Fanttasma: Um dos melhores trabalhos do ano

Resenha - Another Sleeples Night - Fanttasma

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Vitor Franceschini
Enviar Correções  

publicidade

9


É de se orgulhar ao ver registros como este e de se espantar que seja feito de forma independente, mesmo que a banda seja integrada por experientes músicos, já que Thiago Andrade (vocal, Deadly Curse), Rafael Augusto Lopes (guitarra/baixo, Eternal Malediction, ex-Torture Squad) e Rafael Galbes (bateria) formam o Fanttasma.

Torture Squad: O Doutrinador ganha clipe com versão em inglêsVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)

A promoção e expectativas que antecederam este registro fazem se valer ao ouvir "Another Sleepless Night" já na primeira composição Corona. Com riffs soturnos e melódicos, além de vocais guturais agonizantes, a composição já deixa o clima denso e obscuro no ar e apresenta bem a musicalidade da banda.

Poderíamos classificar facilmente a sonoridade do grupo como um Avantgard Doom Metal, mas, ouvindo-se atentamente ainda há nuances que passam pelo Death Metal e pelo Post Black Metal. Enfim, é algo difícil de definir, mas muito bom de assimilar. Riffs pesados, cozinha cadenciada e técnica, além dos já citados guturais compõem o trabalho.

Ainda há espaço para a participação de nomes como Áscaris (Imperium Infernale) que detona com backing vocals rasgados, Fernanda Lira (Nervosa) que mostra ainda mais do que proporciona em sua banda e detona com vocais limpos, além de Daniel Wergan (ex-Dying Embrace, Antiqua).

Mas, sem dúvidas e desmerecimentos, o encaixe perfeito de saxofone é o maior destaque. A cargo de Herrera, o instrumento se encaixou como uma luva em algumas composições, em especial em The Night Fever e seu clima sombrio que se mostra como a melhor faixa do trabalho.

Para se diferenciar ainda mais das mesmices que encontramos pelo underground, "Another Sleepless Night" ainda conta com uma capa de extremo bom gosto que foge dos padrões comuns. A cargo de Carlos Cananéa a arte foi inspirada no expressionismo. Não tenho dúvidas de que é um dos melhores trabalhos do ano.

http://www.facebook.com/fanttasmamusic
http://fanttasma.bandcamp.com/




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Torture Squad: O Doutrinador ganha clipe com versão em inglês

Scream Blog Gore: Copa do Brasil - E se os times fossem bandas?Scream Blog Gore
Copa do Brasil - E se os times fossem bandas?

Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o SepulturaMetal Brasileiro
10 bandas recomendáveis fora o Sepultura


Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)Voz
10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)

Metallica: Trujillo e seus primos, membros de ganguesMetallica
Trujillo e seus primos, membros de gangues


Sobre Vitor Franceschini

Jornalista graduado tem como principal base escrever sobre Rock e Metal, sua grande paixão. Ex-editor do finado Goredeath Zine, atual comandante do blog Arte Metal, além de colaborador de diversos veículos do underground.

Mais matérias de Vitor Franceschini no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin