Woodstock: Em 1969, Jimi Hendrix fechava o evento

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carla L Fillardi, Fonte: Guitar Player, Tradução
Enviar Correções  

por Michael Molenda

Acreditem ou não, o famoso cowboy Roy Rogers iria fechar Woodstock com uma interpretação de "Happy Trails". Felizmente ele recusou, porque assim o mundo teve JIMI HENDRIX em seu lugar.

HENDRIX – que não dormiu durante os três dias do festival, de acordo com o que as pessoas disseram – subiu ao palco às 9 da manhã de segunda-feira, 18 de agosto de 1969, e tocou por duas horas. Sua apresentação incluiu a eloquência artística da sua versão de guerra do hino "The Star Spangled Banner", que vocês podem conferir no vídeo abaixo...

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aqui estão alguns fatos engraçados sobre a performance de HENDRIX no Woodstock (graças ao especialista em HENDRIX, Joel Brattin):

- A banda de HENDRIX – que ele chamava de "Gypsy Suns and Rainbows" [N.T. "Sóis e arco-íris ciganos"] ou "uma banda de ciganos" – tinha uma formação temporária. Ele tocou apenas mais duas vezes com esses músicos depois de Woodstock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- Essa foi a única banda de HENDRIX que incluiu um outro guitarrista, Larry Lee. Acreditem ou não, Lee não estava apenas seguindo e acompanhando o mestre. Ele tocou alguns solos e assumiu os vocais principais em duas músicas.

- A apresentação em Woodstock foi a única performance maior que HENDRIX fez no período da manhã.

- Foi oferecido a HENDRIX o horário da meia-noite no programa, mas ele recusou visando o fechamento do festival. Alguém pode se perguntar se ele sabia o significado do evento e optou por um momento potencialmente histórico?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

- O público presente na apresentação de HENDRIX era de menos da metade das 500.000 pessoas presentes no pico do festival. Foi estimado que "apenas" 200.000 fãs assistiram HENDRIX fechar o festival.

- A famosa versão de "The Star Spangled Banner" não foi uma performance à parte. Na verdade, foi parte de um medley de mais de 30 minutos que também incluiu "Voodoo Child (Slight Return)" e "Purple Haze".

- Woodstock NÃO foi a primeira vez que HENDRIX tocou "The Star Spangled Banner" – embora tenha sido, obviamente, a mais importante e icônica. De fato, existem aproximadamente 50 gravações ao vivo de HENDRIX tocando o hino nacional, com versões que vão de pouco mais de um minuto a mais de seis minutos. A versão do Woodstock tem 3:46.

- HENDRIX tocou uma rara música extra em Woodstock, optando por voltar e tocar "Hey Joe".

publicidade

Aqui está a set list completa (de HENDRIX) no Woodstock:

Introduction
Message to Love
Getting My Heart Back Together Again > Hear My Train a-Comin'
Spanish Castle Magic
Red House
Mastermind
Lover Man
Foxy Lady
Beginning > Jam Back at the House
Izabella
Gypsy Woman
Fire
Voodoo Child (Slight Return)
Stepping Stone
Star Spangled Banner
Purple Haze
Woodstock Improvisation
Villanova Junction
Hey Joe




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Guns N' Roses: a famosa trilogia de clipes do grupoGuns N' Roses
A famosa trilogia de clipes do grupo

Humor: os dez maiores picaretas da música internacionalHumor
Os dez maiores picaretas da música internacional


Sobre Carla L Fillardi

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliHo WhiFin