Katatonia: Evoluindo sem perder sua identidade
Resenha - Fall of Hearts - Katatonia
Por Junior Frascá
Postado em 29 de setembro de 2016
Nota: 9
Décimo trabalho do KATATONIA, lançado originalmente em maio, e que acaba de ganhar sua versão nacional via Paranoid Records, "The Fall of Hearts" é mais um grande álbum, para figurar sem dúvida entre os melhores já lançados pela banda.
O death/doom/gothic metal de outrora deu lugar a um som bem mais introspectivo e emocional, com uma carga melancólica muito presente, e que faz toda a diferença. Alias, temos aqui o disco mais emocional da banda, pois cada uma das faixas aqui presentes nos faz crer que foram compostas para tocar diretamente a alma do ouvinte, fazendo-o experimentar uma gama de sensações distintas ao longo de todo o material.
Além disso, o peso do metal também está bem evidente, bem equilibrado com as melodias soturnas e viscerais.
Há ainda um lado progressivo da banda, que já havia sido explorado, mas que aqui ganha maior relevância, e traz uma riqueza ainda maior à sonoridade do KATATONIA.
Todas as faixas do disco são excelentes, fluindo com naturalidade, mas cito "Serein" como a melhor de todas, pois reflete de forma primorosa todas as qualidades acima citadas, sendo daquelas canções que parecem grudar na mente do ouvinte para não mais sair.
A versão nacional do disco ainda vem em um belíssimo digipack, que realça a beleza da arte gráfica, também uma das melhores da banda até hoje.
Ou seja, por todos os ângulos que você observe, "The Fall of Hearts" se mostra uma obra brilhante, que, como dito, será lembrada como um dos grandes momentos da carreira do KATATONIA. Compre!
The Fall of Hearts - Katatonia
(2016 - Paranoid Records)
01. Takeover
02. Serein
03. Old Heart Falls
04. Decima
05. Sanction
06. Residual
07. Serac
08. Last Song Before the Fade
09. Shifts
10. The Night Subscriber
11. Pale Flag
12. Passer
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps