RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas

imagemO profundo significado do "Trem" nas letras de Raul Seixas, segundo o próprio

imagemFilhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria

imagemFã usa ChatGPT para recriar "Ride The Lightning" do Metallica

imagem"Já fui chamada de Barbie do metal, mas não dou a mínima", diz Simone Simons

imagemU2: "Songs of Surrender" está vendendo mais que a soma do resto do top 5

imagemComo é feita a divisão de solos de guitarra no Megadeth, de acordo com Dave Mustaine

imagemMustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista

imagemA diferença entre Marty Friedman e Kiko Loureiro, segundo Dave Mustaine

imagemJames Hetfield acha que, como músicos, os integrantes do Metallica são "medianos"

imagemPaul Di'Anno comenta pior show da carreira e retornará ao Brasil com turnê diferente

imagemO sufoco que Derrick Green passou em uma pizzaria ao se mudar pro Brasil

imagemO que levou o FBI a passar dois anos investigando morte de Trent Reznor, do Nine Inch Nails?

imagemGuitarrista do Steel Panther detona BTS: "Maior bosta que já ouvi na minha vida"

imagemDavid Mustaine quer turnê do Megadeth com o Metallica, mas "eles tem medo"

imagemA pessoa que conduziu a saída de Renato Rocha da Legião Urbana


Pomba
Stamp

Iron Maiden: os incidentes que envolveram a banda no Brasil

Por Paulo Finatto Jr.
Fonte: Whiplash!
Postado em 28 de março de 2011

Para muitos o adiamento do show do IRON MAIDEN na capital carioca em 2011 em razão da quebra da grade que separava público e palco – pode representar o único incidente que envolveu o sexteto inglês e a plateia brasileira em mais de trinta anos de história. Engano. De certa forma, quase todas as turnês da banda que passaram pelo nosso país tiveram alguma polêmica ou algum conflito.

Bruce Dickinson

Nessa matéria, reagrupamos os três incidentes mais notórios relacionados à banda em nosso país. Embora shows com o Rock in Rio (1985) e o Rock in Rio 3 (2001) possam ser mencionados como problemáticos – pelo acidente de Bruce Dickinson com a sua guitarra em "Revelations" ou pela quase invasão de palco por um fã – os dois fatos isolados não interferiram na performance do grupo em cena. Portanto, recapitulamos aqui os confrontos da banda com o público (ou apenas entre os fãs) que comprometeram (e até impossibilitaram) o início ou a continuidade de shows do IRON MAIDEN por aqui.

Virtual XI World Tour
02/12/1998 – Metropolitan (Rio de Janeiro/RJ)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Dois dias antes de cancelar o seu show em Campinas (SP), o IRON MAIDEN se envolveu em outro incidente em meio à curta sequência brasileira da Virtual XI World Tour. O show realizado no Metropolitan entrou negativamente para o currículo da banda. Essa foi a primeira apresentação da história da Donzela em que os músicos não retornaram ao palco para o bis após a execução do hino "Iron Maiden". Entre os motivos apontados por Steve Harris & Cia. em seu diário da turnê, o forte calor (devido à superlotação da casa) – e os protestos contundentes contra Blaze Bayley – motivaram a decisão do grupo. O guitarrista Janick Gers foi ainda atingido por uma lata de cerveja arremessada pela plateia.

Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No entanto, não há dúvidas que as últimas datas da Virtual XI World Tour foram as mais tensas da história do IRON MAIDEN. Os dois incidentes no Brasil precederam mais um show cancelado em Santiago (Chile), marcado para acontecer no dia dez de dezembro. A informação oficial é que as tensões políticas entre Inglaterra e Chile – em razão da detenção do ditador Augusto Pinochet no Reino Unido – impossibilitaram a apresentação dos ingleses no país. Por outro lado, o último show no continente sul-americano – no Monsters of Rock argentino dois dias depois – marcou a despedida de Blaze Bayley do IRON MAIDEN.

Virtual XI World Tour
04/12/1998 – Estádio Brinco de Ouro (Campinas/SP)

Em razão de uma chuva muito forte que caiu em Campinas, o IRON MAIDEN cancelou a primeira apresentação que faria na cidade, cerca de duas horas antes de subir no palco montado no Estádio Brinco de Ouro. Por causa disso, um quebra-quebra generalizado destruiu boa parte do local e dezenas de feridos foram atendidos no Hospital Municipal Mário Gatti.

De acordo com a Agência Estado (que cobriu o incidente), equipamentos de som e de luz (montados no palco) foram destruídos, assim como carros estacionados à proximidades do estádio. Entre os encaminhados ao hospital da cidade, um policial e um vendedor ambulante atingidos por uma pedrada no rosto evidenciaram a onda de violência gerada após o cancelamento. A organização do evento estimou em R$ 200 mil os prejuízos apenas de equipamentos eletrônicos. A diretoria do Guarani não se manifestou sobre o dinheiro necessário para reparar os vidros e os banheiros quebrados.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os integrantes do IRON MAIDEN nada sofreram. A banda sobrevoou o estádio de helicóptero, mas cancelaram a descida após a informação de que os equipamentos de palco haviam sido danificados pela chuva. As seis mil pessoas que compareceram ao Estádio Brinco de Ouro só foram avisadas sobre o cancelamento duas horas depois da decisão e quinze minutos antes do início do espetáculo. Cerca de cem policiais foram acionados para contornar o tumulto – com balas de borracha e gás lacrimogêneo – e muito corre-corre.

The Final Frontier World Tour
27/03/2011 – HSBC Arena (Rio de Janeiro/RJ)

Bruce Dickinson

Em meio à primeira música do espetáculo, a grande que separava o público e o palco não suportou a pressão de mais de doze mil pessoas e cedeu. A banda, que se retirou de cena, voltou cerca de trinta minutos depois para informar que o show seria adiado para o dia seguinte, por motivos de segurança. Entre vaias e desesperos, nem mesmo os pedidos de Bruce Dickinson conseguiram evitar muita confusão e até um quebra-quebra.

De acordo com fãs entrevistados pelo portal G1, houve tumulto e depredações – de cadeiras a alambrados – no setor três da plateia. Para muitos, o descaso da produtora que gerou a estrutura falha montada no HSBC Arena. A produtora afirmou que todas as pessoas que se sentiram prejudicadas pelo adiamento do espetáculo serão ressarcidas. Não há notícia de feridos no incidente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Você esteve em alguns dos shows com problemas citados?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Summer Breeze B


publicidadeAdemir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | André Silva Eleutério | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Euber Fagherazzi | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Henrique Haag Ribacki | José Patrick de Souza | Julian H. D. Rodrigues | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.
Mais matérias de Paulo Finatto Jr..