Antes da Queda: Rápido, sujo e dissonante
Resenha - Retratos de Uma Sociedade Retrógrada - Antes da Queda
Por Ricardo Cunha
Postado em 15 de fevereiro de 2020
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A BANDA
Trio formado em meados de 2018 por novos e antigos membros da cena Punk/Metal da mesorregião de Piracicaba e Limeira/São Paulo. Apesar da sonoridade calcada no Crust/Dbeat, tem influência que abrange do Hardcore/Punk ao Noisecore. A banda define seu som como uma mescla de Dbeat, Crust, Hardcore, e se inspira em nomes como Discharge, Doom, Wolfbrigade, Napalm Death e outros. A formação atual conta com Rivelino (bateria e vocal), Lucas (guitarra) e Gezuis (baixo e vocal).
O DISCO
Retratos De Uma Sociedade Retrógrada (EP), primeiro registro de estúdio, foi lançado no final de 2019 de forma independente. De acordo com os próprios integrantes: "… Difícil imaginar que viveríamos tempos tão retrógrados. O aumento de ideais conservadores, o ataque às comunidades indígenas e às LGBTs, o arrocho nos direitos dos trabalhadores e a censura à liberdade de expressão dignos dos anos de chumbo no Brasil foram o estopim para a composição do [referido] EP." […] À propósito disto, uma coisa interessante sobre o registro em questão é que foi gravado "semi" ao vivo (durante os meses de setembro e outubro de 2019) no estúdio Bonfogo (Leme/SP). E foi mixado e masterizado por ninguém menos Daniel Bonfogo (ex-Claustrofobia).
O QUE TEM DE BOM?
1) Assim como Manger Cadavre?, Diagnose, Corja entre outros, o grupo é mais uma voz que se junta ao coro dos inconformados no âmbito do Crust/Hardcore/Dbeat; 2) A gravação atende muitíssimo bem aos requisitos do estilo e 3) Os sons são cantados em português e as letras, coerentes com a proposta musical do grupo e da realidade do país.
O QUE PODERIA SER MELHOR?
Considerando que se trata de um EP: 1) são apenas 5 faixas (distribuídas em apenas 10 minutos) e que a história da banda é recente (são somente 2 anos de vida), podemos dizer que 2) falta apenas um pouco de encaliçamento que só a estrada pode tornar real. Contudo, estão no caminho certo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
O guitarrista que Eddie Van Halen admitiu que não conseguia "copiar"
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Grade de atrações do Bangers Open Air 2026 é divulgada
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Por que Diabolus in Musica é o pior álbum do Slayer, de acordo com o Loudwire
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
A prática pretensiosa que The Who odeia em shows: "Não precisa; que monte de besteira"
A opinião de Yoko Ono sobre Paulo Ricardo ter regravado "Imagine" de John Lennon


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



