Bruce Dickinson: a busca pela vida eterna em "Resurrection Men"
Por Tchelo Emerson
Postado em 10 de maio de 2024
O canal Metal Musikast no Youtube está fazendo uma nova série de vídeos com análise completa do mais novo disco solo do Bruce Dickinson, "The Mandrake Project". A série terá um total de 10 vídeos com resenhas detalhadas. São muitas informações e curiosidades sobre cada uma das músicas e letras do novo trabalho de estúdio do vocalista do Iron Maiden.
Bruce Dickinson - Mais Novidades
O novo vídeo conta com análise da letra de "Ressurrection Men", quarta faixa do mais novo álbum solo do vocalista do Iron Maiden.
Veja a resenha completa no player de vídeo a seguir.
Em entrevista coletiva (da qual o canal Metal Musikast participou), Bruce Dickinson esclareceu que a referida música começa com uma abordagem sonora que se assemelha às trilhas sonoras de filmes do Quentin Tarantino ou do compositor Ennio Morricone (que compôs mais de 400 partituras para cinema e TV, dentre elas, a famosa trilha sonora para o filme "The Good, the Bad and the Ugly", cujo trecho é utilizado pelo Metallica na abertura de seus shows desde o início dos anos 80). A música destoa um tanto do heavy metal tradicional que o consagrou no Iron Maiden, se aproximando do experimentalismo presente no seu disco solo "Balls to Picasso".No meio da música, há uma alteração na sonoridade, que se torna pesada e distorcida, no melhor estilo stoner rock ou com inspiração na sonoridade consagrada pelo Black Sabbath.
Mas Bruce não esclareceu nada sobre a letra de "Ressurrection Men" naquela entrevista. O vocalista divulgou o lançamento de 12 edições de "comic books" contando uma história que ele vem desenvolvendo há pelo menos uma década. Na coletiva, ele informou que o álbum e as "comic books" podem ser apreciados separadamente, embora "sejam árvores independentes que têm a mesma raíz".
A história criada por Bruce Dickinson apresenta dois protagonistas, Dr. Necrópolis (apresentado no clip de "Afterglow of Ragnarök") e Professor Lazarus, que é apresentado na letra de "Ressurrection Men".
O ponto central da história trata da tentativa dos protagonistas de alcançar a ressurreição, capturando as almas dos mortos e colocando-as em outros corpos. Tal experiência é descrita na letra citada acima.
A apresentação do personagem e a experiência com os mortos ficam explícitos na seguinte estrofe:
Meu nome é Lázaro, eu levanto os mortos
My name is Lazarus, I raise the dead
Toda a letra da música é permeada de termos referentes à magia, o que sempre foi comum na carreira solo de Bruce Dickinson. Ele disse também que o novo álbum tem referências a outros álbuns de sua carreira solo. Em "Ressurrection Men" é possível identificar palavras próprias da alquimia, tema bastante explorado em seu disco "The Chemichal Wedding". O "casamento químico" é um tema central para os alquimistas, representando a junção do mercúrio e do enxofre como uma fase para o procedimento de criação da pedra filosofal, que permite tornar qualquer metal em ouro. É possível interpretar também que o "casamento químico" simboliza a ressurreição e a purificação da alma humana. Um trecho da letra faz referência indireta ao tema:
Algum casamento mortal, uma esposa estéril
Some deadly marriage, a barren wife
Mais uma vez, o vocalista do Iron Maiden escreve uma letra repleta de poesia, ocultismo e simbolismos a serem desvendados.
O vídeo é o quarto da série "Explicando The Mandrake Project", que vai abordar curiosidades sobre toda a história contada pelo vocalista do Iron Maiden nesse novo projeto de sua carreira solo.
METAL MUSIKAST no Youtube é um novo canal para os fãs de metal encontrarem muita informação e histórias sobre as principais bandas de várias vertentes do metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps