New Model Army: com faixas de estúdio e ao vivo, "Between Wine And Blood" é impecável
Resenha - Between Wine And Blood - New Model Army
Por Mário Pescada
Postado em 02 de outubro de 2022
Demorou um bom tempo, mas enfim, os fãs brasileiros do NEW MODEL ARMY terão a oportunidade de terem em mãos a versão nacional de um dos melhores discos do grupo, o excelente "Between Wine And Blood" (2014).
A banda, que até o começo dos anos 90 tinha pouca visibilidade aqui no Brasil, conseguiu atingir um público relevante graças ao vídeo de "51St State", lançado anos antes na gringa e que rodou bem na programação da (antiga) MTv Brasil, e ao cover destruidor do SEPULTURA para "The Hunt", lançado no disco "Chaos A.D." (1993). A curiosidade de boa parte dessas pessoas fez com que procurassem saber mais dessa singular banda, cujo som politizado, poético e energético é acompanhado por uma sonoridade que funde post-punk, rock e folk.
O que era para ser um disco apenas com faixas ao vivo gravadas durante a tour de divulgação do bem recebido "Between Dog And Wolf" (2013), acabou turbinado com ótimas faixas de estúdio, tornando "Between Wine And Blood" (2014) um registro impecável, um discaço.

Lançado em CD duplo, o disco 1 apresenta seis faixas de estúdio. Começa com a despretensiosamente melódica "According To You" e seu refrão grudento, seguida pela catastrófica ambientalista "Angry Planet", a faixa mais tensa e combativa do disco. "Guessing" começa com um cortante riff de guitarra, logo acompanhando por um pulsante baixo. "Happy To Be Here", que traz uma calmaria instrumental com o som de tempestade ao fundo, não poderia ter sido melhor interpretada senão na voz de Justin Sullivan. "Devil’s Bargain" traz mais clima intimista com efeitos nas guitarras, percussão e, novamente, os vocais emotivos de Sullivan. A jornada chega ao fim com "Sunrise", a faixa perfeita para dirigir em uma estrada, enquanto você vai susurrando baixinho "Sunrise, Sunrise, Sunrise". São 30 minutos de boa música que passam em um piscar de olhos.
Já o CD 2, traz onze faixas ao vivo gravadas na Inglaterra (Londres, Nottingham e Cambridge), Alemanha (Colônia) e Holanda (Amsterdã). Não fossem por três sons, ele seria "Between Dog And Wolf" (2013) na íntegra - aliás, essa versão em CD contém três sons a mais que o lançamento em vinil.
E é ao vivo o NEW MODEL ARMY consegue se sair melhor. Parte do seu material gravado em estúdio não conseguiu captar a mesma intensidade e emotividade das suas catárticas apresentações - instrumentalmente e liricamente, falando.
Difícil destacar essa ou aquela música especial em meio a uma seleção tão boa, mas vamos lá: "Stormclouds" soa quase como uma marcha, tamanha sua vibração; "March In September" com sua bateria alta e pulsante, baixo marcante e teclado ao fundo empolgam de cara; "I Need More Time" vai ganhando intensidade a medida que baixo e guitarras vão se distorcendo e o vocais de Sullivan vão se tornando mais dramáticos; "Lean Back And Fall" e "Between Dog And Wolf" ficaram mais viscerais e emotivas que as versões de estúdio e "Summer Moors" traz um pouco de calmaria, uma balada maravilhosa.
Lançado no Brasil pela Shinigami Records em parceria com a earMUSIC/Sound City Records, "Between Wine And Blood" (2014) é um disco para ser ouvido com atenção, para então poder ser absorvido em toda sua profundidade.
Confira "Between Wine And Blood" (2014)
Formação:
Justin Sullivan - vocais, guitarra
Ceri Monger - baixo, percussão, backing vocals
Michael Dean - bateria percussão, backing vocals
Dean White - teclados guitarra, backing vocals, percussão
Marshall Gill - guitarra, backing vocals
Faixas:
- CD 1: "Between Wine And Blood" (2014)
01 According To You
02 Angry Planet
03 Guessing
04 Happy To Be Here
05 Devil’s Bargain
06 Sunrise
- CD 2: Live Tracks
01 Stormclouds
02 March In September
03 Did You Make It Safe?
04 I Need More Time
05 Pull The Sun
06 Lean Back And Fall
07 Seven Times
08 Between Dog And Wolf
09 Summer Moors
10 Knievel
11 Horsemen
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música mais pesada do Faith No More, segundo a Metal Hammer
O álbum do Black Sabbath que a própria banda tentou impedir de ser lançado
Novo álbum de Bruce Dickinson não seguirá história de "The Mandrake Project"
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
David Gilmour aponta o maior guitarrista britânico de todos os tempos
Fates Warning - FWX é uma aula de metal progressivo
A banda que foi tão grande quanto Elvis Presley, segundo Paul McCartney
Within Temptation deve levar músicos de apoio em próxima turnê
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Como Dave Mustaine entrou para o Metallica, segundo ele mesmo
A banda que poderia ter rivalizado com o Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
A emocionante "mensagem de despedida" que Johnny Ramone deixou em sua biografia



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos


