Antes da Queda: Rápido, sujo e dissonante
Resenha - Retratos de Uma Sociedade Retrógrada - Antes da Queda
Por Ricardo Cunha
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A BANDA
Trio formado em meados de 2018 por novos e antigos membros da cena Punk/Metal da mesorregião de Piracicaba e Limeira/São Paulo. Apesar da sonoridade calcada no Crust/Dbeat, tem influência que abrange do Hardcore/Punk ao Noisecore. A banda define seu som como uma mescla de Dbeat, Crust, Hardcore, e se inspira em nomes como Discharge, Doom, Wolfbrigade, Napalm Death e outros. A formação atual conta com Rivelino (bateria e vocal), Lucas (guitarra) e Gezuis (baixo e vocal).
O DISCO
Retratos De Uma Sociedade Retrógrada (EP), primeiro registro de estúdio, foi lançado no final de 2019 de forma independente. De acordo com os próprios integrantes: "… Difícil imaginar que viveríamos tempos tão retrógrados. O aumento de ideais conservadores, o ataque às comunidades indígenas e às LGBTs, o arrocho nos direitos dos trabalhadores e a censura à liberdade de expressão dignos dos anos de chumbo no Brasil foram o estopim para a composição do [referido] EP." […] À propósito disto, uma coisa interessante sobre o registro em questão é que foi gravado "semi" ao vivo (durante os meses de setembro e outubro de 2019) no estúdio Bonfogo (Leme/SP). E foi mixado e masterizado por ninguém menos Daniel Bonfogo (ex-Claustrofobia).
O QUE TEM DE BOM?
1) Assim como Manger Cadavre?, Diagnose, Corja entre outros, o grupo é mais uma voz que se junta ao coro dos inconformados no âmbito do Crust/Hardcore/Dbeat; 2) A gravação atende muitíssimo bem aos requisitos do estilo e 3) Os sons são cantados em português e as letras, coerentes com a proposta musical do grupo e da realidade do país.
O QUE PODERIA SER MELHOR?
Considerando que se trata de um EP: 1) são apenas 5 faixas (distribuídas em apenas 10 minutos) e que a história da banda é recente (são somente 2 anos de vida), podemos dizer que 2) falta apenas um pouco de encaliçamento que só a estrada pode tornar real. Contudo, estão no caminho certo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Os 5 álbuns que marcaram Poney, do Violator, e a suspensão na escola por tocar metal
Andreas Kisser relembra quando foi chamado de vagabundo por tocar no Sepultura
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
O que Dave Mustaine mais sente falta de sua época no Metallica
O megahit de Raul Seixas inspirado em seu irmão careta e no pai de Paulo Coelho
Serj Tankian explica por que o System of a Down não lança um álbum há 20 anos
O dia que Raul Seixas venceu Pelé e Xuxa e isso o inspirou a criar seu último grande sucesso
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



