Lynyrd Skynyrd: O último álbum antes da tragédia em 1977

Resenha - Street Survivors - Lynyrd Skynyrd

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Johnny Paul Soares
Enviar correções  |  Ver Acessos

O Lynyrd Skynyrd estava em uma fase gloriosa e no topo da carreira com o lançamento do único ao vivo oficial da era clássica da banda, "One More From the Road", de 1976, já com o guitarrista Steve Gaines no lugar do experiente Ed King. No período, alguns guitarristas foram cogitados em episódios frustrantes como, por exemplo, Leslie West (ex-Mountain). Este, por sua vez, entraria se o nome fosse alterado para "Leslie West & Lynyrd Skynyrd". Foi então que a backing vocal da banda, Cassie Gaines, levou o irmão Steve para um teste e, com sua atitude e autoestima para como compositor, deu um gás diferente em todo o Lynyrd Skynyrd desde então, levando Ronnie Van Zant a esquecer definitivamente a ideia de deixar a banda e levar uma vida mais serena em família em decorrência do nascimento de sua segunda filha, Melody Van Zant (lembrando que estes acontecimentos antecederam o lançamento de One More From the Road).

Galeria: Musas do Rock e Heavy MetalSteve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Com uma energia positiva que pairava sobre os membros, entraram no Criteria Studios, Flórida, em Abril de 1977 com Tom Dowd para as gravações do que viria ser "Street Survivors". Mas as versões não estavam agradando a banda, fazendo a mesma entrar no Studio One em Doraville, Georgia, pouco tempo depois, com o engenheiro Barry Rudolphy (enviado pelo próprio Tom Dowd por este estar ocupado com um projeto em Toronto, Canadá). As gravações registradas no Criteria Studios foram relançadas em 2008 como versões alternativas de "Street Survivors", onde pode-se analisar algumas diferenças, como é o caso de That Smell, que contém um andamento mais lento e uma introdução mais longa.

Da gravação definitiva do álbum, lançado em 17 de Outubro de 1977 pela MCA, a garra da banda na mescla de Rock 'N Roll, Southern Rock e Blues é evidente, sendo este último bastante explorado durante o disco, como é o caso de What's Your Name, que abre o play, fazendo uma segunda-feira parecer uma sexta de noite tanta é a animação envolvida. Já a densa e interessante That Smell caminha para um lado reflexivo calcado em sarcasmo, composta por Ronnie e Allen Collins depois que o guitarrista Gary Rossington sofreu um acidente com seu novo carro Ford Torino sob efeito de álcool e drogas, tendo de adiar toda a turnê restante e as atividades do grupo em geral.

Steve Gaines mostra todo o seu potencial como compositor em You Got That Right, Ain't No Good Life e I Never Dreamed, inclusive tomando os vocais para si nas duas primeiras, mas é em Ain't No Good Life, que fecha o disco, que o guitarrista mostra todo o seu talento em um Blues na calmaria de uma cadeira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo após o lançamento de "Street Survivors", o Lynyrd Skynyrd subiu em um Convair 240, apelidado de "Free Bird", substituindo o ônibus que levava a banda nas turnês, naquela que seria a maior tour da banda. Em 20 de Outubro, apenas três dias depois do disco adentrar as lojas, o avião que tinha como destino Baton Rouge, em Luisiana, caiu por volta das 18:45 em em uma floresta próxima a Gillsburg, McComb, no Mississipi, após apresentar problemas no motor pela falta de combustível. Steve Gaines, Ronnie Van Zant, o roadie manager Dean Kilpatrick, o co-piloto William Gray e o piloto Walter MacCreary morreram instanteamente. Gravemente feridos, o baterista Artimus Pyle e o tecladista/pianista Blly Powell disseram que viram Cassie Gaines agonizar até a morte em seus braços com um corte profundo na garganta, história essa posteriormente desmentida pelos médicos, fazendo da teoria um eterno pingue-pongue.

Após as notícias sobre a tragédia correrem mundo afora, em 27 de Outubro daquele ano "Street Survivors" recebeu Disco de Ouro, atingindo o n°5 das paradas, o primeiro top 5 do grupo, assim como os singles What's Your Name e That Smell. Em Dezembro do mesmo ano recebeu platina e, em Julho de 1987, 2x-platina.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


A capa, que mostrava a banda no meio de chamas, foi outro caso curioso. Logo depois do acidente, a pedido da esposa de Steve Gaines, Teresa, o disco foi retirado de circulação pela MCA e colocado de volta com uma nova capa, onde os membros aparecem em um simples fundo preto, fazendo da original uma raridade e disputado a unhas por colecionadores.

"Street Survivors" é o grito final da era clássica da maior banda de Southern Rock dos Estados Unidos.

1-What's Your Name
2-That Smell
3-One More Time
4-I Know A Little
5-You Got That Right
6-I Never Dreamed
7-Honky Tonk Night Time Man
8-Ain't No Good Life

Ronnie Van Zant - Vocais
Allen Collins - Guitarra-Solo
Gary Rossington - Guitarra-Slide, Guitarra Rítmica e Acústica
Steve Gaines - Guitarra-Solo e Vocais nas faixas 5 e 8
Billy Powell - Teclado/Piano
Leon Wilkeson - Baixo e Backing Vocais
Artimus Pyle - Bateria

Cassie Gaines, Leslie Hawkins, Jo Jo Billingsley e Tim Smith - Backing Vocais




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"


Lynyrd Skynyrd: a história de Sweet Home AlabamaLynyrd Skynyrd
A história de "Sweet Home Alabama"

Lynyrd Skynyrd: polêmica envolvendo a bandeira confederadaLynyrd Skynyrd
Polêmica envolvendo a bandeira confederada


Galeria: Musas do Rock e Heavy MetalGaleria
Musas do Rock e Heavy Metal

Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião deleSteve Vai
As 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele


Sobre Johnny Paul Soares

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280