Basttardos: O terceiro capitulo da excelente trilogia
Resenha - Nós Somos o Bando - Basttardos
Por Fabrício de Castilho
Postado em 10 de fevereiro de 2020
A Arte é uma atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, como por exemplo: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita e claro a música. O Rock é um estilo capaz de unir várias destas linguagens, transformando assim seus produtos em verdadeiras obras de arte!
Uma banda nacional que consegue essa união artística é a carioca Basttardos. Idealizado por Alex Campos em meados de 2010, a banda acaba de lançar seu terceiro álbum intitulado "Nós Somos o Bando" no qual falarei adiante:
"Nós somos o bando" fecha o terceiro capitulo da trilogia que começou em 2013 com o ótimo disco "Dois contra o Mundo".
Lançado em 18 de outubro de 2019 "Nós somos o bando" é um disco de respeito e extremamente cuidadoso e caprichado, começando pela arte da capa. O trabalho foi desenvolvida por Aurélio Lara da DesignLara.
Apesar de trazer com clareza o clima do faroeste, a arte carrega as cores da bandeira do Brasil. Por ser o desfecho de uma trilogia, o conceito carrega referência ao disco passado "O Último Expresso" usando o trem como continuidade, reforçando assim o conceito "O legado importa mais".
músicas:
"Nós somos o bando"
Com uma introdução quase que operística, Alex campos narra a chegada do bando mostrando sua postura e filosofia avisando o ouvinte que o tiroteio musical de sempre vai começar, porém desta vez ,como nunca!
A faixa descreve em poucos minutos a característica do trabalho através de frases fortes como: "Sem medo de ter medo" e "O legado importa mais", além de uma homenagem a Bob Dylan através da frase "Para viver fora da lei é preciso ser honesto". A marcante frase encaixou perfeitamente no contexto do álbum e pode ser encontrada na canção "Absolutely Sweet Marie" de Bob Dylan.
"Livrai – nos do mal"
"Livrai – nos do mal" é simplesmente matadora e climática. A faixa apresenta violões incríveis e vozes marcantes, sem contar o lindo solo que culmina numa emocionante (e carismática) narração feita pelos filho de Alex Campos Theo e Breno Campos.
A letra porta-se como uma crítica ao mundo caótico em que vivemos, "Pois o inferno é a terra". Aliás, esta frase foi usada anteriormente na música "Terceiro Elemento" do segundo disco da trilogia "O último Expresso", fazendo assim uma alusão a figura do mal através deste serial killer criado pela banda.
"O coveiro"
A terceira faixa do álbum é uma das mais carregadas do trabalho. A letra é forte e disserta, junto a alguns questionamentos, sobre as vítimas do Terceiro elemento. Quero destacar a marcante linha de baixo e os excelentes vocais de Alex Campos.
"Ela é Junkie"
"Ela é Junkie" retrata uma mulher conhecida pelo mundo vil que escolheu viver, traçando seu caminho sozinha, sem fé ou destino, onde apenas as drogas a satisfaz. A faixa é bem empolgante e tem um baixo bem construído e slides fenomenais de guitarra.
Podemos ligar esse música a primeira faixa do debut "Dois Contra o Mundo". A canção "Sua Cama" traz um tema similar, sem contar as parecidas introduções com slide e a voz feminina ao final da canção. A letra de ambas também ressalta o destino da garota que, devido seu modo de vida, "Vai perecer".
"Silencio após a morte"
Após a porrada "Fuck Off" temos a dolorosa "Silencio após a morte". Com introspectivas bases de violões, a faixa discorre sobre a morte e destaca o valor que temos de dar aos que estão vivos. O solo final da canção foi gravado pelo guitarrista Luciano Granja, que dentre vários trabalhos importantes temos a Pitty e Engenheiros do Hawai, fazendo parte de clássicos como "Admirável chip novo", Minuano e Tchau Radar.
"Homem do Campo"
Para finalizar o trabalho temos a linda "Homem do Campo". A canção é um country muito bem cantado que encerra com capricho, tanto tecnicamente quanto ideologicamente o disco.
A letra é bem inteligente e divide o período da banda em três , começando pelo nascimento, representado pelo "novo dia" onde o narrador busca ser o "Homem do campo". Passando pelo amanhecer e seu amadurecimento, onde pássaros cantam uma bela canção para este que agora já é o "Homem do campo". Finalizando com a sabedoria, pois este homem do campo , este lutador, tornou-se por fim um homem do BANDO!
Altamente recomendado!
• Nós Somos O Bando
• Livrai-nos do Mal Part. Breno & Theo Campos
• O Coveiro
• Ela é Junkie
• Fuck Off!
• Silêncio Após A Morte Part. Luciano Granja
• Homem do Campo
Tempo Total (33:35)
Mais informações, acesse:
http://www.basttardos.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
Altura: saiba quanto medem 10 ícones "baixinhos" do rock e metal
Led Zeppelin e a fala que Robert Plant tem vergonha mas não tem como apagar da história
A versão de Axl Rose sobre a separação do Guns N' Roses
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



