Picture: Clássicos 1° e 3° álbuns em um disco, em versão nacional

Resenha - Diamond Dreamer/Picture 1 - Picture

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar Correções  


Uma das bandas precursoras do metal holandês, o PICTURE é considerada uma das lendas do metal oitentista europeu. E, finalmente, seus primeiros álbuns acabam de ser relançados, no modelo dois álbuns em um único CD. E a batalhadora Hellion Records, para deleite dos fãs brasileiros, acabada de colocar no mercado nacional essas preciosidades. E, em primeiro lugar, tratemos da compilação que reúne, respectivamente, o terceiro e o primeiro álbum dos caras, lançados em 1981 e 1982.

Embora a ordem do disco seja ao contrário (primeiro temos "Diamond Dreamer", e depois "Picture 1"), aqui irei inverter as coisas, por questões de ordem cronológica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 1981, quando o metal ainda estava engatinhando, surgia na Holanda uma das precursoras da primeira safra do estilo, o PICTURE, que neste primeiro álbum, considerado o primeiro do metal holandês, contava em sua formação com Rinus Vreugdenhill (baixo), Laurens "Bakkie" Bakker (bateria), Jan Bechtum (guitarra) e Ronald van Prooijen (vocal).

Em "Picture 1" o som da banda ainda era bem cru, e com forte influência de hard rock sententista (vide a pegajosa "You Can Go"), embora os caras já trilhassem por caminhos mais pesados e velozes, como na ótima "Bombers", que remete direto ao DEEP PURPLE.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro destaque são os ótimos vocais de Ronald, bem agudos, e que remetem aos de Geoff Tate, como se percebe claramente em "No More", uma das faixas mais diversificadas do disco, que mostrou ao mundo uma banda que tinha muito potencial, e que havia dado um grande primeiro passo para atingir o reconhecimento (Nota 7,0).

Já em "Diamond Dreamer", o terceiro álbum do PICTURE, lançado originalmente em 1983, é perceptível a grande evolução da banda em relação ao primeiro trabalho, tendo em vista que a sonoridade é bem mais encorpada e orgânica, e com maior prevalência do metal tradicional, embora as influências de hard rock ainda permaneçam em vários momentos, como nas clássicas "Hot Lovin" e "Diamond Dreamer".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E a grande chave desta mudança no som dos caras fica para a mudança de vocalistas (os instrumentistas são os mesmos do primeiro álbum), uma vez que "Shmoulik" Avigal, que substituiu Ronald, tem um estilo mais rasgado e diferenciado, lembrando muito o saudoso mestre Ronnie James Dio. E, até por isso, as influências de RAINBOW e DIO ficam ainda mais evidentes, como nas também clássicas "Lady Lightning" e "Message from Hell".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A produção de "Diamond Dreamer" também é bem melhor que de "Picture 1", soando atual até para os padrões de hoje (Nota 9,0)

Trata-se, pois, de um lançamento imperdível para qualquer fã de heavy metal! Não perca tempo e corra já atrás do seu!

Diamond Dreamer/Picture 1 – Picture
(2014 – Hellion Records - Nacional)

Track List:

Diamond Dreamer:
1. Lady Lightning
2. Night Hunter
3. Hot Lovin
4. Diamond Dreamer
5. Message from Hell
6. You re All Alone
7. Lousy Lady
8. The Hangmen
9. Get me Rock N Roll
10. You re Touching Me

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Picture 1:
11. Dirty Street Fighter
12. You Can Go
13. Bombers
14. No More
15. One Way Street
16. You re a Fool
17. Get Back or You Fall
18. Rockin in Your Brains
19. He s a Player
20. Fear




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Slipknot: Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantadoSlipknot
Joey Jordison diz que foi demitido por telegrama cantado

Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling StoneTop 500
As melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone


Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336