Woodstock: Em 1969, Jimi Hendrix fechava o evento
Por Carla L Fillardi
Fonte: Guitar Player
Postado em 19 de agosto de 2014
por Michael Molenda
Acreditem ou não, o famoso cowboy Roy Rogers iria fechar Woodstock com uma interpretação de "Happy Trails". Felizmente ele recusou, porque assim o mundo teve JIMI HENDRIX em seu lugar.
HENDRIX – que não dormiu durante os três dias do festival, de acordo com o que as pessoas disseram – subiu ao palco às 9 da manhã de segunda-feira, 18 de agosto de 1969, e tocou por duas horas. Sua apresentação incluiu a eloquência artística da sua versão de guerra do hino "The Star Spangled Banner", que vocês podem conferir no vídeo abaixo...
Aqui estão alguns fatos engraçados sobre a performance de HENDRIX no Woodstock (graças ao especialista em HENDRIX, Joel Brattin):
- A banda de HENDRIX – que ele chamava de "Gypsy Suns and Rainbows" [N.T. "Sóis e arco-íris ciganos"] ou "uma banda de ciganos" – tinha uma formação temporária. Ele tocou apenas mais duas vezes com esses músicos depois de Woodstock.
- Essa foi a única banda de HENDRIX que incluiu um outro guitarrista, Larry Lee. Acreditem ou não, Lee não estava apenas seguindo e acompanhando o mestre. Ele tocou alguns solos e assumiu os vocais principais em duas músicas.
- A apresentação em Woodstock foi a única performance maior que HENDRIX fez no período da manhã.
- Foi oferecido a HENDRIX o horário da meia-noite no programa, mas ele recusou visando o fechamento do festival. Alguém pode se perguntar se ele sabia o significado do evento e optou por um momento potencialmente histórico?
- O público presente na apresentação de HENDRIX era de menos da metade das 500.000 pessoas presentes no pico do festival. Foi estimado que "apenas" 200.000 fãs assistiram HENDRIX fechar o festival.
- A famosa versão de "The Star Spangled Banner" não foi uma performance à parte. Na verdade, foi parte de um medley de mais de 30 minutos que também incluiu "Voodoo Child (Slight Return)" e "Purple Haze".
- Woodstock NÃO foi a primeira vez que HENDRIX tocou "The Star Spangled Banner" – embora tenha sido, obviamente, a mais importante e icônica. De fato, existem aproximadamente 50 gravações ao vivo de HENDRIX tocando o hino nacional, com versões que vão de pouco mais de um minuto a mais de seis minutos. A versão do Woodstock tem 3:46.
- HENDRIX tocou uma rara música extra em Woodstock, optando por voltar e tocar "Hey Joe".
Aqui está a set list completa (de HENDRIX) no Woodstock:
Introduction
Message to Love
Getting My Heart Back Together Again > Hear My Train a-Comin'
Spanish Castle Magic
Red House
Mastermind
Lover Man
Foxy Lady
Beginning > Jam Back at the House
Izabella
Gypsy Woman
Fire
Voodoo Child (Slight Return)
Stepping Stone
Star Spangled Banner
Purple Haze
Woodstock Improvisation
Villanova Junction
Hey Joe
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden


Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
O clássico do rock que Jimi Hendrix provavelmente iria refazer em algum momento
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Os destaques do funeral de Lemmy Kilmister


