Vintage Trouble: Uma banda revelação com valores arcaicos

Resenha - 1 Hopeful Rd - Vintage Trouble

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por André Espínola
Enviar Correções  

Pode parecer contradição que a banda revelação do ano carregue não só no nome, mas também no visual e no som, estética e valores arcaicos. Mas não é. A banda de Los Angeles, Vintage Trouble, é uma amalgama de todos os tradicionais estilos do R&B, principalmente o blues, soul e rock dos anos 50 e 60. E apesar de não apresentar nenhuma grande novidade sonora que possa abalar os alicerces da música moderna, a mistura soa empolgante, intensa e refrescante exatamente porque cada faixa se inicia verdadeiramente como um objeto familiar que, apesar de conhecido, ainda não foi totalmente desvendado. Vintage Trouble surgiu chamando bastante atenção em 2010 e construindo um som enérgico no seu disco de estréia The Bomb Shelter Sessions, lançado em 2011, conquistando um sucesso surpreendente, sendo convidado para se apresentar em programas de televisão renomados, como o Later... With Jools Holland, bem como participando das turnês de grandes nomes da música como Lenny Kravitz, The Cranberries e abrindo shows de bandas como nada menos que The Who, Rolling Stones e AC/DC. O segundo álbum da banda – e o primeiro por uma grande gravadora, a icônica Blue Note Records – 1 Hopeful Rd apenas consolida essa posição de destaque, amaciando um pouco mais o som, mas mantendo a mistura dos elementos que compõem a sonoridade da banda intacta e viva.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A faixa de abertura é a música de trabalho do disco e, sem dúvida, uma das mais empolgantes. "Run Like a River" inicia com uma guitarra típica do blues, mas logo o ritmo acelera e fica marcado por palmas que parecem de uma festa de um rito religioso. As baladas também se destacam pela melodia e pela voz profunda e bela de Ty Taylor, como em "From My Arms". O clima soul, dançante e sensual, toma conta de "Doin’ What You Were Doin’". O rock volta com tudo com "Angel City, California", perfeita para os shows e que nos transporta diretamente para os anos 60 e 70, nos remetendo aos riffs de Rolling Stones ou ao Southern rock de Creedence Clearwater Revival.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O ritmo volta a dar uma esfriada com a maravilhosa balada "Shows What You Know", com uma belíssima melodia e mais uma vez a voz de Ty Taylor se destacando bastante, sem dúvida uma das candidatas a melhor balada do disco. A outra candidata é a faixa "Another Man’s Word", destacando-se principalmente o refrão, "tell me why would you believe another man’s word over mine?".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Strike Your Light", por sua vez, é outra para fazer pular, com altos solos de guitarra e gritos do vocalista Taylor. Nessa parte final do disco, Vintage Trouble se aproxima mais do blues, com as ótimas "Before The Tear Drops" e "If You Loved Me". Depois de mais um sopro de energia roqueira de "Another Baby", o disco finaliza com mais uma bela balada "Soul Serenity".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

1 Hopeful Rd é o disco de uma banda com um pé no passado e outra no futuro. É uma daquelas pouquíssimas bandas que tocam um som antigo, tradicional, e ainda assim soa novo e moderno. Mas o prato não está fincado apenas no rock clássico, no soul clássico ou no blues clássico, mas sim em uma mistura, cujo tempero agrada fãs de cada um dos estilos separadamente.

Tracklist:
1. Run Like the River
2. From My Arms
3. Doin' What You Were Doin'
4. Angel City, California
5. Shows What You Know
6. My Heart Won't Fall Again
7. Another Man's Words
8. Strike Your Light (Feat. Kamilah Marshall)
9. Before the Tear Drops
10. If You Loved Me
11. Another Baby
12. Soul Serenity




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Megadeth: Mustaine fala sobre satanistas, gays e gatosMegadeth
Mustaine fala sobre satanistas, gays e gatos

Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbunsTop 5 Metallica
About.com elege os cinco melhores álbuns


Sobre André Espínola

André Espínola, recifense, estudante de História e apaixonado por música, quer levar um pouco de sua paixão para os outros, resenhando sobre novos lançamentos e pagando tributo aos clássicos e às nossas raízes musicais, sobretudo o Blues, Rock e Jazz, cuja missão básica é dizer aos quatro cantos: "a boa música nunca morrerá!". Possui o blog Filho do Blues, onde escreve e edita textos sobre as novidades musicais do mundo do rock, indie e blues.

Mais matérias de André Espínola no Whiplash.Net.

Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 GooAdHor