Fanttasma: Um dos melhores trabalhos do ano

Resenha - Another Sleeples Night - Fanttasma

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Vitor Franceschini
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


É de se orgulhar ao ver registros como este e de se espantar que seja feito de forma independente, mesmo que a banda seja integrada por experientes músicos, já que Thiago Andrade (vocal, Deadly Curse), Rafael Augusto Lopes (guitarra/baixo, Eternal Malediction, ex-Torture Squad) e Rafael Galbes (bateria) formam o Fanttasma.
411 acessosTorture Squad: versão digital do novo álbum está disponível!5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)

A promoção e expectativas que antecederam este registro fazem se valer ao ouvir “Another Sleepless Night” já na primeira composição Corona. Com riffs soturnos e melódicos, além de vocais guturais agonizantes, a composição já deixa o clima denso e obscuro no ar e apresenta bem a musicalidade da banda.

Poderíamos classificar facilmente a sonoridade do grupo como um Avantgard Doom Metal, mas, ouvindo-se atentamente ainda há nuances que passam pelo Death Metal e pelo Post Black Metal. Enfim, é algo difícil de definir, mas muito bom de assimilar. Riffs pesados, cozinha cadenciada e técnica, além dos já citados guturais compõem o trabalho.

Ainda há espaço para a participação de nomes como Áscaris (Imperium Infernale) que detona com backing vocals rasgados, Fernanda Lira (Nervosa) que mostra ainda mais do que proporciona em sua banda e detona com vocais limpos, além de Daniel Wergan (ex-Dying Embrace, Antiqua).

Mas, sem dúvidas e desmerecimentos, o encaixe perfeito de saxofone é o maior destaque. A cargo de Herrera, o instrumento se encaixou como uma luva em algumas composições, em especial em The Night Fever e seu clima sombrio que se mostra como a melhor faixa do trabalho.

Para se diferenciar ainda mais das mesmices que encontramos pelo underground, “Another Sleepless Night” ainda conta com uma capa de extremo bom gosto que foge dos padrões comuns. A cargo de Carlos Cananéa a arte foi inspirada no expressionismo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores trabalhos do ano.

http://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com/

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

411 acessosTorture Squad: versão digital do novo álbum está disponível!895 acessosTorture Squad: novo álbum está recheado de participações especiais659 acessosVitor Rodrigues: renomado vocalista apresenta seu novo projeto220 acessosTorture Squad: lançado lyric video de "Cursed By Disease"1089 acessosTorture Squad: veja a capa do álbum "Far Beyond Existence"255 acessosTorture Squad: divulgados título e tracklist do novo álbum!0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Torture Squad"

Scream Blog GoreScream Blog Gore
Copa do Brasil - E se os times fossem bandas?

Café com ÓcioCafé com Ócio
Os melhores discos do Metal Nacional de 2000 a 2010

Heavy MetalHeavy Metal
Site elege as dez melhores bandas do Brasil

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Fanttasma"0 acessosTodas as matérias sobre "Deadly Curse"0 acessosTodas as matérias sobre "Torture Squad"

VozVoz
10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas (Parte I)

Whiplash.NetWhiplash.Net
O site protege algumas bandas e prejudica outras?

Steven TylerSteven Tyler
"Nunca esquecerei a audição para o Led Zeppelin!"

5000 acessosBruce Dickinson: punks não sabem tocar e tem inveja do metal5000 acessosGuitarras e Baixos: Perguntas e Respostas5000 acessosMaquiagem, spikes e sorrisos: conheça o Happy Black Metal2964 acessosNa teoria: e se álbuns Black e Death virassem livros infantis?5000 acessosA Vida Pós-bilau: vocalista do Life of Agony abre o jogo4057 acessosTecnologia: quanto mais tempo durarão os downloads de música?

Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online