Primal Fear - Entrevista exclusiva com Ralf Scheepers

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 


Por Anderson Guimarães
1110 acessosAllen/Lande: Magnus Karlsson está de volta ao projeto5000 acessosSkank: banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa

Poucos dias antes da segunda turnê do grupo alemão Primal Fear pelo Brasil, conversamos com o vocalista Ralf Scheepers sobre as expectativas quanto aos shows por aqui e sobre a carreira da banda. Confira a seguir.

WHIPLASH - Sete anos atrás você deixou o Gamma Ray para juntar-se ao Judas Priest, o que acabou não acontecendo, e você ficou bastante desapontado. Agora você está com o Primal Fear em sua segunda turnê mundial. Você diria que está no melhor momento da sua carreira e de sua vida privada (para quem não sabe, Ralf acaba de se casar e ter seu primeiro filho)?

Ralf Scheepers / Deixar o Gamma Ray de algum modo não foi uma decisão só do meu lado, foi também devido a uma grande discussão sobre se eu deveria me mudar para Hamburgo e eles não podiam me oferecer o que eu realmente precisava para me mudar para lá. E haviam outras coisas acontecendo, como Kai começar a cantar em algumas músicas, entre outras. E eu pensei “por quê eles querem um vocalista?”. E ao mesmo tempo aconteceu o lance do Judas, quando eu fiz meu teste e tive que esperar por mais de dois anos e meio sem nada para fazer, então... (risos)... eles arrumaram outro cantor e infelizmente não deu certo, o que para mim foi muito bom, percebo agora, pois eu não gosto muito do novo rumo do Judas Priest. Fiz uma música com Mat no estúdio para o Sinner, e no fim pensamos “Devíamos compor algumas músicas” E gravamos uma demo de quatro músicas, mandamos para o Japão e imediatamente arrumamos um contrato.

WHIPLASH - Eu tenho os dois cd’s do Tyran Pace e é interessante ver que você desenvolveu sua técnica mas não perdeu a força de sua voz, o que acontece com muitos cantores. Qual o segredo para manter sua voz durante esses anos?

Ralf / Eu não faço nada realmente. Você tem que ter certas técnicas para cantar e tento manter minha voz em forma. Eu não fumo e não gosto de fumaça de jeito nenhum, e não acho que é algo saudável (risos). Eu tento me manter em forma, fazendo ginástica e esportes. Não há nada que eu faça em especial para manter minha voz assim. Acho que o mais importante é cuidar da voz.

WHIPLASH- Finalmente o Primal Fear manteve a mesma formação por dois álbuns seguidos. Mas agora Henny saiu da banda e Tom está de volta. Na primeira turnê aqui, Alex Beyrodt (Silent Force, que substituiu Tom Naumann naquela turnê) me disse que Tom teve alguns problemas de coração e por isso deixou a banda. Mas após isso, ele fez uma turnê com o Metalium. Ele agora está de volta apenas para a turnê ou como um membro efetivo da banda?

Ralf / Não, Tom está de volta como membro efetivo, ele é um dos fundadores do Primal Fear, é o cara que compôs a demo com quatro músicas que mencionei anteriormente, e é responsável por bons riffs no Primal Fear. Ele está realmente de volta como membro verdadeiro e quanto essa coisa com o coração, não sei o que Alex falou. Ele teve alguns problemas de saúde, mas a principal razão foi o emprego que ele tinha naquela época e tinha que se concentrar em uma só coisa. Mas acertamos as coisas, somos da mesma cidade, tivemos grandes noites novamente, nos encontramos todo sábado e temos bons momentos. Então tudo é passado e agora vamos começar o futuro juntos.

WHIPLASH - De que você se recorda da primeira turnê do Primal Fear no Brasil três anos atrás?

Ralf / Foi ótimo, e de algum modo bem confusa devido a questões técnicas e da organização, que foi um grande desastre (risos). Mas estar aqui para tocar para os fãs foi incrível, realmente ótimo. As pessoas realmente gritavam, eu estava lá e as pessoas cantavam as letras inteiras, então eu parei de cantar e eles cantaram... foi incrível, foi perfeito.

WHIPLASH - Como foi a turnê européia com o Rage meses atrás?

Ralf / Foi um sucesso. Tivemos 8.200 pessoas e foi ótimo. Nós estivemos por diversos países europeus, e tivemos surpresas. Nós tocamos em Londres e não esperávamos muito porque os ingleses são muito críticos, mas tínhamos muitos fãs lá e pessoas vinham do norte da Inglaterra e da Escócia também só para nos ver. Foi uma boa época nesta turnê européia.

WHIPLASH - Nos dois primeiros álbuns do Primal Fear você cantava com muitos efeitos na voz. Mas desde o Nuclear Fire você está mais agressivo, com menos efeitos na voz, como nas músicas Mind Machine e Angel in Black. Qual a razão disto?

Ralf / Bem, tento ajustar minha voz à situação da letra. Se tem que ser um vocal grave eu canto grave, outras músicas como Mind Control por exemplo, tenho que fazer um vocal mais agudo e por ai vai.

WHIPLASH - Qual é o papel de Achim Köhler no Primal Fear? Podemos dizer que ele é como um sexto membro da banda?

Ralf / Akeem (apelido de Achim) é o nosso produtor. Passamos com ele várias horas dentro do estúdio até hoje, então ele sabe o som que queremos no estúdio, como tudo deve soar, e sabe fazer nosso som ao vivo. Ele é um grande amigo nosso e um excelente profissional. Não sei se posso chamá-lo de sexto membro, mas sem dúvida ele tem um papel muito importante.

WHIPLASH - Ao contrário dos dois primeiros álbuns da banda, Black Sun está mais pesado e com muito menos teclados. Isso foi intencional? Se foi, de quem partiu esta idéia?

Ralf / Sim, isto foi intencional. Eu e Mat estávamos compondo o novo álbum e queríamos que ele soasse o mais pesado do Primal Fear. Logo os teclados foram deixados em segundo plano, mas você ainda pode ouvi-los no cd. Nossa intenção é que o próximo cd soe ainda mais pesado.

WHIPLASH - Após quatro álbuns o Primal Fear tem um grande número de clássicos. Não seria a hora de lançar um álbum ao vivo?

Ralf / Eu acho que temos um bom número de boas canções. Ainda não iremos lançar um álbum ao vivo agora, mas sim um DVD. Quando encerrarmos esta turnê iremos tirar algumas semanas de férias e logo em seguida vamos começar a trabalhar no material novo.

WHIPLASH - Você poderia falar um pouco sobre o DVD?

Ralf / O DVD terá diversas músicas ao vivo, cenas dos bastidores, entre outras coisas. Estamos filmando diversos shows, inclusive iremos filmar o de São Paulo, e depois iremos selecionar as melhores imagens para entrarem no DVD.

WHIPLASH - Assim como o Metalium, o Primal Fear tem representantes do fã clube em diversos países, os chamados Metal Commandos. O que você acha do trabalhos deles, especialmente do Metal Commandos Brasil, que aliás é muito bom?

Ralf / Nós só temos a agradecer a todos eles por tudo que eles fazem pelo Primal Fear. Marcel Ferreira (presidente do Metal Commandos Brasil) estará na tarde de autógrafos conosco hoje e iremos nos divertir e beber juntos enquanto estivermos aqui. Ele é um grande cara e faz um grande trabalho tanto na sua página (http://primalfear.cjb.net) quanto à promoção da banda no Brasil.

WHIPLASH - Ralf, muito obrigado pela entrevista. Você pode deixar uma mensagem para os leitores da Whiplash! se quiser.

Ralf / Obrigado pela entrevista, e queria agradecer a todos os fãs brasileiros pelo incrível suporte ao Primal Fear. Visitem nosso site e espero ver vocês todos nos shows! See ya!

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

1110 acessosAllen/Lande: Magnus Karlsson está de volta ao projeto0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Primal Fear"

2000 a 20022000 a 2002
10 shows/turnês pouco comentados

CoversCovers
Quando bandas de Heavy e Power Metal prestam tributo

Power MetalPower Metal
Conheça dez álbuns essenciais do estilo segundo About.com

0 acessosTodas as matérias da seção Entrevistas0 acessosTodas as matérias sobre "Primal Fear"

SkankSkank
Banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa

Iron MaidenIron Maiden
Conheça o West Ham, time do coração de Steve Harris

Andre MatosAndre Matos
O que ele faria se fosse mulher por um dia?

5000 acessosSlash: por que ele usa óculos escuros o tempo todo?5000 acessosMetal: As bandas mais expressivas surgidas nos últimos 15 anos5000 acessosFotos de Infância: Pantera5000 acessosEm 25/09/1980: John Bonham, do Led Zeppelin, morre após intoxicação5000 acessosMetallica: "olhada" de Robert Trujillo em Lady Gaga vira meme5000 acessosYngwie Malmsteen: "velocidade não é o que importa", diz

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online