Estúdios: outros 10 que você deve conhecer antes de morrer
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 17 de fevereiro de 2014
Artigo Original escrito por BOBBY OWSINSKI
[...]
Vários leitores gostaram do meu artigo "10 Estúdios Que Você Deve Conhecer Antes de morrer", do qual eu tive que deixar de fora muitos grandes estúdios. É verdade que uma lista de 10 é curta demais, então eis mais 10 estúdios que todo músico, artista, engenheiro e produtor podem querer incluir em suas listas de coisas a fazer antes de morrer.
THE WOODSHED [Malibu, Califórnia] – O Woodshed é um estúdio particular construído pelo meu amigo compositor RICHARD GIBB para seu uso privado, mas depois aberto para a elite dos artistas do mundo como o U2, STING, BARBRA STREISAND, LENNY KRAVITZ e muitos outros. Ele dá vista para a praia de Zuma em Malibu, mas é provavelmente a instalação fonográfica mais inteligentemente desenhada que eu já vi. A sala é grande o suficiente para uma orquestra de 30 instrumentos de cordas, mas pode ser dividida na metade ou em terços com paredes removíveis fabricadas por encomenda [maravilhas por si próprias] que dão o mesmo isolamento que paredes comuns fixas dariam. A área da mesa e de audição pode ser mudada para vários locais da sala. E tanto o estúdio como sua instalação são lindos de matar.
MOTOWN HITSVILLE [Detroit] – Não há nada como ir conferir onde tantos dos grandes sucessos que confeccionaram a trilha sonora de nossas vidas foram gravados nos anos 60 e 70. Agora transformado em museu, o lar da antiga gravadora Motown irá chocar a você com suas dimensões pequenas, e com quantas pessoas conseguiram tirar um som tão bom ao mesmo tempo.
RCA STUDIO B [Nashville] – Agora também um museu, não há nada melhor do que ver o equipamento antigo, os instrumentos, instalações e o estúdio onde vários clássicos do country nasceram dos anos 50 aos 70. Eu gostei especialmente da caixa que ELVIS chutou e quebrou. O estúdio disse que não a consertaria até que ele pagasse pelo prejuízo. Ainda está quebrado.
FAME SOUND [Muscle Shoals, Alabama] – Tanta música boa veio desse estúdio, desde WILSON PICKET até ARETHA FRANKLIN e até "Brown Sugar" dos ROLLING STONES. Claro, a grande seção rítmica Muscle Shoals teve muito a ver com isso.
OCEAN WAY [Nashville] – Outrora uma igreja, poucos estúdios dos grandes podem comparar-se ao Ocean Way Nashville. É um complexo grande, mas a sala grande principal é única. Agora de propriedade da Faculdade Belmont, mas ainda disponível para aluguel.
ARDENT STUDIOS [Memphis] – SAM & DAVE, BOOKER T AND THE MGS, ZZ TOP, FREDDIE KING e cerca de outros mil artistas famosos e influentes chamaram o Ardent de lar ao longo do tempo. O estúdio continua a agendar sessões, com dois de seus três espaços ainda em seu desenho original.
[an error occurred while processing this directive]SUN STUDIOS [Memphis] – O lar de ELVIS, JOHNNY CASH, CARL PERKINS e JERRY LEE LEWIS, e provavelmente o berço do rock n’ roll. O Sun agora é um museu, com visitas conduzidas por um guia, então só o que você tem a fazer é ir a Memphis. Certa vez encontrei o proprietário SAM PHILLIPS e ele foi tão cortês que chegou a ser inacreditável. Não é de espantar que ele tenha feito tanto sucesso.
[an error occurred while processing this directive]REAL WORLD STUDIOS [Box, Wiltshire, Inglaterra] – O laboratório de PETER GABRIEL no Reino Unido é muito admirado por todo o mundo [assim como seu proprietário]. Esse estúdio pode ter estabelecido os padrões de referência para uma nova onda de estúdios abertos, com iluminação natural que passaram a dominar o mercado preterindo as salas fechadas às quais fomos forçados por tanto tempo.
CRITERIA/HIT FACTORY [Miami] – Nos anos 70, o Criteria era o lugar certo para gravar sucessos. Lar dos BEE GEES, grandes discos foram feitos aqui por ERIC CLAPTON, LYNYRD SKYNYRD, THE ALLMAN BROTHERS, THE EAGLES, BOB MARLEY e outras centenas. Ainda funciona, mas agora é de propriedade do selo Hit Factory.
AIR STUDIOS [Hampstead, Inglaterra] – O estúdio do produtor GEORGE MARTIN depois de ele ter se desvencilhado da EMI, essa instalação ainda é um grande nome no Reino Unido, com uma enorme sala viva no setor Lyndhurst Hall, assim como vários outros estúdios menores.
Mais uma vez, eu tenho certeza que deixei muitas casas de renome fora, mas se você conseguir visitar os que eu listei acima [assim como os 10 primeiros do artigo anterior], você vai poder alcançar pelo menos um pouco do nirvana dos estúdios. [...]
Artigo Anterior: Estúdios: Os 10 que você deve conhecer antes de morrer
http://playadelnacho.wordpress.com/2014/02/15/estudios-os-10-que-voce-deve-conhecer-antes-de-morrer/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps