Fanttasma: Um dos melhores trabalhos do ano
Resenha - Another Sleeples Night - Fanttasma
Por Vitor Franceschini
Postado em 21 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É de se orgulhar ao ver registros como este e de se espantar que seja feito de forma independente, mesmo que a banda seja integrada por experientes músicos, já que Thiago Andrade (vocal, Deadly Curse), Rafael Augusto Lopes (guitarra/baixo, Eternal Malediction, ex-Torture Squad) e Rafael Galbes (bateria) formam o Fanttasma.
A promoção e expectativas que antecederam este registro fazem se valer ao ouvir "Another Sleepless Night" já na primeira composição Corona. Com riffs soturnos e melódicos, além de vocais guturais agonizantes, a composição já deixa o clima denso e obscuro no ar e apresenta bem a musicalidade da banda.
Poderíamos classificar facilmente a sonoridade do grupo como um Avantgard Doom Metal, mas, ouvindo-se atentamente ainda há nuances que passam pelo Death Metal e pelo Post Black Metal. Enfim, é algo difícil de definir, mas muito bom de assimilar. Riffs pesados, cozinha cadenciada e técnica, além dos já citados guturais compõem o trabalho.
Ainda há espaço para a participação de nomes como Áscaris (Imperium Infernale) que detona com backing vocals rasgados, Fernanda Lira (Nervosa) que mostra ainda mais do que proporciona em sua banda e detona com vocais limpos, além de Daniel Wergan (ex-Dying Embrace, Antiqua).
Mas, sem dúvidas e desmerecimentos, o encaixe perfeito de saxofone é o maior destaque. A cargo de Herrera, o instrumento se encaixou como uma luva em algumas composições, em especial em The Night Fever e seu clima sombrio que se mostra como a melhor faixa do trabalho.
Para se diferenciar ainda mais das mesmices que encontramos pelo underground, "Another Sleepless Night" ainda conta com uma capa de extremo bom gosto que foge dos padrões comuns. A cargo de Carlos Cananéa a arte foi inspirada no expressionismo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores trabalhos do ano.
http://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Você provavelmente nunca os ouviu - mas esses guitarristas dos anos 1980 eram absurdos
Angus Young enlouquecia "vendedores de substâncias" quando o AC/DC tocava nos EUA
A melhor música do Nirvana de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica
As ordens de Malcolm Young para quem ia subir ao palco com o AC/DC

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



