Saxon: Fazendo as outras bandas do estilo parecer piada
Resenha - Battering Ram - Saxon
Por Tony Velho
Postado em 19 de outubro de 2015
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O novo álbum dos veteranos do SAXON, intitulado "Battering Ram" nos lembra realmente como um bom álbum de Heavy Metal - com riffs cortantes, voz inspirada, composições consistentes e nada de musicas de quase vinte minutos - deveria soar.
A homônima pedrada de abertura abre o disco numa mix um pouco maior do que foi apresentado no vídeo previamente lançado. Um soco no estomago. Não foi a toa que foi a cancão escolhida para single do álbum. Peso, consistência e solos eletrizantes marcam uma abertura digna de um álbum do SAXON.
A faixa seguinte, "The Devil's Footprint" - a mais pesada do álbum - com letra inspirada em uma antiga lenda britânica, consiste em riffs brutais, vocais rasgados, um pré-refrão parcialmente melódico e solos exagerados (no bom sentido). Deixara o ouvinte sem folego, com certeza.
A terceira do disco, "Queen Of Hearts", teve um lyric-video divulgado a poucos dias. Em entrevista o vocalista Biff Byford comentou que buscou inspiração em bandas de rock progressivo, como King Crimson, para preencher a atmosfera da composição. De maneira cadenciada, o peso da cancão conquista nota por nota o ouvinte.
"Destroyer", quarta faixa do disco, foi baseada no vilão de mesmo nome da Marvel, empresa de quadrinhos a qual Biff Byford se diz fan de carteirinha. Aqui temos riffs de Hard Rock que lembram os álbuns da metade final dos anos 90 do poderoso SAXON. Faixa digna de pertencer a álbuns como "Unleash The Beast" ou "Metalhead".
Por falar em hard rock, a faixa seguinte "Hard And Fast" mantem a mesma pegada. Aqui podemos entender como a produção competente de Andy Sneap (Megadeth, Nevermore, Exodus, Testament, Blaze Bayley, etc.) faz a diferença em um bom álbum de Hard Rock/Heavy Metal.
A faixa seguinte, "Eye Of The Storm" abandona a fonte Hard e pula de cabeça em uma sonoridade NWBOHM (New Wave Of British Heavy Metal), movimento ao qual o SAXON responde como uma das principais bandas.
"Stand Your Ground" aposta na velocidade. A sonoridade lembra clássicos como "20,000 Ft." ou "To Hell And Back Again". Não fosse a produção moderna, se encaixaria perfeitamente em álbuns como "Strong Arm Of The Law" ou "Wheels Of Steel". Os solos nessa faixa são uma aula de feeling e bom gosto. Refrão marcante e grudento.
A faixa seguinte, "Top Of The World", recorda o ouvinte ao SAXON dos anos 2000. A mix de Heavy tradicional com composição remetente a álbuns como "Killing Ground" ou "The Inner Sanctum" tornam a faixa boa mas, um pouco ofuscada perante as outras.
"To The End" começa com um riff indignadamente pesado e cai para um verso um pouco mais melódico. O peso é retomado nos refrões e os solos são muitíssimo bem trabalhados. A química entre Paul Quinn e Dave Scarratt nas guitarras torna-se cada vez mais evidente aqui.
Fechando o disco, "Kingdom Of The Cross" - que foi baseada em um poema escrito pelo vocalista Biff Byford - conta com um timbre de baixo magnifico, uma dupla de guitarras suaves, sintetizadores e bateria com bastante groove.
O que parecia impossível aconteceu. O SAXON conseguiu superar o incrível álbum "Sacrifice" (lançado em 2013) e presenteou os fans com "Battering Ram", uma aula de Heavy Metal de qualidade e bom gosto. Enquanto algumas bandas mais famosas do movimento NWBOHM cometem deslizes feios, o poderoso SAXON se mostra fiel as origens, ao mesmo tempo que consegue entregar um álbum inovador e atemporal.
Forte candidato a álbum do ano!
Tracklist:
01 - Battering Ram
02 - The Devil's Footprint
03 - Queen Of Hearts
04 - Destroyer
05 - Hard And Fast
06 - Eye Of The Storm
07 - Stand Your Ground
08 - Top Of The World
09 - To The End
10 - Kingdom Of The Cross
Lineup:
- Biff Byford (vocais)
- Paul Quinn (guitarras)
- Doug Scaratt (guitarras)
- Nibbs Carter (baixo)
- Nigel Glockler (bateria; sintetizador)
Produção:
- Andy Sneap
Gravadora:
- UDR records
Outras resenhas de Battering Ram - Saxon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
"Deep Purple não é heavy metal", garante Ian Gillan
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
O som que Pete Townshend diz que criou e depois entregou para Queen, U2 e Springsteen
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
A única banda punk britânica que Joey Ramone dizia que prestava
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
A canção recente de Bob Dylan que Bruce Springsteen chamou de obra-prima
A banda que Kurt Cobain gostou tanto quando conheceu que quis tocar numa banda cover dela
Produtor do álbum de David Gilmour não sabia quem é Richard Wright



A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
As 12 melhores músicas do Saxon, segundo Biff Byford
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
Iron Maiden: "Senjutsu" é uma prova de que "The X-Factor" é um discão



