Sirenia: o visual é muito importante neste tipo de música
Por Durr Campos
Fonte: Blabbermouth
Postado em 03 de janeiro de 2009
Dimitris Kontogeorgakos, do site Metal-Temple.com, entrevistou em janeiro de 2009 a mente por trás do SIRENIA, o norueguês Morten Veland.
Metal-Temple.com: Então, você pode afirmar que o [novo álbum do SIRENIA], "The 13th Floor", soa do jeito que imaginava antes de gravá-lo?
Morten Veland: "Você sabe, um álbum sempre tende a sair um tanto diferente de quando você o mentalizou. Ok, você trabalha em certas direções mas as coisas mudam durante o processo em si. Eu tive a sorte de trabalhar novamente em estúdio com pessoas que desejam alcançar os mesmos resultados que eu para o SIRENIA. Aprendemos muito uns com os outros durante as gravações e, sim, eu posso afirmar que o álbum saiu muito próximo do que eu imaginei".
Metal-Temple.com: Eu perguntei isso porque eu estava pensando, quando um artista pode ter a certeza de que um novo álbum está pronto para ser gravado? Quando você pode dizer: "Ok, terminei!"?
Morten Veland: "É verdade que você nunca tem certeza de que tudo está pronto; sempre haverá alguma coisa a mais para acrescentar. Eu pessoalmente, trabalho muito na pré-produção até que tudo soe perfeito aos meus ouvidos e mente. Todos os arranjos e detalhes aparecem nesta fase. Então, quando eu alcanço meus objetivos eu sei que se for adicionado mais às canções o álbum poderia soar exagerado. Eu acredito que há um limite onde você sente que não deve seguir mais para não perder o controle de tudo".
Metal-Temple.com: Onde o novo álbum situa-se musicalmente? Você diria que está ainda dentro do que deve ser um típico trabalho do SIRENIA?
Morten Veland: "Eu acho que está bem próximo disso. Geralmente eu gosto de dar um passo adiante no desenvolvimento musical do grupo. Mas com o 'The 13th Floor', mesmo evoluindo, eu quis dar uma visitado no passado da banda. Os fãs poderão encontrar elementos de todos os nossos discos neste lançamento, a exemplos dos 'At Sixes And Sevens' e 'An Elixir For Existence', além de novidades. Acredito que seja o álbum mais completo do SIRENIA justamente por este motivo; contém o que costumamos fazer e situa o fã aonde a banda está neste momento".
Metal-Temple.com: E sobre a nova cantora, Ailyn; como você chegou até ela?
Morten Veland: "Foi um longo processo para encontrá-la, cerca de um ano e meio".
Metal-Temple.com: (interrompendo) Você já tinha uma voz específica em mente quando a procurava?
Morten Veland: "Há sempre coisas importantes a você e, logicamente, à banda. O mais notável seria encontrar alguém com uma voz única e que se encaixasse tanta nas canções recentes quanto nas dos álbuns anteriores. Também há o lado pessoal de tudo isso; a química entre os membros do grupo. Quando se está em uma banda que sai em longas turnês isso faz muita diferença. Um outro fator importante que veio à tona durante o processo de busca pela nova cantora foi que decidimos que esta fosse da Europa [nota do tradutor: Por que eu não me surpreendo com isso?] pois seria complicado se morássemos longe um dos outros. Por último, mas não menos importante, o visual, algo muito importante neste tipo de música".
Metal-Temple.com: Que mudanças Ailyn trouxe à música do SIRENIA?
Morten Veland: "Ela tem uma grande extensão vocal; ela canta bem tanto as notas altas quanto as mais graves. Para mim, como compositor, é muito positivo pois fico bem mais livre para escrever. Posso agora experimentar mais do que no passado. É demais ter a voz dela na banda".
Metal-Temple.com: Você compôs as canções já com Ailyn na banda?
Morten Veland: "As músicas estavam mais ou menos prontas antes mesmo do início da busca pela vocalista. Mas este é o jeito que eu escrevo para o SIRENIA; Eu acho meio complicado compor junto a outro músico. Prefiro estar em paz e comigo mesmo apenas. A distração quando se está em grupo não me agrada quando componho (risos). Posso trabalhar melhor sozinho".
Leia a entrevista completa (em inglês) neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Ozzy Osbourne foi avisado pelos médicos que não sobreviveria se fizesse o último show
Sharon revela as últimas palavras que ouviu de Ozzy Osbourne
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Axl Rose e a maior canção country que já existiu - e que veio de uma banda de rock
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
West Ham: o time do coração de Steve Harris
A esquecida banda de rock que misturou rock com maracatu antes da Nação Zumbi
O truque sem vergonha que fez "Mulher de Fases" do Raimundos explodir nacionalmente


Mustaine: "tive momentos difíceis por me assumir cristão"
Axl Rose: drogas, atrasos, agradecimentos ao Nirvana e muito mais



