Em 09/08/1995: Jerry Garcia (Grateful Dead), morre aos 53 anos
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 09/08/1995: Jerry Garcia (líder e mentor da banda Grateful Dead), morre aos 53 anos, durante tratamento contra a dependência narcótica. O coração não agüentou dizer adeus a velhos hábitos.
Grateful Dead - Mais Novidades
Seguem textos das Wikipedia sobre Jerry e o Grateful Dead.
Jerome John "Jerry" Garcia, nascido em 1 de agosto de 1942, foi guitarrista e vocalista da banda de rock psicodélico Grateful Dead. Sua carreira, contudo, foi muito mais abrangente, envolvendo vários outros projetos. Garcia começou tocando banjo e piano, passou para a guitarra e eventualmente se tornou mestre em instrumentos de corda, apesar de ter seu dedo médio amputado quando garoto.
Grateful Dead, que numa tradução livre para o português significa algo como "O morto agradecido", foi uma banda de rock estadunidense formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do folk, bluegrass, blues, contry, jazz, psicodélico, space music e gospel, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."
Tanta singularidade deu origem a fãs que chegavam a seguir a banda de show em show por anos. Os admiradores mais fanáticos do Grateful Dead ficaram conhecidos como "deadheads". A louvação é tanta e tão duradoura que leilões realizados em 2007 com objetos pessoais de Jerry Garcia chegaram a arrecadar mais de um milhão de dólares. Banheira, pia e até mesmo o vaso sanitário do guitarrista e vocalista do Grateful Dead foram arrematados por fãs interessados em guardar um souvenir de uma das lendas do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
70000Tons of Metal anuncia abertura das vendas ao público e primeiras 30 atrações de 2027
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Por que Iron Maiden nunca usa camisa de outra banda, segundo Regis Tadeu

As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Em 27/08/1990: Stevie Ray Vaughan morre em um acidente de helicóptero


