Dreadnox: entrevista exclusiva para o Minuto HM
Por Alexandre BSide
Fonte: Minuto HM
Postado em 09 de abril de 2012
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Leitores, alguns dias antes do show que o Dreadnox vai fazer abrindo para a Tarja Turunen no Vivo Rio, o Minuto HM conseguiu uma entrevista exclusiva via email com o Fábio Schneider, vocal do grupo. Nela, vamos poder saber um pouco mais da banda, do último álbum, a expectativa que envolve abrir um show internacional e por fim, um recado do Fábio para todos. Vamos lá:
1) Minuto HM : Quais as expectativas da banda em abrir o show da Tarja no dia 08 de abril?
Fábio Schneider: Estamos muito ansiosos e trabalhando bastante para realizarmos um grande show. Será uma ótima oportunidade de mostrarmos o nosso som para um grande público.
2) Minuto HM: Fábio, eu estive no ensaio de vocês e pude perceber que vão haver algumas boas surpresas no show, inclusive em relação ao setlist. Você quer adiantar alguma coisa ou é melhor deixar tudo em suspense ?
Fábio Schneider: Bem, o que posso adiantar é que tocaremos músicas do nosso novo álbum e, quanto aos covers, serão 3 músicas matadoras das 3 últimas décadas! O resto, só na hora!
3) Minuto HM: Como surgiu o nome da banda? Qual o significado de Dreadnox?
Fábio Schneider: Na pressa de nos inscrevermos para uma sarau de bandas de um colégio na Tijuca, a banda estava recém formada e ainda não tínhamos um nome, então me lembrei que um amigo fazia uns quadrinhos onde uns personagens se chamavam Dreadnox. Esse nome me veio na cabeça na hora e colocamos esse nome mesmo. Bem, vencemos o festival e decidimos manter o nome. Isso foi em outubro de 1993.
4) Minuto HM: Falando das origens da banda, quais principais características e diferenças que você vê entre os dois álbuns, o Divine Act, lançado em 1998, e o Dance of Ignorance, de 2010 ?
Fábio Schneider: Praticamente nenhuma. Repare que nossas músicas são bastante variadas. Você ouve desde Thrash a baladas hard rock mas, tudo isso, sem descaracterizar o estilo. Essa é a nossa marca registrada. Tecnicamente falando, estamos mais maduros e o investimento para o segundo álbum foi muito maior, o que garantiu uma resultado superior.
5) Minuto HM: Quais as influências você pode citar como fundamentais para chegar ao som que o Dreadnox faz hoje ?
Fábio Schneider : Sem dúvida, Iron Maiden, MetallicA, Megadeth, Slayer, Black Sabbath, Whitesnake, Deep Purple, Scorpions, Thin Lizzy, Judas Priest, Yngwie Malmsteen… e por aí vai!
6) Minuto HM: E falando individualmente, quais os principais músicos que influenciaram cada um de vocês ?
Fabio Schneider: Peter Cetera, Phil Lynott, Dio, Bruce Dickinson, David Coverdale e Michael Kiske.
Kiko Dittert: Jake E Lee, Yngwie Malmsteen, Marty Friedman, Jason Becker e Kiko Loureiro.
Dead Montana: Glenn Hughes, Geezer Butler, Cliff Burton, John Paul Jones, Steve Harris, Phil Lynott e Gene Simmons.
Felipe Curi: Neil Peart, Tommy Aldridge, Deen Castronovo, Mike Portnoy, John Bonham e Mikkey Dee.
7) Minuto HM: Vamos avaliar o cenário do metal no Brasil e especificamente Rio de Janeiro. São muitas as dificuldades, não?
Fábio Schneider: Sim, o problema é que ainda não conseguimos uma estrutura ideal para organizar os eventos para o público metal. Por exemplo, você encontra uma casa pra dar um show, normalmente você consegue no domingo à noite. O bar é da casa, ou seja, o cara que vai curtir uma banda local, vai pagar 15, 20, 30 Reais para assistir a banda, porém vai desembolsar 5 ou até 10 reais pra tomar uma cerveja. O show é de metal, mas todo o aparato é semelhante ao de uma boate. Ocorre também o contrário, local com comes e bebes em conta, mas a casa sem a menor estrutura de receber bandas, com equipamento deficiente, pouco espaço, acústica ruim etc. Aí você vai tocar com o som inadequado, desconfortável e, sinceramente, não vale a pena. O problema vai mais além, como o público que pouco comparece, falta de apoio da imprensa…enfim, são muitas dificuldades.
8) Minuto HM: Ouvindo o Dance of Ignorance, percebi que várias vertentes do metal e hard rock estão presentes nas faixas, fazendo o álbum soar de forma bem variada. E a produção do álbum traz uma ótima sonoridade também. Como foi o processo de elaboração das composições e das gravações do CD?
Fábio Schneider: As composições normalmente começam pelas guitarras do Kiko e, nos ensaios, vou colocando as melodias vocais e a banda toda vai criando a música. Quando as músicas estavam todas prontas, por acaso, reencontramos com o Renato Tribuzy, nosso amigo de longa data, e ele propôs fazer a produção do álbum. O resultado ficou espetacular!
9) Minuto HM: Falando em letras, que estão sob sua responsabilidade, do que fala a faixa-título, Dance of Ignorance ?
Fábio Schneider: Basicamente da manobra que os políticos e poderosos realizam para se beneficiarem ilegalmente de algo, pouco se importando com o bem-estar dos que neles confiaram. Em vez de servirem a pátria, dela se servem!
10) Minuto HM: Pra terminar, o espaço é todo seu. Deixe uma mensagem aos leitores do Minuto HM sobre o show de vocês no dia 8 e sobre os próximos passos do Dreadnox.
Fábio Schneider: Agradecemos a você, Alexandre, e ao Eduardo pela oportunidade e a todos os leitores do Minuto HM, amigos e fãs do Dreadnox. Vamos dar o máximo para realizarmos um excelente show no dia 8, domingo de Páscoa, e aguardamos propostas para tocar por todo o nosso Brasil. Um abraço e até a próxima!
É isso aí, nós do Minuto HM também agradecemos a disponibilidade do Fábio e desejamos ao Dreadnox um ótimo show!
Matéria original: Minuto HM
http://minutohm.com/2012/04/03/dreadnox-entrevista-exclusiva-para-o-minuto-hm/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Fabio Lione e Luca Turilli anunciam reunião no Rhapsody with Choir & Orchestra
A pior música do pior disco do Kiss, segundo o Heavy Consequence
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
A música "estranha" do Megadeth que atingiu o topo das paradas de rádio nos EUA


Rob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"
Pantera: Namorada de Dimebag explica porque Anselmo não foi ao enterro



