOMEMCOLETIVO
InabituaL é:
Eduardo Henrique (Voz)
Duílio Ferronatto (Guitarra)
Jhonatan Cruz (Baixo)
Jeffei Estevão (Bateria)
Felipe Solia (Intervenção Teatral)
Para conhecer mais:
http://www.facebook.com/bandainabitual
http://www.soundcloud.com/inabitual
http://www.youtube.com/user/Inabitual
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
Rick Wakeman anuncia detalhes de novo álbum, "Return to the Red Planet"
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
O melhor e o pior álbum do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Devin Townsend ainda não ouviu Angine de Poitrine para poder continuar os odiando
Guitarrista e baterista negam que o Venom seja projeto solo de Cronos
Brent Hinds vivia "escapando da morte", segundo baterista do Mastodon
A banda que reviveu estilo esquecido de metal e arrecadou R$705 mil em 37 minutos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
Ghost anuncia "2 Big to Rig", registro ao vivo da "Skeletour" no México
O hábito do Ace Frehley que colocava equipe do Kiss em risco de ir em cana
Mustaine já se referiu a três ex-Megadeth como "melhores amigos que um cara poderia desejar"
Humor: O que pensa Bolsonaro de alguns álbuns polêmicos do Heavy Metal?

Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne
