Kirk Hammett: Qual é a melhor banda do Big Four?
Por Nathália Plá
Fonte: roadrunnerrecords.com
Postado em 08 de junho de 2011
Shawn Fernandes do GibsonGuitar.in entrevistou em junho de 2011 o guitarrista do METALLICA Kirk Hammett. Seguem alguns trechos da conversa.
GibsonGuitar.in: Qual banda, na sua opinião, é a melhor banda do "Big Four"?
Kirk Hammett: Err… bem, nós (risos). Mas, é claro, eu diria que somos nós. A melhor pergunta é qual minha segunda favorita.
GibsonGuitar.in: Está certo. Então qual sua segunda banda favorita?
Kirk Hammett: Tenho que dizer que é o SLAYER. O que posso dizer, eles são maus, eles são pesados e eles não se comprometem. O SLAYER simplesmente arrebenta. Mas eu também tenho de dizer; o Scott Ian (do ANTHRAX) é um dos meus melhores amigos. Eu o conheço por todo tempo em que estive na banda e nós saímos muito juntos socialmente. Fazemos coisas juntos, nossas amigas se encontram, então eu tenho de dizer que eu realmente gosto da companhia do Scott porque ele é um dos meus camaradas.
GibsonGuitar.in: Você aprendeu com uma lenda, o grande Joe Satriani. Como isso aconteceu e como foi?
Kirk Hammett: Bem, naquela época eu tinha minha Flying V e um dia disse a um amigo meu, "Sua forma de tocar está muito boa. O que aconteceu? Como você está tocando tão bem?" Ele disse, "Ah, eu encontrei esse professor novo em Berkeley, o nome dele é Joe. Você devia ver qual é". Então eu fui à loja de música dele chamada Secondhand Guitars em Berkeley e entro e nos fundos eu consigo ouvir alguém tocando guitarra, uma loucura, como nunca ouvi ninguém tocar antes. Eu fui lá e lá estava Joe sentado numa cadeira e ele diz, "Oi, você é meu novo aluno? Eu disse "SIm", e então sentamos e o Joe começou a tocar. Mesmo naquela época ele soava como ele soa hoje. Quero dizer, todos os componentes de seu estilo já estavam no lugar. Eu fiquei tão arrebatado com a técnica dele e seu estilo. A primeira coisa que ele me disse foi "OK, se você vai ter aulas comigo eu espero que você aprenda as lições. Se você vier na semana que vem sem aprender as lições, você estará esperdiçando nosso tempo". Então ele meio que basicamente me disse para me preparar e que voltasse na semana seguinte. Eu evoluí totalmente a partir daí.
Eu posso dizer que o Joe realmente gostava de tocar comigo porque nós sempre tocávamos além do tempo combinado. Quero dizer, normalmente ele ficava meia hora com seus outros alunos e por algum estranho motivo ele ficava mais tempo comigo. Descobri depois que era só porque ele gostava de tocar guitarra comigo. Posteriormente, em entrevistas, o Joe disse que quando ele começou a me ensinar ele podia ver algo no meu estilo de tocar e na minha abordagem que era simplesmente radicalmente diferente da maioria das pessoas na época.
Muito disso tem a ver com o fato de que eu gostava muito de heavy metal numa época em que o heavy metal nem era popular. Provavelmente também tinha algo a ver com o fato de que eu escutava guitarristas como Ulrich Roth e Michael Schenker. Quero dizer, não havia muita gente nos Estados Unidos na época que sequer sabia que eram esses guitarristas. Então eu estava vindo de uma perspectiva bem singular. Aprendi muitas coisas com o Joe, muitas coisas sobre técnica, especialmente. Eu também aprendi que o sentimento é melhor o que qualquer coisa e melhor que tudo. Então eu sempre me empenhei em ser um guitarrista com muito sentimento ao invés de um guitarrista com muita técnica. Eu sempre tive consciência do fato de que você pode dizer o mesmo com cinco notas do que com cinco mil notas. Aprender foi muito, muito importante para mim.
GibsonGuitar.in: O METALLICA está por aí há 28 anos. Vimos muitas bandas de metal irem e virem, o gênero propriamente teve seus altos e baixos. Mas é aquele tempero diferente que manteve o METALLICA bem no topo pelos últimos 30 anos?
Kirk Hammett: Eu honestamente não sei. Tudo o que posso dizer é que acho que nossa música está passando pelo teste do tempo. A música ainda soa moderna e ainda soa relevante em 30 anos. As pessoas estão ouvindo e ainda sentem seu frescor. Tudo o que posso dizer é que é simplesmente incrível que isso realmente aconteceu conosco.
GibsonGuitar.in: Temos que te perguntar sobre esse novo livro sobre memórias de filmes de terror em que você está trabalhando chamado "Too Much Horror Business".
Kirk Hammett: É um livro sobre posters vintage de filmes de terror e brinquedos vintage de monstros. Tenho colecionado essas coisas tipo, desde sempre. Eu comprei minha primeira revista de filme de terror quando tinha 5 anos e sempre curti essas coisas. Eu simplesmente decidi um dia dividir isso com o mundo. Basicamente é o que eu tenho feito agora, estou só dividindo isso com o mundo. É realmente divertido. É muito trabalho e ainda estou trabalhando nisso nesse momento mas é muito divertido e mal posso esperar para lançar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Angra fará show com formação de "Rebirth" no Bangers Open Air 2026
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
Bangers Open Air 2026: cinco apresentações que você não pode perder
Andreas Kisser quer que o último show do Sepultura aconteça no Allianz Parque
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Deep Purple continuará "até onde a dignidade humana permitir", declara Ian Gillan
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Regis Tadeu e Sérgio Martins revelam roqueiros que usam peruca: "Vai dizer que você não sabia?"
Helena Nagagata reassume guitarra da Crypta
Tobias Forge quer praticar mergulho para tornar uso de máscara no palco menos claustrofóbico
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
O álbum dos Titãs que teve o nome alterado por direitos autorais de filme
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
Kirk Hammett diz se impressionar com guitarristas jovens do YouTube: "Alguns são incríveis…"
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Children Of Bodom: Natal, comilança, álcool e chutes no saco
Anthrax: Scott Ian culpa AC/DC e Iron Maiden por poucas groupies


