Ikarian: Álbum Into The Haze é mais do mesmo
Resenha - Into The Haze - Ikarian
Por José Sinésio Rodrigues
Postado em 14 de abril de 2020
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
De uma coisa eu tenho certeza: o estadunidense James Allin é fã da banda sueca TIAMAT. E de onde vem esta certeza?... Bem, antes de responder, vamos nos localizar: quem é James Allin mesmo?... Ah, sim, é o único integrante da banda IKARIAN. A grande curiosidade: James Allin, invariavelmente, lança álbuns em projetos nos quais ele é o único integrante. Foi assim com seus projetos IVORY CASTLE e VISIONAIRE (a única exceção foi o projeto CENTURY SLEEPER, que foi uma excelente parceria com o músico britânico Ian Arkley, do MY SILENT WAKE). Ou seja: ele é o único integrante de uma banda que vive mudando de nome, mas que faz exatamente o mesmo tipo de som. Daí vem a pergunta: se é para sempre fazer sempre o mesmo tipo de som, numa banda em que se é o único integrante, por que viver mudando o nome do projeto? Até parece aquela história do sujeito que é tão revoltado que foge de casa, mesmo morando sozinho.
Ah, sim, deixe-me responder à pergunta feita lá no começo: como eu posso afirmar que Allin é fã de TIAMAT? Muito simples: sua segunda banda se chamava VISIONAIRE, que é justamente o nome de uma das melhores músicas já criadas pelo TIAMAT; além disso, as músicas criadas por James Allin, invariavelmente, vão na mesma linha das composições da banda sueca (ouça a música "Reflection", do VISIONAIRE, e verá que ela é uma irmã gêmea da música "Visionaire", do TIAMAT). Então, já sabe: o som das bandas de Allin habitualmente é aquele Gótico mesclado com Doom Metal desacelerado e com peso questionável.
Em fevereiro de 2020, a one man band IKARIAN lançou seu mais recente trabalho: o álbum Into The Haze. E, devo dizer, as semelhanças entre os trabalhos de Allin e os da banda TIAMAT continuam solidamente evidentes. Aquela habitual presença dominante de elementos ambientais/atmosféricos/etéreos fundidos a bases eletrônicas certamente vão satisfazer qualquer fã de música atmosférica obscura. Allin também não se esqueceu daqueles habituais riffs sombrios, acompanhados de melodias limpas de guitarra, dentro de músicas nebulosas e hipnóticas.
Também encontramos, neste trabalho, faixas que são uma reminiscência de Within the Arcanum Hall (o álbum que o VISIONAIRE lançou, lá em 2000), havendo mais presença de teclado que de guitarra. A faixa "My Reckoning" lembra muito os trampos anteriores do VISIONAIRE, com algum peso, agressividade e vocal sombrio e meditativo. O restante é basicamente uma cópia do TIAMAT: Rock/Metal Gótico com vocal etéreo. Outras faixas também remetem até mesmo ao trabalho do DEAD CAN DANCE. O problema é que quase todas as faixas soam redundantes e irritantemente parecidas, de modo que dificilmente alguém ouvirá este álbum inteiro de uma só vez sem ficar um pouco enjoado.
Formação do IKARIAN:
James Allin – Vocal e todos os instrumentos
Track List do álbum Into The Haze:
1. My Reckoning ;
2. Dreamscape;
3. The Ocean and the Immortal, Pt. 1;
4. The Ocean and the Immortal, Pt. 2
5. Something More;
6. Fallen Years;
7. Ember World;
8. Into the Haze;
9. We Sleep Awake
Bandas Similares ao IKARIAN:
• TIAMAT, da Suécia;
• PARADISE LOST, do Reino Unido (particularmente no álbum Host);
• MOONSPELL, de Portugal;
• KATATONIA, da Suécia;
• LAKE OF TEARS, da Suécia;
• SAMAEL, da Suíça;
• ANATHEMA, do Reino Unido;
• TYPE O NEGATIVE, dos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
Janela de transferências do metal: A epopeia do Trivium em busca de um novo baterista
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 11 melhores discos de rock progressivo dos anos 1970, segundo a Loudwire
Krisiun celebra o aniversário do clássico "Apocalyptic Revelation", gravado em apenas uma semana

Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer
Kiko Loureiro, do Angra, relembra o tempo de Dominó
Megadeth: fã tem siricutico ao encontrar Mustaine; veja vídeo
A música nostálgica dos anos 2000 que passou 1 bilhão no Spotify e salvou banda do fracasso
Simone Simons: a nudez na capa de Divine Conspiracy
Not Troo: João Gordo posta foto com James Hetfield na Disney


