Antes da Queda: Rápido, sujo e dissonante
Resenha - Retratos de Uma Sociedade Retrógrada - Antes da Queda
Por Ricardo Cunha
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A BANDA
Trio formado em meados de 2018 por novos e antigos membros da cena Punk/Metal da mesorregião de Piracicaba e Limeira/São Paulo. Apesar da sonoridade calcada no Crust/Dbeat, tem influência que abrange do Hardcore/Punk ao Noisecore. A banda define seu som como uma mescla de Dbeat, Crust, Hardcore, e se inspira em nomes como Discharge, Doom, Wolfbrigade, Napalm Death e outros. A formação atual conta com Rivelino (bateria e vocal), Lucas (guitarra) e Gezuis (baixo e vocal).
O DISCO
Retratos De Uma Sociedade Retrógrada (EP), primeiro registro de estúdio, foi lançado no final de 2019 de forma independente. De acordo com os próprios integrantes: "… Difícil imaginar que viveríamos tempos tão retrógrados. O aumento de ideais conservadores, o ataque às comunidades indígenas e às LGBTs, o arrocho nos direitos dos trabalhadores e a censura à liberdade de expressão dignos dos anos de chumbo no Brasil foram o estopim para a composição do [referido] EP." […] À propósito disto, uma coisa interessante sobre o registro em questão é que foi gravado "semi" ao vivo (durante os meses de setembro e outubro de 2019) no estúdio Bonfogo (Leme/SP). E foi mixado e masterizado por ninguém menos Daniel Bonfogo (ex-Claustrofobia).
O QUE TEM DE BOM?
1) Assim como Manger Cadavre?, Diagnose, Corja entre outros, o grupo é mais uma voz que se junta ao coro dos inconformados no âmbito do Crust/Hardcore/Dbeat; 2) A gravação atende muitíssimo bem aos requisitos do estilo e 3) Os sons são cantados em português e as letras, coerentes com a proposta musical do grupo e da realidade do país.
O QUE PODERIA SER MELHOR?
Considerando que se trata de um EP: 1) são apenas 5 faixas (distribuídas em apenas 10 minutos) e que a história da banda é recente (são somente 2 anos de vida), podemos dizer que 2) falta apenas um pouco de encaliçamento que só a estrada pode tornar real. Contudo, estão no caminho certo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Nevermore anuncia sua nova formação
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
A banda favorita da atriz Alessandra Negrini; "É a banda que eu mais amo"
As melhores músicas do último disco do Megadeth, segundo Gastão Moreira
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
Como guitarra de Frank Zappa e Beach Boys foi parar em várias músicas de Raul Seixas
As ordens de Malcolm Young para quem ia subir ao palco com o AC/DC
A respeitosa opinião de Max Cavalera sobre The Edge, guitarrista do U2


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



