La Malagueña: o toque mexicano rocker na trilha de "Kill Bill"
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 13 de abril de 2014
Detentores de uma linguagem gráfica totalmente a parte da massificação da indústria cinematográfica dos últimos vinte anos, TARANTINO e ROBERT RODRIGUEZ converteram mangás, westerns de segunda linha e películas desbotadas de kung fu dos anos 70 em uma versão quadrinizada da sétima arte, enxertada por trilhas sonoras que, por si só, rendem um tópico exclusivo - vide o excelente box ‘Tarantino Experience’, lançado recentemente. Do resgate de bandas de garagem obscuras dos anos 60 à operetas italianas, uma canção já registrada em mais de duzentas (!) versões diferentes, aparece nas trilhas de dois pontos altos da filmografia de ambos.
‘La Malagueña"- também conhecida por ‘Malagueña Salerosa"- é uma canção mexicana ao melhor estilo "huapango"( vulgarmente chamada de canção mariachi, estilo que mistura tons menores e maiores e capricha no falsete vocal). Motivo de discórdia autoral, "Malagueña" é datada de 1947 e atribuída a ELPIDIO RAMIREZ e PEDRO GALINDO. A letra carrega nas tintas do latino passionalíssimo, narrando a história do sujeito apaixonado pela moça rica- mais dramalhão impossível- e traz uma cadência melódica daquelas que pegam o incauto pelo contra pé.
O que isso tem a ver com rock? Para além de trios de bolero, a faixa foi regravada por gente dos mais diversos nichos, de PLÁCIDO DOMINGO aos colombianos da "cumbia psicodélica’ do BOMBA ESTÉREO. Mas foi nas versões de BRIAN SETZER e CHINGÓN, gravadas para os filmes, que a música "incorpora" el diablo. Enquanto o ex-líder do STRAY CATS prescreve CHET ATKINS e DICK DALE no mesmo receituário, os mexicanos do CHINGON (banda liderada por RODRIGUEZ que a criou especialmente para a trilha e que também registrou "Cherry's Dance of Death" para "Grindhouse") vão de cara na versão lírica, introduzindo camadas de guitarra distorcida ao fundo de trompetes e violões ao melhor estilo tradicional.
Versão BRIAN SETZER
Versão do grupo CHINGON
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps