Grave Desecrator: Metal extremo brasileiro tipo exportação
Resenha - Insult - Grave Desecrator
Por Maicon Leite
Postado em 11 de agosto de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é preciso repetir a cada resenha que o Brasil possui uma vasta seleção de bandas que honram o país apresentando um material de extrema qualidade, seja lá qual for o estilo. No Death/Black Metal há um grande número de exemplos, e do Rio de Janeiro, como sempre, vem um dos seus grandes representantes, jorrando blasfêmias em plenas praias cariocas e aos pés do Cristo Redentor.
Gravado no HR Studios em agosto de 2010 e produzido em conjunto por Leo Pagani e a própria banda, "Insult" contou ainda com a masterização do experiente Harris Johns (Sodom, Kreator, Helloween, Coroner, etc) no tradicional Music Lab, de Berlin, Alemanha, garantindo resultados altamente satisfatórios. O peso e a sujeira estão bem delineados nas doze faixas, destacando o trabalho de guitarras, que despejam riffs hediondos em meio a vociferações de cunho satânico em meio à cozinha bem timbrada e consistente.
O track list é bem heterogêneo, mas algumas faixas se destacam substancialmente, como a própria música que abre o trabalho, "Black Vengeance", um hecatombe satânico rápido e sujo, na linha do Sarcófago, uma das grandes influências dos cariocas. "Stared to Hell" não fica pra trás, e em seus quase três minutos de duração não poupa na velocidade estonteante e no trabalho de guitarras recheado de riffs e solos à la Slayer dos guitarristas Black Sin and Damnation e Butcherazor (também responsável pelos vocais doentios). "Hellhound Breed" serve como intro para a faixa-título do disco, baseada em momentos mais cadenciados e pesados, onde os bumbos dão a tônica em meio aos vocais à la Hellhammer/Celtic Frost. Lá pelas tantas a velocidade toma conta e encerra a música num ritmo frenético, com solos que farão Jeff Hanneman regozijar-se no inferno.
"Apesar do holocausto satânico e musical, a banda permite ritmos rápidos variados e rifferama mortífera, com alavancadas, viradas destruidoras entre outras coisas, não se limitando apenas ao ruído puro e simples", comenta o baixista Necrogoat que ainda destaca as faixas que considera os carros chefe do álbum: "Insult", "Stained by Blood", "Jesus Joint" e "Baphomet".
E para acompanhar todo este trabalho em nome da blasfêmia, a arte do álbum representa muito bem toda esta temática, sendo uma obra do artista carioca Leo Lavatori, que também é o tatuador oficial da banda. Alguns sites elegeram a capa uma das mais belas lançadas no ano de seu lançamento. "Insult" ainda tem sido muito divulgado e falado no underground mundial, sendo reconhecido no mundo inteiro por centenas de publicações. Fenriz, do Darkthrone, colocou-o na lista dos 10 melhores álbuns de 2010, dando a banda um fôlego ainda maior para os lançamentos seguintes.
"Insult" foi lançado na Europa em outubro de 2010, quando a banda fez uma pequena turnê europeia com dez shows em países como Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Reino unido, onde tocaram no festival "Live Evil", em Candem City-Londres. No mesmo festival também tocaram o Vulcano, Ghost (em seu segundo show), Nekromantheon, entre diversas outras bandas. O álbum também foi lançado nos EUA pela Hell´s Headbangers em vinil, e a Redlight Prod. fez o lançamento no Brasil em CD.
A banda fez alguns lançamentos recentemente, como um bootleg ao vivo e um split 7’EP para untar o terreno para seu próximo álbum previsto para esse ano ou início de 2014. Vamos aguardar ansiosos por mais uma aula de brutalidade!
Contatos & Links
http://www.gravedesecrator.com
Tracklist
1. Black Vengeance (04:51)
2. Stared to Hell (02:45)
3. Hellhound Breed (01:28)
4. Insult (03:54)
5. Stained by Blood (03:19)
6. Dangerous Cult (04:21)
7. Serpent Seedline (03:40)
8. Decline of Faith (05:17)
9. Jesus Joint (01:09)
10. Poisoned Purity (04:21)
11. The Satanic Coven (02:50)
12. Baphomet (06:47)
Tempo total: 44:42
Formação:
Butcherazor – Vocal e guitarra
Black Sin and Damnation – guitarra
Necrogoat - baixo
Angeldust – bateria (obs.: substituído por Slaughterer)
"BAPHOMET":
Grave Desecrator
Titulo: "Insult"
Formato: CD/LP
Local: Brasil
Estilo: Death/Black Metal
Gravadora/Selo: Ketzer Records
Ano de Lançamento: 2010
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O hit da Legião Urbana influenciado por Bruce Springsteen que gravadora não curtiu estrutura
O hit do Engenheiros do Hawaii que surgiu por causa de um político e não era original
O incomum hábito de Steve Harris que coloca pressão nas bandas de abertura do Maiden


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



