The Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George
Por Invisible Kid
Fonte: Riffola
Postado em 23 de fevereiro de 2009
Episódio-chave na história dos Beatles, a saída de George Harrison em janeiro de 1969 foi mantida em segredo. Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais. A atmosfera ficou cinza. A banda se preparava para o que seria seu último show, mas agora estava incompleta. A solução? "Vamos colocar o Eric", bradou o impulsivo John Lennon. Clapton mantinha amizade com toda a banda - mas principalmente com o próprio George, e aquilo seria no mínimo desconfortável...
"Se o George não voltar até segunda ou terça [13 ou 14 de janeiro de 1969], chamamos Eric Clapton para tocar", disse John naquele fatídico dia. O relato está publicado no site da revista Where's Eric!, mantida pelo fã-clube britânico de Clapton desde 1992, com assinantes em mais de 30 países.
John teria ido além, dizendo que Clapton saíra do CREAM porque eram "todos solistas"; que os Beatles "lhe dariam liberdade total para tocar sua guitarra" e que a banda deveria continuar com ou sem George.
Os Beatles queriam registrar uma apresentação ao vivo para encerrar o filme "Let It Be", que retratou o cotidiano da banda no estúdio. Com o cronograma apertado, o show tinha que acontecer antes do fim do mês. Isso contribuiu para a extrema ansiedade de John. Tratava-se do "Rooftop Concert", na cobertura do prédio da Apple em Londres.
De acordo com a publicação, a conversa daquela noite entre John, Ringo Starr e Michael Lindsay-Hogg (diretor do "Let It Be") foi inteiramente gravada. O áudio não está disponível, mesmo porque valeria milhares de dólares nas mãos de colecionadores. Mas as intenções de John são confirmadas no best-seller "The Beatles: Anthology", lançado pela própria Apple Corps em 2000 (Editora Cassel & Co - UK). Na página 316, Paul McCartney recorda:
"Depois que George foi embora tivemos uma reunião na casa do John, e acho que seu primeiro comentário foi 'vamos colocar o Eric'. [...] Pensamos 'não, espere um minuto. George saiu e não pode ser assim - não é bom o suficiente".
George deixou a banda após um tenso diálogo com Paul, que foi registrado pelas câmeras. A jam maluca com Yoko e a chegada do ‘quinto beatle’ que amenizou o clima das gravações também são parte do vídeo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


O hit dos Beatles que é exemplo perfeito da diferença de estilos entre Lennon e McCartney
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O álbum dos Beatles que George Martin dizia não fazer sentido
O clássico dos Beatles que marcou o início da trajetória de Bruce Dickinson como vocalista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
3 clássicos do rock que ganham outro significado quando tocados ao contrário
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
As duas maiores músicas dos Beatles - e ambas foram lançadas com poucos meses de diferença
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


