Em 09/08/1995: Jerry Garcia (Grateful Dead), morre aos 53 anos
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 09/08/1995: Jerry Garcia (líder e mentor da banda Grateful Dead), morre aos 53 anos, durante tratamento contra a dependência narcótica. O coração não agüentou dizer adeus a velhos hábitos.
Grateful Dead - Mais Novidades
Seguem textos das Wikipedia sobre Jerry e o Grateful Dead.
Jerome John "Jerry" Garcia, nascido em 1 de agosto de 1942, foi guitarrista e vocalista da banda de rock psicodélico Grateful Dead. Sua carreira, contudo, foi muito mais abrangente, envolvendo vários outros projetos. Garcia começou tocando banjo e piano, passou para a guitarra e eventualmente se tornou mestre em instrumentos de corda, apesar de ter seu dedo médio amputado quando garoto.
Grateful Dead, que numa tradução livre para o português significa algo como "O morto agradecido", foi uma banda de rock estadunidense formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do folk, bluegrass, blues, contry, jazz, psicodélico, space music e gospel, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."
Tanta singularidade deu origem a fãs que chegavam a seguir a banda de show em show por anos. Os admiradores mais fanáticos do Grateful Dead ficaram conhecidos como "deadheads". A louvação é tanta e tão duradoura que leilões realizados em 2007 com objetos pessoais de Jerry Garcia chegaram a arrecadar mais de um milhão de dólares. Banheira, pia e até mesmo o vaso sanitário do guitarrista e vocalista do Grateful Dead foram arrematados por fãs interessados em guardar um souvenir de uma das lendas do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rockstadt Extreme Fest anuncia 81 bandas para maratona de 5 dias de shows
Apocalyptica confirma três shows no Brasil com turnê em homenagem ao Metallica
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
A música pela qual Brian May gostaria que o Queen fosse lembrado
Copa do Mundo do Rock: uma banda de cada país classificado, dos EUA ao Uzbequistão
O cantor que Robert Plant elogiou: "Sabem quem acho que tem a melhor voz que já ouvi?"
Ele tem até bituca de cigarro; o fã de Iron Maiden tão fanático que apareceu no documentário
A música do Genesis que a banda, constrangida, talvez preferisse apagar da história
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Sangramento nasal tira baterista de turnê do Savatage temporariamente
O hit de John Lennon que Ritchie Blackmore odiou: "Parece uma banda semi-profissional"
Edu Falaschi lembra emoção no show do Angra: "Acabou aquilo que sofri pra caralh*!"
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Woodstock Rock Store caminha para se tornar patrimônio cultural imaterial de São Paulo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Como o Grateful Dead ajudou a seleção lituana de basquete masculino em 1992
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
Em 15/04/2001: Joey Ramone morre aos 49 anos de idade


