La Malagueña: o toque mexicano rocker na trilha de "Kill Bill"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 13 de abril de 2014
Detentores de uma linguagem gráfica totalmente a parte da massificação da indústria cinematográfica dos últimos vinte anos, TARANTINO e ROBERT RODRIGUEZ converteram mangás, westerns de segunda linha e películas desbotadas de kung fu dos anos 70 em uma versão quadrinizada da sétima arte, enxertada por trilhas sonoras que, por si só, rendem um tópico exclusivo - vide o excelente box ‘Tarantino Experience’, lançado recentemente. Do resgate de bandas de garagem obscuras dos anos 60 à operetas italianas, uma canção já registrada em mais de duzentas (!) versões diferentes, aparece nas trilhas de dois pontos altos da filmografia de ambos.
‘La Malagueña"- também conhecida por ‘Malagueña Salerosa"- é uma canção mexicana ao melhor estilo "huapango"( vulgarmente chamada de canção mariachi, estilo que mistura tons menores e maiores e capricha no falsete vocal). Motivo de discórdia autoral, "Malagueña" é datada de 1947 e atribuída a ELPIDIO RAMIREZ e PEDRO GALINDO. A letra carrega nas tintas do latino passionalíssimo, narrando a história do sujeito apaixonado pela moça rica- mais dramalhão impossível- e traz uma cadência melódica daquelas que pegam o incauto pelo contra pé.
O que isso tem a ver com rock? Para além de trios de bolero, a faixa foi regravada por gente dos mais diversos nichos, de PLÁCIDO DOMINGO aos colombianos da "cumbia psicodélica’ do BOMBA ESTÉREO. Mas foi nas versões de BRIAN SETZER e CHINGÓN, gravadas para os filmes, que a música "incorpora" el diablo. Enquanto o ex-líder do STRAY CATS prescreve CHET ATKINS e DICK DALE no mesmo receituário, os mexicanos do CHINGON (banda liderada por RODRIGUEZ que a criou especialmente para a trilha e que também registrou "Cherry's Dance of Death" para "Grindhouse") vão de cara na versão lírica, introduzindo camadas de guitarra distorcida ao fundo de trompetes e violões ao melhor estilo tradicional.
Versão BRIAN SETZER
Versão do grupo CHINGON
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Ela não era fã do Rush": Geddy Lee fala sobre o desafio da nova baterista da banda
A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence

O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
5 curiosidades que você não sabia sobre o saudoso Ace Frehley do Kiss
O dia que os Beatles cantaram para 12% da população mundial
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
Vocalista do Korn relembra por que começou a usar seu tradicional agasalho da Adidas


