Annihilator: Jeff Waters comenta downloads ilegais
Por Ubiratan "Drizzt" Soares
Fonte: Blabbermouth
Postado em 03 de abril de 2008
O site Metal-Rules.com recentemente conduziu uma entrevista com o líder do ANNIHILATOR, Jeff Waters, que falou sobre a questão dos downloads ilegais e comentou o retorno de abrir para o TRIVIUM.
Metal-Rules.com: Quais são as suas idéias a respeito do Metal na América do Norte agora? Você sente que as coisas começam a melhorar o suficiente para permitir que sua banda tenha algum sucesso em casa?
Jeff Waters: "Como um fã de Metal, que é essencialmente o que eu sou, quem sucedeu de tocar guitarra e ter uma banda, e desde 2002 ou 2003 está trabalhando agora está arrebentando. Há muitas bandas ótimas por aí e elas não são as mesmas bandas que estou acostumado a ouvir. Normalmente quando quero ouvir Metal ouço coisas velhas - o começo do SLAYER, AC/DC, [JUDAS] PRIEST, EXODUS. O som que eu cresci ouvindo é ainda aquilo que quero ouvir quando tenho um tempo. Os representantes da nova geração, como [CHILDREN OF] BODOM e LAMB OF GOD, e todas as formas de metal que estão surgindo são certamente diferentes daquelas do ano 2000 e dos anos 90, quando havia a inspiração direta dos anos 80 que era muito bem vinda. Eu gosto da cena atual, ela é fantástica. Eu posso ir à loja e encontrar hoje um monte de bandas que gosto e encontrar mais que uma boa música por CD. Há opções de escolha, e com a Internet há mais opções de escolha. Se você quiser conferir as músicas, tenho certezas de que você pode encontrá-las na Internet ao invés de gastar um dinheiro suado em uma banda que apresenta uma boa música todo álbum e produz um bom vídeo, e logo, você compra o CD e o resto é lixo. Desta maneira funciona bem, pois separa o material bom do material ruim".
Metal-Rules.com: Falando nisso, você acha que o download pela Internet afeta o ANNIHILATOR?
Jeff: "Isso afeta a todos. Há dois lados envolvidos e você tem que lidar com eles. Eu poderia dizer alguma coisa negativa a respeito, mas eu também sou culpado. Quando quero conhecer bandas e vou a Internet, é perfeito para mim pois posso decidir sobre aquilo que irei pagar. Eu não irei baixar nada e não pagar pelo que baixei: eu quero ir a loja e ter o CD, o encarte e tudo mais, mas também não quero ter meu dinheiro 'torrado' como nos 90: eu veria alguma coisa em vídeo em um daqueles raros shows de metal e veria uma banda legal, compraria o CD e constataria que ele é horrível. Eu me sentiria assaltado e não iria querer tocá-lo mais. Claramente os downloads afetam pessoas, mas eles também são uma incrível ferramenta de promoção. Eles não fazem nada além de me ajudar imensamente e mantém o meu nome vivo, mesmo que eu não esteja lá para tocar. É uma grande promoção para bandas novas e eu queria ter tido essa oportunidade quando estava começando. Você pode simplesmente colocar uma música no website e se dez milhões de pessoas quiserem ouví-la elas podem. Uma consequência séria disso é que pode ser financeiramente devastador pois muitas bandas e selos não possuem capital para fazer o trabalho direito. Os selos não levaram a Internet a sério nos anos 90 e estão pagando por isso agora. Infelizmente muitas bandas de metal pagaram por isso também. É a vida, você tem que lidar com isso, arregaçar as mangas e continuar fazendo aquilo que você ama fazer, não importando o custo".
Metal-Rules.com: Vocês abriram para o TRIVIUM recentemente, na turnê ocorrida no começo do ano na Europa, o que deixou muita gente sem palavras. Eu sei que você tem um bom relacionamento com eles e estou certo que essa turnê ajudou a muitos fãs a conhecer o trabalho deles.
Jeff: "Bingo! Há muita intriga rolando contra o TRIVIUM, e as pessoas especulavam o que eu estava fazendo suportando esses caras. Isso é estúpido porque Matt e Corey me ligaram e disseram que eles realmente adorariam entrar em turnê conosco. Eu sei qual é o meu lugar em relação a vendas e popularidade. Por exemplo, veja o VAN HALEN: faz tempo que eles não lançam um album, certo? Alguém como o SLAYER provavelmente, antes da turnê do VAN HALEN, estaria vendendo mais discos que o VAN HALEN em qualquer uma das semanas antes da reunião, e você sabe que a intenção do SLAYER nunca foi roubar o público do VAN HALEN. Analogamente com o TRIVIUM: nós vendemos mais que eles em certas áreas, mas no Reino Unido eles dominam as vendas. Eles tocavam para uma média de 5.000 pessoas por noite, e parte desse turnê foi um giro de três semanas e meia pela Inglaterra. De uma perspectiva de negócios, para mim eu iria tocar para toda essa gente que acharia ou pensaria que nós eramos uma nova banda. 'Esse é o primeiro álbum deles?'. E eu estou sentado aqui, "Olhem para mim, olhem nos meus olhos! Eu estou acabado... bem, já passei dos 30... possivelmente dos 41!!![Risos]. Eu não estou divulgando meu primeiro disco!'. Isso foi ótimo para nós, pois nossas vendas saltaram pela Grã-Bretanha, e você pode imaginar como isso foi bom para nós lá. Quando íamos como o ANNIHILATOR tocar na Inglaterra, tocavámos para 250 ou 300 fãs leais a cada show; agora, após tocar em tantas oportunidades para 5.000 pessoas por noite, nós podemos voltar à Inglaterra e tocar para mais do que aqueles 250 ou 300. No restante da Eupora é um pouco diferente, pois na maioria dos países nós temos público e podemos tocar para 500 a 5000 pessoas por nosso própria conta; mas isso fazia parte do acordo. E foi um bom acordo para todos os envolvidos, pois o TRIVIUM conseguiu muito mais pessoas em seus shows pelo resto da Europa".
Metal-Rules.com: Então não incomoda você o fato de uma banda veterana como o ANNIHILATOR abrir para um bando de garotos, basicamente?
Jeff: "Se você olhar as revistas, e eu tenho muitas publicações da Alemanha, da Inglaterra, dos EUA e do Canadá - eu estou na lista de contatos e muitos editores me mandam essas coisas de graças, afinal, essas é uma das regalias desse negócio, certo?? Eu ganho revistas grátis todo mês!!! - você não vê Waters na capa de todas as revistas, você vê nelas o TRIVIUM. Eles estão em evidência agora, e eles vendem quantidades imensas de álbuns se comparado a minha banda agora, então claro que eu não me importo de apoiá-los. Se eu tivesse algum ego agressivo eu teria que dizer não, mas isso é metal e foi uma boa turnê que permitiu a minha banda sair e mostrar trabalho para muitos novos fãs, que são os que podem me ajudar. O que isso causou foi ajudar os já fãs do ANNHILATOR, pois agora nós podemos voltar e fazer shows melhores, shows mais longos e ter a certeza que voltaremos em novas ocasiões".
Leia a entrevista completa no metal-rules.com.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Stephen King e sua canção favorita dos Beatles; "Ainda soa totalmente fresca quando ouço hoje"
Cinco músicas que parecem ser românticas, mas não são
Johnny Marr relembra a música que separou o The Smiths: "Nunca mais vi Morrissey"


Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



