Frontal: entrevista com a banda carioca de hardcore
Por Pedro Humangous Salim
Fonte: Hell Divine
Postado em 25 de junho de 2010
Segue abaixo uma entrevista com a banda carioca de hardcore chamada FRONTAL, feita por Pedro Humangous Salim e publicada originalmente no Hell Divine, onde podem ser vistas algumas fotos.
A banda FRONTAL vem de São Gonçalo, Rio de Janeiro e é composta por: Deivid (vocais), Denison (baixo e guitarras), Marcílio (guitarras) e Marcell (bateria). Ao ver um review na revista digital portuguesa Horns Up!, resolví entrar em contato com os caras para adquirir o material. Desde o primeiro e-mail fui muito bem recebido pelo caro Denison, sempre disposto a trocar uma idéia e fortalecer os laços de amizade! Ele me mandou um pacote completo da banda contendo a Demo, alguns CD´s, adesivos e bottoms! A seguir uma breve entrevista que fiz com a banda, onde eles contam a história da banda, as influências e o momento atual em que vivem! Confiram!
HELL DIVINE: Olá pessoal primeiramente gostaria de agradecer pelo belo material que vocês me enviaram. Parabéns pelo trabalho sensacional, tanto na parte gráfica quanto na parte lírica e musical! Contem para nós um pouco como a banda se formou.
FRONTAL: O Frontal surgiu da união de diferentes desejos parecidos. Basicamente, Deivid e Denison despertaram o desejo de montar uma banda de hardcore new school e misturar tudo que fosse metal agressivo. As idéias foram formuladas em 2002, sendo concretizadas (o primeiro ensaio) em 2003. Algumas diferentes formações já compuseram o Frontal. Atualmente. o Frontal é formado por Marcell (bateria), Denison (guitarra), Marcílio (guitarra) e Deivid (vocal). Como se pode perceber, estamos sem baixista. Já há alguns anos estamos assim, contudo o Deivid está aposentando os vocais por problemas fonoaudiológicos, passando a assumir o baixo. Tendo isto em vista, estamos especulando algumas opções para uma nova formação da banda.
HELL DIVINE: Nota-se que tiveram a preocupação de fazer um trabalho bem profissional. De quem é a arte da capa e por que escolheram esse artista?
FRONTAL: Escolhemos o pessoal do InBlooDesign para fazerem nosso layout de MySpace e do CD devido os ótimos trabalhos que eles já haviam elaborado para outros artistas/bandas. Passar de algum tempo, o Will Minetto (do referido estúdio) assumiu todo o trabalho de arte gráfica do Frontal e nos proporcionou grande felicidade ao finalizar o trabalho de cd, MySpace e divulgação.
HELL DIVINE: Ao ler as letras do álbum, notamos que vocês têm uma veia bem política e com críticas sociais. Quais as filosofias que a banda segue/prega?
FRONTAL: Basicamente, a gente tenta viver como pessoas compostas de um caráter concreto e positivo, considerando e refletindo sobre as mazelas sociais deste mundo. Vivemos intensamente para nossa família, amigos, nos revoltamos com as covardias e desigualdades. Sempre pregamos sobre o amor, respeito ao próximo, evolução e amadurecimento individual; muitas das pessoas envolvidas com o hardcore/metal acham que isto é o suficiente para uma vida, no entanto a gente sempre troca idéias, estimulando as pessoas estudarem, investirem em si mesmas, e todos os outros aspectos já aqui citados. Se não vivemos alguma coisa, a gente não prega, pois somos contra qualquer tipo de hipocrisia e falácia.
HELL DIVINE: De onde vêm as influências da banda?
FRONTAL: Se fôssemos responder isto ao pé da letra, a gente ia citar umas 500 bandas, 300 autores, 1.750 familiares, amigos... Enfim, musicalmente o Frontal têm inúmeras influências, sendo as básicas: death metal e hardcore. Liricamente e socialmente, nossas influências estão atreladas a nossa formação acadêmica e experiência de vida, os quais atentamos de aproveitar as positividades advindas da criticidade/vivência compartilhada.
HELL DIVINE: Parece que houve um problema com vocês devido às enchentes no Rio de Janeiro. Conte-nos um pouco sobre o ocorrido e o que tem afetado no andamento da banda.
FRONTAL: Só para constar, o problema abrangeu milhares de pessoas de São Gonçalo/RJ. Mas, como foco de entrevista, vamos nos ater ao problema específico que nos atingiu: a família do Marcell (baterista). A enchente que ocorreu, simplesmente inundou a casa dele, faltando 2 palmos para a água alcançar o teto (numa casa de 2,30m de altura). Resumidamente, a família dele perdeu tudo, ficamos lá 1 semana direto ajudando-os (não sendo possível continuarmos devido a compromissos profissionais). Nunca presenciamos tamanha destruição. Atualmente, eles estão de volta, todos bem, saudáveis, a casa em reestruturação ainda, mas o pior já passou. E, em decorrência disto, acabamos dando uma parada, na espera do Marcell se recuperar e reestruturar emocionalmente e materialmente.
HELL DIVINE: Como anda a agenda de shows e a divulgação do trabalho?
FRONTAL: Agenda de shows interrompida. Não estamos marcando alguma coisa. A divulgação do trabalho continua ininterrupta. Estamos voltando a ensaiar na expectativa de voltarmos o quanto antes.
HELL DIVINE: Vocês já têm planos para um futuro lançamento?
FRONTAL: Ainda não. O cd "Vida Convicta" foi um esforço/sonho demasiado para concretizarmos. Ainda, estamos por uma fase bem turbulenta: o Deivid se aposentando dos vocais, o Marcell com todo o problema provocado pela enchente, entre outras coisas como atividades profissionais e acadêmicas.
HELL DIVINE: Agradeço pela entrevista concedida e desejo muito sucesso a vocês. Espero vê-los ao vivo em breve. O espaço para considerações finais é seu.
FRONTAL: Nós quem agradecemos pelo espaço cedido. Valeu mesmo, Pedrão! Uma das coisas que sempre nos fortalece, e nos estimula a continuarmos nesta correria insana, é a concretização de amizades e partilha de experiências de vida e idéias. Muito obrigado a todos que nos têm apoiado até hoje, aos amigos e amigas que temos conquistados, enfim, nosso MUITO OBRIGADO!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Por que Geddy Lee achou que Anika Nilles não seria melhor opção para substituir Neil Peart?
A banda que impressionou Eddie Van Halen: "A coisa mais insana que já ouvi ao vivo"
Kip Winger admite não se identificar mais com a música da banda que leva seu nome
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Anika Nilles sobre Neil Peart; "Ele definitivamente não era só um baterista de rock"
A música do Led Zeppelin que para Robert Plant é o seu "cartão de visitas" como vocalista
O maior desafio de Joe Satriani para tocar Eddie Van Halen em turnê com Sammy Hagar
Enterro de Raul Seixas fez "Salvador Dalí parecer desenho de Walt Disney", diz Marcelo Nova
Religião: os rockstars que se converteram


Kirk Hammet: "não sou um Van Halen, ainda estou aprendendo"
Dio: "Ozzy me odeia quando estou no Sabbath!"



