Antes da Queda: Rápido, sujo e dissonante
Resenha - Retratos de Uma Sociedade Retrógrada - Antes da Queda
Por Ricardo Cunha
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A BANDA
Trio formado em meados de 2018 por novos e antigos membros da cena Punk/Metal da mesorregião de Piracicaba e Limeira/São Paulo. Apesar da sonoridade calcada no Crust/Dbeat, tem influência que abrange do Hardcore/Punk ao Noisecore. A banda define seu som como uma mescla de Dbeat, Crust, Hardcore, e se inspira em nomes como Discharge, Doom, Wolfbrigade, Napalm Death e outros. A formação atual conta com Rivelino (bateria e vocal), Lucas (guitarra) e Gezuis (baixo e vocal).
O DISCO
Retratos De Uma Sociedade Retrógrada (EP), primeiro registro de estúdio, foi lançado no final de 2019 de forma independente. De acordo com os próprios integrantes: "… Difícil imaginar que viveríamos tempos tão retrógrados. O aumento de ideais conservadores, o ataque às comunidades indígenas e às LGBTs, o arrocho nos direitos dos trabalhadores e a censura à liberdade de expressão dignos dos anos de chumbo no Brasil foram o estopim para a composição do [referido] EP." […] À propósito disto, uma coisa interessante sobre o registro em questão é que foi gravado "semi" ao vivo (durante os meses de setembro e outubro de 2019) no estúdio Bonfogo (Leme/SP). E foi mixado e masterizado por ninguém menos Daniel Bonfogo (ex-Claustrofobia).
O QUE TEM DE BOM?
1) Assim como Manger Cadavre?, Diagnose, Corja entre outros, o grupo é mais uma voz que se junta ao coro dos inconformados no âmbito do Crust/Hardcore/Dbeat; 2) A gravação atende muitíssimo bem aos requisitos do estilo e 3) Os sons são cantados em português e as letras, coerentes com a proposta musical do grupo e da realidade do país.
O QUE PODERIA SER MELHOR?
Considerando que se trata de um EP: 1) são apenas 5 faixas (distribuídas em apenas 10 minutos) e que a história da banda é recente (são somente 2 anos de vida), podemos dizer que 2) falta apenas um pouco de encaliçamento que só a estrada pode tornar real. Contudo, estão no caminho certo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
Angra fará show especial em São Paulo no dia 29 de abril; Rebirth será tocado na íntegra
50 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em março
Pacote VIP para show do Rush custa mais de 14 mil reais
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Como Regis Tadeu ganharia o respeito de Bruce Dickinson em entrevista, segundo o próprio
Rush está ensaiando cerca de 40 músicas para sua próxima turnê
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence
Ao ser acordada ao som de Sepultura, participante do BBB tem reação inesperada
O melhor álbum do Judas Priest, de acordo com o Loudwire
Os dois músicos que Frank Zappa criticava bastante: "Erravam o tempo todo"
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O que Pink Floyd quis dizer com 'Tired of lying in the sunshine' na letra de "Time"?
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava
Todos os rockstars que já recusaram ser condecorados pela rainha Elizabeth II



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



