Shaman: 10 anos do lançamento do CD Ritualive

Resenha - Ritualive - Shaman

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Kauê Andreati
Enviar Correções  

9


Uma década se passou desde que o Shaman, banda brasileira de Heavy Metal (chamado de "Metal Melódico" aqui no Brasil para alguns tipos de bandas) lançou o aclamado DVD "RITUALIVE" que, na minha humilde opinião, é o melhor registro já lançado por uma banda do gênero aqui no Brasil. Toda a produção do DVD, juntamente com o time de peso que a banda possuía (não está em avaliação em nenhum momento o novo Shaman), com grandes convidados e repertório satisfatório aos fãs, conseguiu satisfazer a grande maioria dos ouvintes.

Tarja: Shaman substitui Tristania em São Paulo

Dave Mustaine: "há bandas cujo nome me ofende"

É inegável que todo o time que subiu ao palco estava "afiado" em seu desempenho musical, mas o exemplo que não podemos deixar de citar é o vocalista Andre Matos, que já conhecemos de bandas como VIPER, ANGRA, VIRGO, SYMFONIA, AVANTASIA (e que agora está na sua carreira solo celebrando os 20 anos do álbum "ANGELS CRY", outro grande registro da banda ANGRA). O vocalista demonstrou afinação e grande alcance vocal, interpretando as músicas da banda com maestria, e relembrando velhos sucessos do ANGRA como "Carry On" e "Lisbon".

O baixista Luís Mariutti, o baterista Ricardo Confessori e o Tecladista Fábio Ribeiro na época já não tinham o que provar para ninguém, pois também haviam passado pelo ANGRA e possuíam toda uma história já conhecida pelos fãs. Podemos falar então da "revelação" da época, o guitarrista Hugo Mariutti, irmão do baixista Luís Mariutti, que passou a ter grande destaque dentro da cena brasileira a partir daí. Durante todo o DVD, seus solos e bases não deixaram o público desanimar em nenhum momento ao lado dos seus companheiros de banda, inclusive o mesmo participou efetivamente das composições do álbum que resultou neste DVD, o "RITUAL".

Contando com diversos convidados, a banda passou por grandes performances em "Sign Of The Cross", "Pride"(com as honras de Tobias Sammet do AVANTASIA),"Over Your Head", "Eagle Fly Free (Com o Sr. Andi Deris do HELLOWEEN)", e é claro que em músicas conhecidas do público como "Here I Am", "Distant Thunder","For Tomorrow" , as mesmas contribuíram bastante para que o registro se tornasse uma grande apresentação. E sim, a balada "Fairy Tale" que tocou em todo tipo de rádio e até na TV na época também estava presente, demonstrando sua melodia bem interpretada com o apoio do violino do músico Marcus Viana.

Grande destaque na época, o DVD é a prova de que registros "antigos" ainda possuem grande relevância para a cena metal da atualidade.

Banda: SHAMAN
DVD: RITUALIVE
Gravadora: UNIVERSAL MUSIC
Ano: 2003

Formação do DVD:

Andre Matos - Vocais, Piano e Teclados
Hugo Mariutti – Guitarra, Backing Vocals
Luís Mariutti – Baixo, Backing Vocals
Ricardo Confessori – Bateria
Fábio Ribeiro – Teclados

Convidados:

Tobias Sammet - Vocais em "Sign of the Cross" e "Pride"
Sascha Paeth - Guitarra em "Sign of the Cross" e "Pride"
Marcus Viana - Violino Elétrico em "Over Your Head" e "Fairy Tale"
George Mouzaiek - Derbak em "Over Your Head"
Andi Deris - Vocais em "Eagle Fly Free"
Michael Weikath - Guitarra em "Eagle Fly Free"

Faixas do DVD:

1. Ancient Winds
2. Here I Am
3. Distant Thunder
4. For Tomorrow
5. Time Will Come
6. Lisbon
7. Guitar Solo
8. Drum Solo
9. Over Your Head
10. Piano Solo
11. Fairy Tale
12. Blind Spell
13. Ritual
14. Sign of the Cross
15. Pride
16. Carry On
17. Eagle Fly Free
18. Lasting Child


Outras resenhas de Ritualive - Shaman

Resenha - Ritualive - Shaman


adWhipDin adWhipDin