Nuclear Assault: Show em comemoração á volta triunfal de um ícone
Postado em 19 de setembro de 2002
Entrevista por Marcos M. Franke
O Nuclear Assault voltou , surpreendendo a maioria das pessoas que acompanharam esta banda nos anos 80. De passagem pelo Brasil, Dan Lilker e companhia irão fazer um show em comemoração á volta triunfal de um ícone do Thrash Metal, de músicas pesadas e cruas como "Hang the Pope". Com um álbum ao vivo prometido para o mês que vem, e um novo álbum de estúdio para o ano que virá, Dan Lilker nos conta mais sobre o futuro de Nuclear Assault e as conturbadas situações com seus projetos paralelos.
Nuclear Assault - Mais Novidades
Whiplash!- Vocês estão lançando um álbum ao vivo este ano, não é ? Conte-me mais sobre este lançamento do Nuclear Assault.
Dan / Sim, estaremos lançando um álbum ao vivo no próximo mês. Esqueci o título dele no momento (risos), mas fizemos uns shows em Maio no estado de Massashussets. O pessoal do selo Screaming Fair Records, que é da área , trouxe todo equipamento necessário para a gravação, o que ajudou bastante na criação deste álbum, que mostra aos nossos fãs que estamos de volta com tudo.
Whiplash! - Você tocou com Billy Milano, Scott Ian e Charlie Benante num Projeto chamado S.O.D. Depois de seu desligamento da banda eles disseram que você e John Conelly são anti-profissionais. Por que?
Dan / Porque? (sou interrompido com ar de preocupação em sua voz)
Whiplash! - Li recentes entrevistas, aonde dizem que vocês são anti-profissionais, só gostaria de saber por que.
Dan / Nunca ouvi nada a respeito disto (preocupado e revoltado), mas talvez deve ter sido por causa das letras que eram uma piada na verdade. Mas não me preocuparia com isto, já que nosso negócio é tocar música e não mostrar quem é mais profissional ou não. Pessoas dizem isso ou aquilo. Não me preocupo.
Whiplash! - Qual é a sua opinião pessoal sobre Scott Ian e Charlie Benante?
Dan / Eu não ouço mais o som do Anthrax, para ser bem sincero.
Whiplash! - Você ainda tem contato com o Anthrax ou com alguém das bandas em qual já tocou?
Dan / Quando entraram para o negócio do Hardcore eu simplesmente me distanciei, e em relação as outras bandas eu terminei o projeto, então, estão mais do que bem enterradas, inclusive com os integrantes.
Whiplash! - Você lançou um álbum estranho este ano chamado "Agoraphobic Nosebleed". Me conte mais sobre este estranho projeto.
Dan / Eu era simplesmente um convidado. Gravei as minhas partes como pedido por um amigo meu e mandei para ele via internet. Não foi nada muito sério na verdade, só dei uns berros em meu apartamento e umas distorcidas em minhas linhas de baixo, e pronto, a minha parte estava feita. As minhas linhas de baixo são muito fáceis de serem isoladas e gravadas num álbum.
Whiplash! - Uma coisa que me intriga é a reunião espontânea do Nuclear Assault logo agora. Por que?
Dan / Voltamos para matar toda esta droga de rap metal (risos). Verdade! Estas músicas e a música em geral nos Estados Unidos, tem sido uma droga estes anos, o que tem provocado a reunião de tantas bandas dos anos 80, querendo mostrar como música é realmente feita.
Whiplash! - Vocês fizeram uma grande tiração de sarro com o Vince Neil do Motley Crue no E.P. The Plague.
Dan / Ah, sim ! "Butt Fuck"... (risos)
Whiplash! - Vocês farão outras músicas criticando e tirando sarro de outros músicos ou músicas?
Dan / É muito cedo ainda para dizer se estaremos fazendo coisas deste tipo, mas com certeza estaremos sempre criticando a cena atual e destruindo completamente os egos daqueles que se acham os mestres do rock n’roll no momento. Como John é o que cuida das letras, acho que será uma coisa bastante engraçada ouvir-nos tirando sarro de bandas podres em versão thrash metal dos anos 80 (risos)
Whiplash! - Os outros artistas levam isto na brincadeira ?
Dan / Na verdade é uma crítica geral sobre o que acontece, e utilizamos muito dos recursos de comediante de John para expressarmos de uma forma engraçada o atual mercado, aonde sempre temos aquelas bandinhas bestas fazendo fama e deixando aqueles que realmente sabem fazer música em segundo lugar. Não sei se eles levam na brincadeira, na verdade nem ligo.
Whiplash! - Você tem uma segunda profissão como produtor não é? Me conte um pouco sobre isto.
Dan / Na verdade produzi sim algumas bandas, mas gosto mais de estar lá tocando do que ver outros tocando.
Whiplash! - E a banda Defecation?
Dan / Ah! Nesta banda simplesmente fiquei lá sentado. Não fiz muita coisa. Markus da Nuclear Blast estava começando, então ele queria alguém famoso no selo, então colocou o meu nome na produção desta banda que afinal é um projeto solo do baterista do Napalm Death.
Whiplash! - Qual a sua atual relação com o pessoal do Napalm Death? Ainda mantém contato?
Dan / Não vejo Mick faz muito tempo, mas encontrei o pessoal do Terrorizer em Amsterdã quando estava de férias com a minha esposa. Foi um momento bastante interessante reencontrar naquela época o pessoal com qual trabalhei logo no começo de minha carreira.
Whiplash! - Vocês estão planejando gravar um DVD no show que estarão fazendo em São Paulo?
Dan / Sim, definitivamente. Temos todo o equipamento necessário para realizar este projeto e ficaria muito feliz se isto se concretizasse com os nossos fãs insanos daqui de São Paulo. Será detonador. (risos)
Whiplash! - Estarão tocando aonde aqui em São Paulo?
Dan / Estaremos tocando na Broadway em um show único no dia 20 de setembro.
Whiplash! - O que vocês tocarão aqui ?
Dan / Praticamente tudo de Game Over, Handle With Care, Survivor, aonde também estão os clássicos de nossa banda.
Whiplash! - Handle With Care é o se álbum preferido não é?
Dan / Ah, sim ! Mas gosto bastante do "Game Over" também, aonde soamos mais thrash do que nunca e de uma maneira primitiva, o que dá uma impressão bastante boa neste ponto de vista.
Whiplash! - Você voltará com o Brutal Truth algum dia?
Dan / É, terminamos há quatro anos e posso dizer que este projeto está mais enterrado do que as múmias no Egito. Sempre discutíamos entre nós e simplesmente dei um basta naquilo, o que foi muito bom, já que o restante dos integrantes continuam em contato e conversando normalmente, o que poderia não ter acontecido se tivéssemos prosseguido com a carreira.
Whiplash! - Você ouviu alguma banda brasileira até agora em sua viagem por aqui?
Dan / Na verdade tenho ouvido pouca música em geral, mas ouvi sim uma banda, mas não lembro o nome dela. Me desculpe... (risos)
Whiplash! - Quais são as suas bandas preferidas ?
Dan / Tenho poucas influências e acredito que não tenho sido influenciado por muitas bandas ultimamente.
Mas estou sempre antenado no que acontece no mercado e sempre ouço uma ou outra coisa que surge de repente nas prateleiras nos Estados Unidos. Sempre ouço heavy metal e thrash metal e acredito que não exista uma banda específica que no momento encante o meu coração.
Whiplash! - Qual é o futuro do Nuclear Assault ?
Dan / Gravar um álbum, fazer shows e continuar tocando, já que não temos uma gravadora ainda, então é ainda muito cedo para algo ser previsto e determinado. Com certeza levaremos as coisas conforme a onda vai levando a gente. Agora nos concentraremos um pouco no álbum ao vivo.
Whiplash! - Deixe uma mensagem para os fãs no Brasil.
Dan / Um puta obrigado por lembrar da gente e apoiar em todos os sentidos o thrash metal em geral e obrigado mesmo por sempre estarem apoiando a gente nos momentos bons e nos momentos difíceis até hoje. Espero ver vocês todos no dia 20 na Broadway para enforcarmos o Papa (N.R.: "Hang the Pope" é uma música do Nuclear Assault) juntos... um grande abraço!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps