Bandas que adotaram títulos de músicas como nome
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 03 de outubro de 2016
Na hora de escolher o nome da banda, os membros precisam ter criatividade e originalidade, parece ser uma tarefa difícil, mas com boa inspiração chega-se no resultado desejado. Reuniões são feitas, idéia são discutidas até chegar no nome ideal, onde todos estejam de acordo, e até mesmo pode acontecer de forma espontânea, como em alguns casos que citaremos nesta matéria. Existem bandas que simplesmente adotam o nome de uma canção para usar como nome do grupo. E é este o assunto principal desta matéria, a seguir você irá conhecer, ou relembrar, algumas bandas que batizaram seus nomes inspirados em títulos de canções de bandas famosas. Confira:
SHAMAN - "The Shaman" do ANGRA
Os membros remanescente do Angra, Andre Matos, Luis Mariutti e Ricardo Confessori decidiram montar uma nova banda. Surgiu então o Shaman, nome que foi sugerido por Luis, em referência a música "The Shaman" do álbum "Holy Land". Shaman significa "aquele que enxerga no escuro".
EPICA - álbum "Epica" do KAMELOT
O Epica não se inspirou em uma música para criar seu nome, mas em um nome de disco. O disco "Epica" do Kamelot serviu de inspiração para os holandeses que guardam um respeito enorme pela banda do marido de Simone Simons e companhia, que já chegaram a excursionar com o Kamelot.
GODSMACK - "God Smack" do ALICE IN CHAINS
Apesar do baixista do Godsmack, Robbie Merrill, afirmar que o nome foi inspirado na música "God samck" do Aline in Chains, o vocalista Sully Erna alega que o nome veio de uma brincadeira sobre herpes nos lábios, na qual ele tirou sarro de alguém que tinha, porém ele também acabou pegando, e aquilo ficou na mente dele. Mas mesmo assim ele confirma que sabia da música do Alice in Chains.
DEEP PURPLE - "Deep Purple" de Bing Crosby
Já no começo da carreira o Deep Purple precisava consolidar um nome pra seguir em frente como uma banda de verdade. Depois de muitas escolhas a melhor decisão veio a favor do guitarrista Ritchie Blackmore. Sua avó gostava muito de uma música do cantor norte-americano Bing Crosby, chamada "Deep Purple".
KISSIN' DYNAMITE - "Kissin' Dynamite" do AC/DC
Como já foi dito, parece ser uma tarefa difícil em escolher um bom nome para a banda. Mas quando a lâmpada acende em nossas cabeças, esse é o momento mais oportuno. Foi assim, de forma espontânea, que os alemães do Kissin' Dynamite decidiram batizar o nome da banda. Durante uma reunião para decidir o nome que a banda iria usar, o celular do baterista Andi Schnitzer tocou, e o toque da chamada era um trecho da música "Kissin' Dynamite" do AC/DC, naquela hora todos tiveram a mesma idéia e usaram o nome.
MOTÖRHEAD - "Motorhead" do HAWKWIND
Cabeçote de motor. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy Kilmister usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.
JUDAS PRIEST - "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" do BOB DYLAN
Bem nos primórdios da banda, antes da reformulação, ainda quando a banda era composta por alguns membros, como Al Atkins e o baixista Bruno Stapenhill, a escolha de um nome definitivo para a banda já estava sendo discutida. Passaram então a experimentar diversos nomes, até que Stapenhill propôs que se chamassem Judas Priest, nome retirado da canção "The Ballad of Frankie Lee and Judas Priest" do cantor Bob Dylan.
E por enquanto é só. Se você conhece mais uma banda que usou o título de uma música para usar como nome, fique à vontade para citá-la nos comentários.
Comente: Lembra de alguma banda que usou um nome de música de outra para seu próprio nome?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião


As 10 bandas favoritas do metal brasileiro no Metal Storm
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


