Em 09/08/1995: Jerry Garcia (Grateful Dead), morre aos 53 anos
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 09/08/1995: Jerry Garcia (líder e mentor da banda Grateful Dead), morre aos 53 anos, durante tratamento contra a dependência narcótica. O coração não agüentou dizer adeus a velhos hábitos.
Grateful Dead - Mais Novidades
Seguem textos das Wikipedia sobre Jerry e o Grateful Dead.
Jerome John "Jerry" Garcia, nascido em 1 de agosto de 1942, foi guitarrista e vocalista da banda de rock psicodélico Grateful Dead. Sua carreira, contudo, foi muito mais abrangente, envolvendo vários outros projetos. Garcia começou tocando banjo e piano, passou para a guitarra e eventualmente se tornou mestre em instrumentos de corda, apesar de ter seu dedo médio amputado quando garoto.
Grateful Dead, que numa tradução livre para o português significa algo como "O morto agradecido", foi uma banda de rock estadunidense formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do folk, bluegrass, blues, contry, jazz, psicodélico, space music e gospel, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."
Tanta singularidade deu origem a fãs que chegavam a seguir a banda de show em show por anos. Os admiradores mais fanáticos do Grateful Dead ficaram conhecidos como "deadheads". A louvação é tanta e tão duradoura que leilões realizados em 2007 com objetos pessoais de Jerry Garcia chegaram a arrecadar mais de um milhão de dólares. Banheira, pia e até mesmo o vaso sanitário do guitarrista e vocalista do Grateful Dead foram arrematados por fãs interessados em guardar um souvenir de uma das lendas do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Seis fãs são hospitalizados após show do Angine de Poitrine em Montreal
Baterista de Piracicaba vence concurso do Metallica com galinha de borracha
A música esquecida do Led Zeppelin que Robert Plant acha simplesmente "linda"
A música do aclamado álbum do Metallica que foi um "tiro no próprio pé", segundo a Louder
Gravação inédita de Raul Seixas cantando Rolling Stones é lançada oficialmente
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
A canção punk que os Stones lançaram nos anos 70, e que causou problemas com Keith Richards
A música considerada a "ovelha negra" do "Black Album", segundo a Louder
O álbum do Faith No More que inventou o nu metal, segundo guitarrista do Korn
"Vão se f...": a mensagem de Serj Tankian (System of a Down) para o governo israelense
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A música do Pink Floyd que David Gilmour nunca mais vai tocar ao vivo
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu


Como o Grateful Dead ajudou a seleção lituana de basquete masculino em 1992
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Em 03/07/1971: Jim Morrison, do The Doors, é encontrado morto na banheira
Rick Wright, tecladista do Pink Floyd, morre aos 65 anos de idade


