Mastodon: Transpirando o peso do heavy metal
Resenha - Once More 'Round The Sun - Mastodon
Por André Prado
Fonte: descafeinadoblog
Postado em 04 de julho de 2014
Quem se arrisca a escrever sobre algum assunto, por mais que entenda dele, muitas vezes se perde nas palavras. Se perde porque o assunto que ele trata transgrediu qualquer expectativa, evoluiu e simplificou surpreendentemente sem perder sua genialidade.
O que dizer de "Once More 'Round The Sun" dos americanos do Mastodon? Assim como seu gênero dentro do heavy metal é, e sempre foi, totalmente indecifrável e limitado a descrição de influências de aqui de ali, o Mastodon mais uma vez nos entrega um disco que é fácil um dos melhores da década.
Esse Mastodon de outrora, antes visto com suas melodias complexas capazes de criar um gênero único pra si, e dentro que conhecem do progressivo e do heavy metal, se foi, há muito tempo.
Uns depois de escutarem "Once More 'Round The Sun" podem dizer: "oras, mas o Mastodon se tornou comercial?". Sim, digamos que tornou-se. Realmente são melodias mais acessíveis, onde saíram as partes intrincadas e quase guturais de Troy Sanders, para dar lugar a vocais compartilhados por toda a banda: o já citado Troy também no baixo, Brent Hinds na guitarra, Bill Kelliher na guitarra e Brann Dailor na bateria (esse que é o baterista mais notável dos últimos tempos). Contudo, não sejam meros "moleques" de mente fechada que não são capazes de ler um livro hoje em dia. Com uma audição atenta, há muito mais em "Once More' Round The Sun" do que se pode esperar.
E quem diria que o Mastodon começaria um álbum com um violão? Nem os mais preparados para o inesperado esperavam essa. "Tread Lightly" nos dá um soco na cara de tanta fúria acumulada.
Seguindo temos faixas como o single "High Road" como se o Black Sabbath tivesse tomado uma dose cavalar de thrash metal, a faixa tem um refrão que fica difícil de não cantar por aí. E refrão forte é o que temos na espetacular "Ember City", com um trabalho de bateria digníssimo de Brann Dailor
A faixa título do álbum "Once More 'Round The Sun" com seu climão hard rock e facilmente digerível, surpreende pela sua pegada sem perder em nenhum momento a característica principal que se chama Mastodon. E nessa mistureba de influências ainda temos a "Chimes At Midnight", carregada de Deftones e uma dose na espinha pra sair quebrando tudo pela casa, fazendo inveja aos que tentam por aí fazer aquele thrash metal mais moderno.
Ainda nessa fortíssima influência, temos a "Asleep In The Deep" que mostra um Mastodon numa faceta irreconhecível, de misturas latentes, serenas, até pop, e mesmo assim espetacular. E para encerrar o álbum de forma magistral, temos a épica "Diamond In The Witch House" com os vocais desesperados de Brent Hinds.
Trilhando os caminhos do predecessor "The Hunter" de 2011, o Mastodon, parafraseando o título do álbum, "deu uma volta no sol" e foi além, além da onde eu e o mundo inteiro não poderia esperar. Transformando a simplicidade, equalizando modernidade, e transpirando o peso do heavy metal em um trabalho que é difícil de não ouvir mais de uma vez, e que no jeitão Mastodon de ser, se habilita fácil a ser um "Black Album" do século XXI .
Tracklist
1. "Tread Lightly" 5:14
2. "The Motherload" 4:59
3. "High Road" 4:15
4. "Once More 'Round the Sun" 2:58
5. "Chimes at Midnight" 5:32
6. "Asleep in the Deep" 6:12
7. "Feast Your Eyes" 3:23
8. "Aunt Lisa" 4:08
9. "Ember City" 4:59
10. "Halloween" 4:39
11. "Diamond in the Witch House" 7:49
Outras resenhas de Once More 'Round The Sun - Mastodon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi




Nova música do Mastodon foi inspirada pelo furacão Helene
O pior disco do Mastodon, de acordo com a Metal Hammer
O problema do novo filme do Mastodon sobre Brent Hinds, segundo André Barcinski
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
Bill Kelliher conta como recebeu a notícia da morte de Brent Hinds



