Hammerfall: "(r)Evolution" é uma volta às raízes?
Resenha - (r) Evolution - Hammerfall
Por Vitor Franceschini
Postado em 20 de janeiro de 2015
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"(r) Evolution", nono álbum dos suecos do Hammerfall, foi aguardado como um retorno às raízes da banda, até porque foi isso que a banda divulgou em notas antes do lançamento do mesmo. Quando o single "Bushido" foi lançado, notava-se este retorno, mas não em sua totalidade.
"(r) Evolution" mostra um Hammerfall re-modificado (que me perdoem o trocadilho com o título do álbum), trazendo de volta suas temáticas iniciais (leia-se temas medievais, fantasiosos...) e sem o experimentalismo dos últimos álbuns. Até a mascote Hector retornou à capa através dos traços de seu criador Andreas Marschall.
O novo trabalho só não é tão forte quanto os três primeiros discos da banda devido ao fato de ser nítida a preocupação em se recriar, se reinventar. Isso fez com que o Hammerfall soasse como uma banda novata no estilo, coisa que, obviamente, não o é. Mas há muita qualidade no trabalho.
Isso fica comprovado diretamente na primeira faixa Hector's Hymn que abre o disco de forma enérgica, trazendo todas as características que consagraram a banda: velocidade, melodia e refrão pegajoso. Já em Bushido a banda tira o pé, mas mantém um refrão longo e extremamente marcante.
A força não se mantém em todas as composições, mas ao mesmo tempo não há nada que comprometa a qualidade da banda em toda a audição de "(r) Evolution". Obviamente que a exigência dos fãs pede mais, porém tudo que caracterizou o grupo sueco se faz presente: riffs velozes ora diretos ora palhetados, bateria veloz e com pegada explorando os bumbos duplos e os famosos refrãos em coro. O clima é que soa meio forçado.
Vale destacar que Joacim Cans ainda é um dos melhores vocalistas do estilo. Ouça canções como Origins e Tainted Metal que também se destacam. Enfim, "(r) Evolution" é um bom álbum que não compromete a discografia do Hammerfall e comprova que a banda tem muita lenha pra queimar ainda.
http://www.hammerfall.net/
https://www.facebook.com/hammerfall
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
Por que Gisele Bündchen e Ivete Sangalo deturparam "Imagine", segundo André Barcinski
Sarcófago: pioneirismo, polêmica e death metal
Bon Jovi: Richie Sambora enumera motivos para ter saído da banda

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



