Grave Desecrator: Metal extremo brasileiro tipo exportação
Resenha - Insult - Grave Desecrator
Por Maicon Leite
Postado em 11 de agosto de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não é preciso repetir a cada resenha que o Brasil possui uma vasta seleção de bandas que honram o país apresentando um material de extrema qualidade, seja lá qual for o estilo. No Death/Black Metal há um grande número de exemplos, e do Rio de Janeiro, como sempre, vem um dos seus grandes representantes, jorrando blasfêmias em plenas praias cariocas e aos pés do Cristo Redentor.
Gravado no HR Studios em agosto de 2010 e produzido em conjunto por Leo Pagani e a própria banda, "Insult" contou ainda com a masterização do experiente Harris Johns (Sodom, Kreator, Helloween, Coroner, etc) no tradicional Music Lab, de Berlin, Alemanha, garantindo resultados altamente satisfatórios. O peso e a sujeira estão bem delineados nas doze faixas, destacando o trabalho de guitarras, que despejam riffs hediondos em meio a vociferações de cunho satânico em meio à cozinha bem timbrada e consistente.
O track list é bem heterogêneo, mas algumas faixas se destacam substancialmente, como a própria música que abre o trabalho, "Black Vengeance", um hecatombe satânico rápido e sujo, na linha do Sarcófago, uma das grandes influências dos cariocas. "Stared to Hell" não fica pra trás, e em seus quase três minutos de duração não poupa na velocidade estonteante e no trabalho de guitarras recheado de riffs e solos à la Slayer dos guitarristas Black Sin and Damnation e Butcherazor (também responsável pelos vocais doentios). "Hellhound Breed" serve como intro para a faixa-título do disco, baseada em momentos mais cadenciados e pesados, onde os bumbos dão a tônica em meio aos vocais à la Hellhammer/Celtic Frost. Lá pelas tantas a velocidade toma conta e encerra a música num ritmo frenético, com solos que farão Jeff Hanneman regozijar-se no inferno.
"Apesar do holocausto satânico e musical, a banda permite ritmos rápidos variados e rifferama mortífera, com alavancadas, viradas destruidoras entre outras coisas, não se limitando apenas ao ruído puro e simples", comenta o baixista Necrogoat que ainda destaca as faixas que considera os carros chefe do álbum: "Insult", "Stained by Blood", "Jesus Joint" e "Baphomet".
E para acompanhar todo este trabalho em nome da blasfêmia, a arte do álbum representa muito bem toda esta temática, sendo uma obra do artista carioca Leo Lavatori, que também é o tatuador oficial da banda. Alguns sites elegeram a capa uma das mais belas lançadas no ano de seu lançamento. "Insult" ainda tem sido muito divulgado e falado no underground mundial, sendo reconhecido no mundo inteiro por centenas de publicações. Fenriz, do Darkthrone, colocou-o na lista dos 10 melhores álbuns de 2010, dando a banda um fôlego ainda maior para os lançamentos seguintes.
"Insult" foi lançado na Europa em outubro de 2010, quando a banda fez uma pequena turnê europeia com dez shows em países como Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Reino unido, onde tocaram no festival "Live Evil", em Candem City-Londres. No mesmo festival também tocaram o Vulcano, Ghost (em seu segundo show), Nekromantheon, entre diversas outras bandas. O álbum também foi lançado nos EUA pela Hell´s Headbangers em vinil, e a Redlight Prod. fez o lançamento no Brasil em CD.
A banda fez alguns lançamentos recentemente, como um bootleg ao vivo e um split 7’EP para untar o terreno para seu próximo álbum previsto para esse ano ou início de 2014. Vamos aguardar ansiosos por mais uma aula de brutalidade!
Contatos & Links
http://www.gravedesecrator.com
Tracklist
1. Black Vengeance (04:51)
2. Stared to Hell (02:45)
3. Hellhound Breed (01:28)
4. Insult (03:54)
5. Stained by Blood (03:19)
6. Dangerous Cult (04:21)
7. Serpent Seedline (03:40)
8. Decline of Faith (05:17)
9. Jesus Joint (01:09)
10. Poisoned Purity (04:21)
11. The Satanic Coven (02:50)
12. Baphomet (06:47)
Tempo total: 44:42
Formação:
Butcherazor – Vocal e guitarra
Black Sin and Damnation – guitarra
Necrogoat - baixo
Angeldust – bateria (obs.: substituído por Slaughterer)
"BAPHOMET":
Grave Desecrator
Titulo: "Insult"
Formato: CD/LP
Local: Brasil
Estilo: Death/Black Metal
Gravadora/Selo: Ketzer Records
Ano de Lançamento: 2010
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
Irmãos Gallagher descontentes com leilão de gravações raras do Oasis
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock
As 2 bandas brasileiras que Regis Tadeu considera as mais injustiçadas do rock
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
"Estou velho": Geoff Tate explica decisão de abandonar "Operation Mindcrime"
Michael Sweet recusa King Diamond, mas aceita tocar junto
A canção de Mark Knopfler para uma Rainha que foi arruinada por outro guitarrista lendário
O clássico álbum dos Beatles que teve seu lado B rejeitado por John Lennon; "lixo"
A música do Led Zeppelin que John Bonham sabotou de tanto que odiava

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



