Fanttasma: Um dos melhores trabalhos do ano
Resenha - Another Sleeples Night - Fanttasma
Por Vitor Franceschini
Postado em 21 de abril de 2013
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É de se orgulhar ao ver registros como este e de se espantar que seja feito de forma independente, mesmo que a banda seja integrada por experientes músicos, já que Thiago Andrade (vocal, Deadly Curse), Rafael Augusto Lopes (guitarra/baixo, Eternal Malediction, ex-Torture Squad) e Rafael Galbes (bateria) formam o Fanttasma.
A promoção e expectativas que antecederam este registro fazem se valer ao ouvir "Another Sleepless Night" já na primeira composição Corona. Com riffs soturnos e melódicos, além de vocais guturais agonizantes, a composição já deixa o clima denso e obscuro no ar e apresenta bem a musicalidade da banda.
Poderíamos classificar facilmente a sonoridade do grupo como um Avantgard Doom Metal, mas, ouvindo-se atentamente ainda há nuances que passam pelo Death Metal e pelo Post Black Metal. Enfim, é algo difícil de definir, mas muito bom de assimilar. Riffs pesados, cozinha cadenciada e técnica, além dos já citados guturais compõem o trabalho.
Ainda há espaço para a participação de nomes como Áscaris (Imperium Infernale) que detona com backing vocals rasgados, Fernanda Lira (Nervosa) que mostra ainda mais do que proporciona em sua banda e detona com vocais limpos, além de Daniel Wergan (ex-Dying Embrace, Antiqua).
Mas, sem dúvidas e desmerecimentos, o encaixe perfeito de saxofone é o maior destaque. A cargo de Herrera, o instrumento se encaixou como uma luva em algumas composições, em especial em The Night Fever e seu clima sombrio que se mostra como a melhor faixa do trabalho.
Para se diferenciar ainda mais das mesmices que encontramos pelo underground, "Another Sleepless Night" ainda conta com uma capa de extremo bom gosto que foge dos padrões comuns. A cargo de Carlos Cananéa a arte foi inspirada no expressionismo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores trabalhos do ano.
http://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Tony Iommi anuncia o disco "From the Dark", que conta com participação de Jorn Lande
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
"Extremamente orgulhoso": Jorn Lande fala sobre participação em álbum de Tony Iommi
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
O pior disco que Floor Jansen gravou ao longo de sua carreira
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Tony Iommi divulga vídeo de "World Alone", faixa do seu próximo disco solo
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
As 25 melhores músicas de heavy metal dos últimos 25 anos, de acordo com o Loudwire
A icônica banda de rock anos 1990 que foi rebatizada por Tim Maia após levar processo
"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam



"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



