Iron Maiden: os incidentes que envolveram a banda no Brasil

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Finatto Jr., Fonte: Whiplash!
Enviar correções  |  Comentários  | 

Para muitos o adiamento do show do IRON MAIDEN na capital carioca em 2011 em razão da quebra da grade que separava público e palco – pode representar o único incidente que envolveu o sexteto inglês e a plateia brasileira em mais de trinta anos de história. Engano. De certa forma, quase todas as turnês da banda que passaram pelo nosso país tiveram alguma polêmica ou algum conflito.

838 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosGuns N' Roses: transtorno bipolar, a doença de Axl Rose

Nessa matéria, reagrupamos os três incidentes mais notórios relacionados à banda em nosso país. Embora shows com o Rock in Rio (1985) e o Rock in Rio 3 (2001) possam ser mencionados como problemáticos – pelo acidente de Bruce Dickinson com a sua guitarra em “Revelations” ou pela quase invasão de palco por um fã – os dois fatos isolados não interferiram na performance do grupo em cena. Portanto, recapitulamos aqui os confrontos da banda com o público (ou apenas entre os fãs) que comprometeram (e até impossibilitaram) o início ou a continuidade de shows do IRON MAIDEN por aqui.

Virtual XI World Tour
02/08/1998 – Metropolitan (Rio de Janeiro/RJ)

Dois dias antes de cancelar o seu show em Campinas (SP), o IRON MAIDEN se envolveu em outro incidente em meio à curta sequência brasileira da Virtual XI World Tour. O show realizado no modesto Metropolitan entrou negativamente para o currículo da banda. Essa foi a primeira apresentação da história da Donzela em que os músicos não retornaram ao palco para o bis após a execução do hino “Iron Maiden”. Entre os motivos apontados por Steve Harris & Cia. em seu diário da turnê, o forte calor (devido à superlotação da casa) – e os protestos contundentes contra Blaze Bayley – motivaram a decisão do grupo. O guitarrista Janick Gers foi ainda atingido por uma lata de cerveja arremessada pela plateia.

No entanto, não há dúvidas que as últimas datas da Virtual XI World Tour foram as mais tensas da história do IRON MAIDEN. Os dois incidentes no Brasil precederam mais um show cancelado em Santiago (Chile), marcado para acontecer no dia dez de dezembro. A informação oficial é que as tensões políticas entre Inglaterra e Chile – em razão da detenção do ditador Augusto Pinochet no Reino Unido – impossibilitaram a apresentação dos ingleses no país. Por outro lado, o último show no continente sul-americano – no Monsters of Rock argentino dois dias depois – marcou a despedida de Blaze Bayley do IRON MAIDEN.

Virtual XI World Tour
04/08/1998 – Estádio Brinco de Ouro (Campinas/SP)

Em razão de uma chuva muito forte que caiu em Campinas, o IRON MAIDEN cancelou a primeira apresentação que faria na cidade, cerca de duas horas antes de subir no palco montado no Estádio Brinco de Ouro. Por causa disso, um quebra-quebra generalizado destruiu boa parte do local e dezenas de feridos foram atendidos no Hospital Municipal Mário Gatti.

De acordo com a Agência Estado (que cobriu o incidente), equipamentos de som e de luz (montados no palco) foram destruídos, assim como carros estacionados à proximidades do estádio. Entre os encaminhados ao hospital da cidade, um policial e um vendedor ambulante atingidos por uma pedrada no rosto evidenciaram a onda de violência gerada após o cancelamento. A organização do evento estimou em R$ 200 mil os prejuízos apenas de equipamentos eletrônicos. A diretoria do Guarani não se manifestou sobre o dinheiro necessário para reparar os vidros e os banheiros quebrados.

Os integrantes do IRON MAIDEN nada sofreram. A banda sobrevoou o estádio de helicóptero, mas cancelaram a descida após a informação de que os equipamentos de palco haviam sido danificados pela chuva. As seis mil pessoas que compareceram ao Estádio Brinco de Ouro só foram avisadas sobre o cancelamento duas horas depois da decisão e quinze minutos antes do início do espetáculo. Cerca de cem policiais foram acionados para contornar o tumulto – com balas de borracha e gás lacrimogêneo – e muito corre-corre.

The Final Frontier World Tour
27/03/2011 – HSBC Arena (Rio de Janeiro/RJ)

Em meio à primeira música do espetáculo, a grande que separava o público e o palco não suportou a pressão de mais de doze mil pessoas e cedeu. A banda, que se retirou de cena, voltou cerca de trinta minutos depois para informar que o show seria adiado para o dia seguinte, por motivos de segurança. Entre vaias e desesperos, nem mesmo os pedidos de Bruce Dickinson conseguiram evitar muita confusão e até um quebra-quebra.

De acordo com fãs entrevistados pelo portal G1, houve tumulto e depredações – de cadeiras a alambrados – no setor três da plateia. Para muitos, o descaso da produtora que gerou a estrutura falha montada no HSBC Arena. A produtora afirmou que todas as pessoas que se sentiram prejudicadas pelo adiamento do espetáculo serão ressarcidas. Não há notícia de feridos no incidente.

Comente: Você esteve em alguns dos shows com problemas citados?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 28 de março de 2011
Post de 26 de junho de 2012
Post de 21 de julho de 2017

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

838 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1265 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Bruce DickinsonBruce Dickinson
Similaridades entre pilotar e cantar em uma grande banda

MotivaçãoMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Iron MaidenIron Maiden
Os 10 melhores clipes da história da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Guns N RosesGuns N' Roses
Transtorno bipolar, a doença de Axl Rose

VozVoz
10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas (Parte I)

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Phil Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

5000 acessosSeparados no nascimento: Cazuza e Lauro Corona5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosEvanescence: estranha criatura em foto de Amy Lee com seu filho5000 acessosCoisa de boy: Mais de 50% dos roqueiros é da classe A, diz IBOPE5000 acessosMetallica: banda dubla Rihanna em trailer de "Carpool Karaoke"4844 acessosJeff Hanneman: Metal Hammer homenageia com belo pôster

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online