The Beatles: John quis Eric Clapton no lugar de George

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Invisible Kid, Fonte: Riffola
Enviar correções  |  Comentários  | 

Episódio-chave na história dos Beatles, a saída de George Harrison em janeiro de 1969 foi mantida em segredo. Naquela tarde, Yoko Ono assumiu os vocais. A atmosfera ficou cinza. A banda se preparava para o que seria seu último show, mas agora estava incompleta. A solução? “Vamos colocar o Eric”, bradou o impulsivo John Lennon. Clapton mantinha amizade com toda a banda - mas principalmente com o próprio George, e aquilo seria no mínimo desconfortável...

874 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?5000 acessosThe Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

"Se o George não voltar até segunda ou terça [13 ou 14 de janeiro de 1969], chamamos Eric Clapton para tocar”, disse John naquele fatídico dia. O relato está publicado no site da revista Where's Eric!, mantida pelo fã-clube britânico de Clapton desde 1992, com assinantes em mais de 30 países.

John teria ido além, dizendo que Clapton saíra do CREAM porque eram “todos solistas”; que os Beatles “lhe dariam liberdade total para tocar sua guitarra” e que a banda deveria continuar com ou sem George.

Os Beatles queriam registrar uma apresentação ao vivo para encerrar o filme “Let It Be”, que retratou o cotidiano da banda no estúdio. Com o cronograma apertado, o show tinha que acontecer antes do fim do mês. Isso contribuiu para a extrema ansiedade de John. Tratava-se do “Rooftop Concert”, na cobertura do prédio da Apple em Londres.

De acordo com a publicação, a conversa daquela noite entre John, Ringo Starr e Michael Lindsay-Hogg (diretor do “Let It Be”) foi inteiramente gravada. O áudio não está disponível, mesmo porque valeria milhares de dólares nas mãos de colecionadores. Mas as intenções de John são confirmadas no best-seller “The Beatles: Anthology”, lançado pela própria Apple Corps em 2000 (Editora Cassel & Co - UK). Na página 316, Paul McCartney recorda:

"Depois que George foi embora tivemos uma reunião na casa do John, e acho que seu primeiro comentário foi 'vamos colocar o Eric'. [...] Pensamos 'não, espere um minuto. George saiu e não pode ser assim - não é bom o suficiente".

George deixou a banda após um tenso diálogo com Paul, que foi registrado pelas câmeras e pode ser visto no vídeo legendado disponibilizado no Riffola.

A jam maluca com Yoko e a chegada do ‘quinto beatle’ que amenizou o clima das gravações também são parte do vídeo.

Clique aqui para assistir ao vídeo e conferir a reportagem completa sobre a saída de George, nas palavras dos próprios Fab Four.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

George HarrisonGeorge Harrison
Ronnie Von cometeu gafe e deixou de gravar com ele

874 acessosFoo Fighters: como foi gravar com Paul McCartney no último disco?264 acessosBeatles: singles natalinos serão relançados em dezembro907 acessosPipocando Música: 8 teorias de artistas que foram trocados1001 acessosPaul McCartney: a máquina do tempo e as canções que não voltam mais0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Helter SkelterHelter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Heavy MetalHeavy Metal
11 músicas pesadas lançadas antes de surgir o gênero

Black SabbathBlack Sabbath
Butler comenta importância dos Beatles em sua vida

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"0 acessosTodas as matérias sobre "Eric Clapton"


The Voice KidsThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

AerosmithAerosmith
Tyler acha que Kiss é banda de história em quadrinhos

NoisecreepNoisecreep
As dez melhores canções de Metal (e Hard) dos 80s

5000 acessosBruce Dickinson: "Prefiro errar letras a usar monitores!"5000 acessosMike Terrana: "Malmsteen foi uma das piores pessoas que conheci!"5000 acessosEm 19/02/1980: Bon Scott, vocalista do AC/DC, morre aos 33 anos de idade4095 acessosIron Maiden: incrível cover acústico de When The River Runs Deep5000 acessosGuns N' Roses: O caminho até o recomeço5000 acessosBruce Dickinson: sua carreira como esgrimista profissional

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 16 de novembro de 2014
Post de 03 de março de 2017


Sobre Invisible Kid

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online