Metalium: Entrevista exclusiva com o baixista Lars Ratz
Postado em 31 de agosto de 2002
Entrevista por Marcos M. Franke
Raramente vi uma lista tão grande de integrantes de um fã –clube como o do Metalium, que faz sempre questão de divulgá-los em todas as entrevistas. E também raramente vi uma pessoa com um coração tão aberto e simpático para poder aturar esta verdadeira "manada" de fanáticos pelo mundo afora. Lars Ratz, baixista do Metalium, é realmente um verdadeiro herói e um lutador, como aquele para quem escreveu a música "Heart of The Tiger", já que ele é um, assim carinhosamente denominado, "Metalian". Se todos os "Metalians" são fortes e determinados a ponto de se tornarem invencíveis, e até inesquecíveis, como alguém poderá derrotá-los? Com vocês, Lars Ratz, o verdadeiro herói de uma nação que não cabe mais numa folha de papel, mas em seu coração...
Whiplash! - "Hero Nation Chapter Three" é realmente um ótimo trabalho. Alguém entre vocês é um fã de revista em quadrinhos para dar este toque de criatividade ao personagem?
Lars / Eu, desde criança sou um fanático pelo Kiss e inclusive tinha os gibis lançados naquela época. Nosso elaborador de arte também é um fanático pelos quadrinhos, o que ajudou a criar um herói que ouvisse um som pesado e de alguma maneira servisse o Mundo como um Herói, incorporando naqueles que já uma vez existiram.
Whiplash! - Como o "Metalian" lentamente se personificou em suas vidas?
Lars / O "Metalian" espelha na verdade minha vida, e representa realmente a maneira de viver de um verdadeiro fã do Heavy Metal!
Whiplash! - Carolin Fortenbacher e Don Airey (ex-Uriah Heep) também participaram deste novo trabalho. Como aconteceu esta estranha e até engraçada união, já que meus pais ouvem a soprano Carolin?
Lars / Como um velho fã de Ozzy e Rainbow, eu naturalmente também achei Don um herói para mim. De uns tempos para cá ele se tornou um grande amigo meu, e ao fazer um churrasco perguntei se existia a possibilidade de ele tocar teclado em meu novo álbum. Carolin é somente uma boa amiga e nossas famílias vão esquiar juntas. Com ela e Arjen Lucassen, estarei elaborando um projeto clássico.
Whiplash! - Todas as músicas em "Hero Nation Chapter Three" contam como Metalian se transforma em cada personagem, de Deuses até Homens. Como surgiu a idéia de contar a história destas lendas juntamente com o personagem?
Lars / Ele é um lutador, um guerreiro, que acredita naquilo de mais honrado na face da terra. Estes heróis lendários de uma maneira são, cada um, uma parte de "Metalian".
Whiplash! - Vocês pesquisaram quem eram estas Lendas no mundo inteiro, ou procuraram uma lenda específica?
Lars / Nós juntamos as "Metalian Forces" em 13 países no Mundo inteiro e perguntamos a opinião deles. Assim estamos muito orgulhosos que "Hero Nation Chapter Three"
foi um trabalho em conjunto, aonde reuni 13 países no mundo inteiro perguntando a opinião deles. Desta maneira estamos até mais orgulhosos ainda, que "Hero Nation Chapter Three" surgiu da união da banda e dos fãs de todo o Mundo.
Whiplash! - A primeira coisa que me chamou a atenção e sempre vai chamar é a voz fantástica de Hennig Basse. Como ele trata dela? Já existiu qualquer problema numa turnê neste
sentido?
Lars / Não. Hennig não bebe nem fuma, assim nunca houve problemas. Como profissional imagino que ele seja responsável o suficiente para saber como deve cuidar dela.
Whiplash! - Nos shows vocês sempre utilizam-se de suas roupas tradicionais assim chamadas de "armaduras" (na verdade não são de verdade, mas a semelhança é fantástica)?
Lars / É, boa pergunta, é sempre o Henning que tem uma, mas sempre o invejei por causa disto. Acredito que logo todos nos adaptaremos a isto.
Whiplash! - Como é um show do Metalium?
Lars / Essa pergunta realmente é boa e digo para todos que estão aí lendo estas palavras: 110% METAL!
Whiplash! - Vocês já organizaram um set-list para o show aqui no Brasil?
Lars / Não, mas logo ela estará sendo feita, e acredite, você será o primeiro a saber !
Whiplash! - Quem você tem como ídolo para ter uma sintonia tão pesada e metálica com o baixo?
Lars / Na verdade não tenho ninguém como um ídolo hoje em dia, mas quando jovem sempre me influenciei e gostei dos estilos de Steve Harris, Neil Murray, Nikki Sixx e Bob Daisley.
Whiplash! - Quais são as bandas que vocês não tiram de seu cd-player ultimamente?
Lars / Eu, no caso, ouço só música clássica, para me abastecer de energia para o Metalium.
Whiplash! - Para mim não foi nada fácil achar uma música preferida em seu mais recente trabalho. "Accused to Be a Witch", "Rasputin" e "Fate Conquered the Power" são as minhas preferidas. Qual para você é a melhor música do Metalium neste álbum?
Lars / Eu acho "Odin’s Spell" uma das melhores músicas já feitas por nós. E acredito que esta simboliza não só um ápice como também um grande progresso em nossa carreira.
Whiplash! - Você pode me dizer se estas serão tocadas aqui o Brasil?
Lars / Todas, até "Fate Conquered the Power", iremos com certeza tocar ao vivo em seu país.
Whiplash! - Este trabalho com certeza destaca-se dos anteriores, mesmo vocês insistindo em que todos merecem o mesmo respeito e tiveram o mesmo carinho ao serem criados. Todos dizem a mesma coisa, e as mídias não se decidem se "Hero Naton" é ou não é o álbum símbolo de um crescimento e amadurecimento do Metalium. Como você define isto?
Lars / Perguntinha difícil esta. Mas vamos ver. Todos os capítulos (todos os álbuns) se encaixam perfeitamente, como uma sequência de uma novela, ou de um "Metalian". O "Metalian", que no caso sou eu, estou em todos, o que diz que aonde eu estiver existirá uma sequência do Metalium. Por isso os três álbums são muito importante para um entendimento da história. É um retrato vivo de minha vida e luta pelo METAL!
Whiplash! - O que vocês esperam do show aqui no Brasil com Edenbridge ?
Lars / A casa irá tremer, o chão se quebrar e rock n’ roll estará na veia de cada um naquele ambiente. Ouvi muito de Kai Hansen e Luca Turilli que vocês são um barato de audiência. Quero ver isto também, e faço questão de sempre dar tudo de mim até que eu esteja esgotado.
Whiplash! - Edenbridge e Metalium já estiveram num mesmo palco juntos? Você gosta do som deles e do estilo Edenbridge?
Lars / Eles foram nossa banda de suporte na turnê "Heronation Over Europe". Os respeito em primeiro lugar, mas gosto de um som mais pesado! A gente se dá muito bem juntos.
Whiplash! - Chris Cafrey (Savatage) e Mike Terrana (ex-Rage) já foram integrantes do Metalium. Por que eles abandonaram o Metalium?
Lars / Chris estava ocupado com o Savatage e no caso tinha coisas melhores para fazer... nós ainda mantemos contato e talvez trabalhemos juntos novamente em outros projetos. Ele é um ótimo guitarrista. Com Mike eu não quero mais trabalhar. Estamos felizes com Michael Ehre, já que ele toca para a banda e não só para ficar mostrando sua técnica mirabolante. Música é mais que técnica. É alma também...
Whiplash! - Vocês tem planos para um novo CD? Quando entrarão em estúdio? Vocês já tem um nome para este suposto novo álbum?
Lars / Assim que voltarmos do Brasil estaremos entrando no Tornado Studio em Hamburgo. O título é SURPRESA!!!
Whiplash! - Já estou ansioso em ver vocês ao vivo e mostrando do que o verdadeiro metal é feito. Deixe uma mensagem para os animados e fiéis headbangers!
Lars / E aí meus queridos fãs brasileiros! Estou mais que ansioso de poder comemorar uma enorme queima de fogos de artifício para vocês!!! STAY METAL, BROTHERS AND SISTERS!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps