Tygers Of Pan Tang - Entrevista exclusiva com Jess Cox, vocalista

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Enviar correções  |  Ver Acessos

Tygers Of Pang Tang

Apesar de não conhecida no Brasil, o Tygers Of Pang Tang é uma das melhores bandas da NWOBHM, o Whiplash! entrevistou Jess Cox, vocalista da banda e dono da Neat Records que fala sobre a banda, o atual cenário heavy e mais.

Entrevista concedida a Felipe Matula.

Whiplash! / Alguns dos membros do Tygers Of Pang Tang fizeram alguns shows recentemente. Como foram esses shows?

Jess Cox / Nós fizemos um show na Alemanha em Agosto em um festival chamado Wacken. Foi muito legal. O festival atraiu 30.000 pessoas, então foi uma grande plataforma para um show de 20º aniversário para os Tygers. Este foi o único motivo para o fazermos. A formação foi Robb Weir na guitarra e eu nos vocais auxiliados pelo baixista, guitarrista e baterista do Blitzkrieg. Basicamente, nós tocamos "Wild Cat" e alguns b-sides de singles antigos. Nós nos divertimos e se nos for oferecidos um show decente (talvez no Brasil?!?!?) [N. do E.: como se pode ver, as bandas querem tocar aqui, só falta produtores bem intencionados] nós faríamos de novo.

Whiplash! / Porque o Tygers não pode voltar completo?

Jess Cox / Esperançosamente, um ou dois podem juntar-se a nós se fizermos de novo. Eles todos foram chamados mas não puderam ou não fariam (recusaram). John Deverill e Fred Purser não quiseram também. John Sykes não respondeu, apesar de termos deixado mensagens. Rocky é um procurador agora e não quer mais tocar. Brian Dick estava fazendo temporada de 6 meses com uma outra banda no verão.

Whiplash! / Vocês voltaram por dinheiro ou por prazer?

Jess Cox / Nós fizemos o show para celebrar o 20º aniversário da banda. Nosso primeiro álbum foi lançado em Novembro de 79. "Don't Touch Me There", pela Neat Records.

Whiplash! / Há pouco tempo, a discografia do Tygers Of Pang Tang foi relançada com várias faixas-bônus. John Sykes também colocou em seu álbum músicas da época do Tygers. Existe mais material daquela época ainda não lançado?

Jess Cox / Pelo que eu saiba, não há outras faixas não lançadas do Tygers. Todas as 20 faixa- onus, eu coloquei em "Wild Cat", "Spellbound", "Crazy Nights" e "The Cage". Eram originalmente lados-B ou lados-A dos singles do Tygers, exceto "It Ain't Easy" no Spellbound que nunca tinha sido lançada. John não usou nenhuma faixa do Tygers em nenhum de seus trabalhos que eu saiba, a não ser que você esteja falando do CD japonês. Isto tudo foram faixas antigas do Tygers que aprecem nos meus relançamentos.

Whiplash! / Atualmente, o heavy metal está mais direcionado ao melódico e aos estilos extremos, e a Neat tem relançado muita coisa dos '80. É uma forma de trazer isso de volta?

Jess Cox / Na Neat nós sempre lançamos material Rock, AOR, Extremo e Metal, então nada mudou. Nós estamos apenas continuando a fazer o que sempre fizemos. Se você está se referindo ao material NWOBHM, ninguém estava fazendo isso quando nós recomeçamos em 1995, então, por isso, eu tenho certeza de que as pessoas ainda queriam ouvir material de bandas como Blitzkrieg, Savage e Holocaust. Eu fiz eles voltarem a gravar. A resposta pelo mundo afora tem sido ótima, então eu estou muito satisfeito. Nós também temos um selo extremo chamado Elderthorn Records e lançamos 8 álbums de bandas de lugares como o Reino Unido, França, Lituânia e Latvia. Nós também lançamos 3 álbuns na Neat Metal pela AOR Kings, Shy este ano.

Whiplash! / Você, além de ter participado, é um grande conhecedor de NWOBHM. Fale um pouco sobre as bandas que não são conhecidas daquela época e no que a NWOBHM representa para o heavy metal atual.

Jess Cox / Todo mundo sabe sobre Def Leppard, Saxon, Iron Maiden e The Tygers, etc., mas haviam muitas outras como Vardis, Witchfynde, Ethel The Frog, Toad & The Wet Spockets!! A coisa legal sobre a NWOBHM é que ela saiu de trás do Punk DIY [N. do E.: 'Punk Do-It-Yourself', lema do movimento punk que era soberano na década de 70], onde toda cidade tinha sua banda NWOBHM. Newcastle, minha cidade natal, tinha várias (e todas elas assinaram c/ a Neat): Venom, White Spirit, Raven, Hellanbach, Fist, Tyson Dog (e o Tygers). Essas novas bandas influenciaram a cena Thrash de Los Angeles Bay, o Speed Metal, e todas essas bandas por aí hoje. Dê só uma olhada no Garage Inc. do Metallica e você verá como a NWOBHM influenciou a maior banda de metal do planeta! Nós temos 3 bandas coverizadas no álbum: "Blitzkrieg", do Blitzkrieg; "Killing Time", do Savage; e "The Small Hours", do Holocaust.

Whiplash! / Comente essas bandas:

Whiplash! / Iron Maiden:

Jess Cox / Um bando de caras legais do leste [de Londres]! Steve Harris é um cara realmente legal. Eu não tenho falado c/ ele há anos, mas ele sempre foi um cara despretensioso pé-no-chão. Eu, uma vez, tive uma banda com o ex-guitarrista do Maiden, Dennis Stratton, chamada Lionheart.

Whiplash! / Saxon:

JC / O bom e velho Biff ainda está nela. Eu o vi tocar com o Saxon mês passado na Alemanha, no Wacken Festival, e o público adorou-os. O Tygers abriram pra eles na turnê "The Wheels Of Steel" na Inglaterra em 1980. Eu lembro que nós costumávamos fazer uma passagem de som de zoeira e tocávamos "Wheels Of Steel", mas cantávamos 'Meals On Wheels' (uma organização governamental que fornecia refeições quentes para casas de pessoas velhas na Inglaterra) no refrão.

Whiplash! / Def Leppard:

JC / Grande banda com grandes tragédias, realmente. Ele fizeram milhões com isso, então bom pra eles. Eu me lembro de vê-los em um clube em Sheffield [N. do E.: cidade no interior da Inglaterra perto de Londres, onde Bruce Dickinson nasceu] na frente de 20 pessoas! O novo álbum está dando aos fãs o que eles querem, mas eu suponho que a popularidade deles tenha caído um pouco. Eu sei que Joe falou mal de mim alguns anos atrás numa revista alemã!? Realmente triste: Eu não faço idéia do porquê e que ameaça eu sou para ele.

Whiplash! / Tygers Of Pan Tang:

JC / Ótima banda que nunca preencheu seu potencial. Se a banda tivesse se mantido Hard, e não tivesse ficado mais soft no "The Cage" eu acho que eles teriam durado mais tempo.

Whiplash! / Você conhece o heavy metal brasileiro? Comente algumas bandas.

Jess Cox / Obviamente trabalhamos com a Rock Brigade Records. Eles estão relançando alguns álbuns do nosso selo. Eles gerenciam o Angra, eu acredito. Eu recebi algumas demos do Brasil e eu fiquei admirado pela qualidade. Rarabicheubas me enviou um CDR do seu material uns meses atrás: era muito bom. Eu tenho certeza que eles deveriam conseguir um contrato no Brasil.

Whiplash! / Deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros e para os usuários do site Whiplash!

Jess Cox / Eu desejo a todos boa sorte e boa saúde. Um dia eu espero passar por aí: ou com o Tygers ou c/ uma de minhas bandas da Neat.


Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Todas as matérias da seção EntrevistasTodas as matérias sobre "Tygers Of Pantang"


NWOBHM: dez álbuns essenciais do gêneroNWOBHM
Dez álbuns essenciais do gênero

Heavy Metal: Alguns discos que são obras-primas pouco lembradasHeavy Metal
Alguns discos que são obras-primas pouco lembradas


Vício: Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroínaVício
Phil Anselmo relata como é ser viciado em heroína

Steven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeasSteven Tyler
Primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas


adClio336|adClio336