Distant Sun: banda russa lança primeiro disco em maio de 2015
Resenha - Dark Matter - Distant Sun
Por Haggen Kennedy
Postado em 07 de maio de 2015
"Dark Matter", full length de estreia da banda russa de power/speed DISTANT SUN, é a continuação melhorada de "Sunless Citadel", EP de 5 músicas gravado em 2011 e lançado em 2012 pela Sublimity Records, gravadora do mesmo país. O grupo na época era apenas o projeto solo do guitarrista e vocalista Alexey Markov, que já passou pelo STARSOUP e pelo conhecido SHADOWHOST, um dos maiores nomes do speed/thrash russo. Atualmente já possui status de banda e um debute de qualidade.
Com data de lançamento para o dia 15 de maio de 2015 pela Metalism Records, "Dark Matter" traz 10 músicas no melhor estilo power europeu, fartamente recheadas de influências thrash dos EUA. Trata-se de uma mescla bem-feita de estilos que certamente agradará fãs das alemãs BLIND GUARDIAN e RAGE e das estado-unidenses ANNIHILATOR e ICED EARTH. Guitarras com distorção "na cara"; bases com palhetadas thrash; batera de levadas hardcore; passagens que por vezes estão mais para o power e outras, mais para o death; muitos momentos "crus" e outros tantos com refrões em coro de muitas vozes, tudo isso mesclado a uma produção realmente de primeira categoria.
O disco abre com o som etéreo de Prophet of the Mean, que logo se transforma numa pegada bastante thrash embebida nos ásperos vocais de Markov. A partir daí a jornada é bastante diversificada, com letras que versam sobre ficção científica, campos magnéticos, viagem no espaço, fantasia e aventura. Seja na melódica Kill the Fremen, que lembra o melhor de "Kill ‘em All" do METALLICA no riff principal mas é a cara do IRON SAVIOUR nas pontes e em partes do refrão; na levada altamente contagiante da faixa-título, Dark Matter; no som mais cru de Godsdoom, que muito remete à sueca FALCONER; à pesada Matrix Hacked, com sua bateria death, pegada hardcore e solo robusto; ou até na balada Gifts of Journey, que poderia facilmente constar da track list do Somewhere Far Beyond (BLIND GUARDIAN); o fato é que Dark Matter é um disco de responsa, pensado e realizado com muita competência por Markov e pelos que lhe acompanham: o famoso baterista ucraniano Erland Sivolapov (endorser da Paiste, Premier e Vater) e do baixista Artem Molodtsov (SHADOWHOST). O disco conta ainda com Shattered Empire, com cara de Metallica antigo; Apocalypto, infuenciada pelo filme homônimo; Healer of Souls, com um baixo excelente; e a inesperadíssima Zero to Hero, de composição inusitada, mas muito bem-vinda.
O álbum é pesado do começo ao fim, sem teclados nem samplers de bateria, com a clara proposta de remeter ao que há (ou houve) de melhor nos anos 90, aliada a uma produção contemporânea habilidosa. É um material daqueles que você ouve e sabe que leva o sangue dos integrantes; daqueles que o ouvinte consegue reconhecer a sinceridade por detrás de cada acorde. A belíssima capa foi desenhada por W.Smerdulak (ARKONA), e, além de ser disponibilizado digitalmente na data de lançamento, uma edição deluxe em digipack será lançada mais tarde, trazendo alguns covers.
Faixas
1. Prophet of the Mean (4:37)
2. Kill the Fremen (3:43)
3. Dark Matter (5:04)
4. Godsdoom (5:03)
5. Matrix Hacked (5:29)
6. Shattered Empire (5:22)
7. Gifts of Journey (3:39)
8. Apocalypto (3:41)
9. Healer of Souls (4:52)
10. Zero to Hero (4:03)
Links relacionados:
Prévia do disco:
Facebook:
https://www.facebook.com/distantsunband
YouTube:
http://www.youtube.com/channel/UCFxZn4QLE7cHKkpbo64k7ig
VK:
https://vk.com/distantsun
Last.fm:
http://www.last.fm/music/Distant+Sun
EP "Sunless Citadel"
Itunes:
https://itunes.apple.com/us/album/sunless-citadel-ep/id957593733
Google.Play:
https://play.google.com/store/music/album/Distant_Sun_Sunless_Citadel_EP?id=Bon7gq3kijuys5bjn3dvf3nnsja
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O argumento de Steve Harris que convenceu Janick Gers a ficar após Adrian Smith voltar
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"
Cinco países com muita tradição no mundo do heavy metal


"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia



